5 coisas que você precisa saber para melhorar sua liderança

Líderes eficazes têm muitos atributos positivos que os tornam bem-sucedidos – algumas dessas características são comuns em todos os grandes líderes, enquanto outras são únicas e individuais. Quem na sua vida lhe inspirou mais? Foi o seu pastor? Uma figura da comunidade? Uma professora amável? Qualquer que seja essa pessoa, e qualquer que seja o local, um forte líder é capaz de ter influência positiva e duradoura sobre os outros.

Eu escolhi tratar esse tópico de liderança estritamente de uma perspectiva empresarial. Gerentes e executivos talentosos têm um grande impacto sobre seus funcionários, tanto no nível profissional quanto pessoal. De um modo geral, todos os líderes profissionais devem aprender e desenvolver várias habilidades e talentos para atingir o sucesso. O que se segue não é de nenhuma maneira uma lista completa de todos os pontos fortes que um líder deve precisar a qualquer momento. Isso é, no entanto, uma visão geral de elementos que são comuns a todos os estilos eficazes de liderança. Então, o que diferencia um líder de sucesso daqueles menos capazes?

Eles sabem como motivar os outros
Líderes de sucesso têm a habilidade de motivar as pessoas a agirem. Eles têm energia e carisma, as quais eles usam para inspirar os outros. Eles são capazes de definir um exemplo positivo para aqueles ao redor e encorajar os funcionários a desenvolverem um esforço honesto. Bons líderes não pedem aos outros fazerem o que eles mesmos não estão dispostos a fazer. Ao invés disso, eles vão passo a passo – motivando seus times tanto com palavras quanto por ações.

Eles sabem como organizar
Líderes eficientes são capazes de identificar e organizar todos os recursos internos e externos disponíveis. Eles evitam de forma consciente a desordem, tanto da mente quanto do ambiente. Fortes líderes são capazes de escolher uma entre várias ideias, criar um plano de ação e colocar as pessoas certas nos papéis corretos, para que o trabalho seja bem-feito. Eles estão conscientes de todas as tarefas que continuam por fazer, são capazes de recuperar informações necessárias a qualquer momento e são atentos aos detalhes. Para estes líderes, isso não é uma questão de “se” algo pode ser realizado, e sim “como” algo pode ser realizado.

Eles sabem como priorizar
No início de cada dia de trabalho, um bom líder checa a agenda e sabe imediatamente quais tarefas devem ser realizadas e quais devem esperar. Mesmo nos dias em que eles sentem-se pressionados a dar igual atenção para todas as tarefas, líderes competentes são capazes de manter o foco e identificar exatamente por onde começar. Eles também são confiantes de que, ao final do dia, eles não terão permitido a si mesmos terem distraído de questões importantes ou de terem retardado a agenda de outra pessoa.

Eles sabem como educar
Melhor que repreender, líderes excepcionais preferem educar. Os indivíduos dos locais de trabalho podem contar com um bom líder, que passe seu tempo explicando a tarefa em mãos e provendo um nível apropriado de orientação ao longo do caminho. Eles não irão somente identificar o objetivo geral, mas também garantirão que cada etapa do processo seja claramente entendida. Quando um líder competente vê um membro da equipe aquém das expectativas, ele ou ela vai conversar sobre a falha enquanto discute como evitar futuros erros.

Eles sabem como delegar
Até os mais impressionantes líderes não podem concluir tudo por sua conta. Os líderes inteligentes conhecem o valor de cultivar um time que eles possam confiar. A incumbência apropriada de cargos oferece um aumento na autoestima dos funcionários, o que aumenta as chances de atingir bons resultados. Confiança no time é crucial, porque permite que o líder foque em coisas que somente ele pode fazer – sem sentir necessidade de microgestão. Líderes experientes sabem disso e por isso são cuidadosos na economia de seu tempo.

Pense novamente nos chefes, CEO e outras autoridades do ambiente de trabalho que impressionaram você. O que destacou nessas pessoas para você? É provável que você possa identificar mais habilidades e talentos do que os abordados nesse artigo, mas as chances são de que você também veja todos os elementos que apareceram nessa lista. O resultado final é que líderes de sucesso sabem como usar suas habilidades e utilizar seus pontos fortes. Os melhores vão compartilhar esse conhecimento com você, para que você possa atingir todo seu potencial também.

Descreva nos comentários suas principais habilidades, quais habilidades em seus chefes você valoriza. Comente como você pode elevar a produtividade da sua equipe com essas habilidades. Deixe um comentário.

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