5 erros que você está cometendo na sua estratégia de vendas online

Todas os empreendedores que se aventuram na internet com um blog ou site sobre o seu negócio desejam que seu projeto seja rentável, mas grande parte dessas pessoas acaba não conseguindo sucesso em sua empreitada.

Na maioria das vezes, isso ocorre por conta do desconhecimento do empreendedor sobre o Funil de Vendas, uma das principais ferramentas para o sucesso na estratégia de vendas online. Neste artigo, abordaremos quais são os principais erros cometidos nas estratégias de vendas online. Confira:

Não definir o público-alvo

O primeiro passo para uma boa estratégia de vendas é definir qual é o nicho de mercado e qual é o público-alvo de seu negócio. Buscar as pessoas erradas no intuito de gerar tráfego e leads pode mandar todo o seu trabalho por água abaixo, pois a maioria dessas pessoas não terá real interesse em seu produto.

Uma boa estratégia é a definição de personas, ou seja, perfis de pessoas interessadas em adquirir os seus serviços ou produtos. Desta forma, você saberá para qual público você vai trabalhar e para quem suas publicações e campanhas estarão voltadas. Ferramentas como o Google Trend ou o Keyword Planner podem te ajudar na hora de traçar as tendências do seu público-alvo.

Não focar o tráfego no blog

Muitos empreendedores não entendem a importância de um blog com um conteúdo relevante para os clientes em sua estratégia de vendas online. E aí é que começa um bom Funil de Vendas. Estratégias de otimização de busca (SEO) e conteúdos interessantes têm o potencial de aumentar o tráfego de seu blog através de buscas orgânicas.

Outra maneira de aumentar o número de acessos em seu blog é fazer uma boa divulgação nas principais redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Twitter. Uma boa dica para atrair o público é usar um teaser, ou seja, mostrar uma parte do seu conteúdo de forma a despertar a curiosidade do leitor, fazendo com que ele acesse o blog para ler o restante. Além de aumentar o tráfego do blog, essa estratégia ajuda na indexação de suas publicações nos motores de busca.

Não se preocupar com as “iscas digitais”

O Funil de Vendas, de modo geral, funciona como um filtro que seleciona pessoas realmente interessadas em comprar seus produtos ou serviços. Muitas pessoas acreditam que suas mercadorias se vendem sozinhas, mas o fato é que um bom Funil de Vendas se inicia com uma boa landing page.

Landing pages — ou páginas de captura — são os espaços onde o usuário deixa o seu e-mail ou outro tipo de contato para que uma conversa sobre o seu conteúdo seja iniciada. Essa estratégia pode ser muito eficiente e, para conseguir que o usuário se cadastre em seu site, é interessante utilizar o que chamamos de “isca digital”.

As “iscas digitais” são como presentes oferecidos ao em troca do e-mail do potencial cliente, como um e-book ou um vídeo com conteúdo relevante para ele. Essa é uma ótima maneira de conseguir o contato de usuários que, futuramente, podem se tornar clientes de seu negócio.

E-mail marketing mal elaborado

Se, a partir das “iscas digitais”, você conseguiu o contato de seus clientes em potencial, é hora de investir no e-mail marketing para dar continuidade à estratégia de conversão.  Muitos empreendedores fazem isso em forma de textos quase desesperados para que os contatos adquiram seus produtos, o que, definitivamente, não funciona.

Uma boa estratégia de vendas online utiliza o e-mail marketing baseando-se no que o público realmente precisa, ou seja, no motivo que o levou a se interessar pelo seu conteúdo e oferecendo soluções relacionadas a isso.

Uma boa dica é encaminhar os e-mails assinados em seu próprio nome em vez de assinar com o nome da empresa. Spams com propagandas de lojas existem aos montes e todos sabemos que eles raramente são abertos. Além disso, escreva as mensagens em um tom amigável e utilize uma linguagem de fácil entendimento. Dessa maneira, você torna a relação de sua marca com o usuário mais próxima, aumentando as possibilidades de que ele passe para uma próxima etapa do Funil de Vendas e se torne um cliente.

Não esperar os resultados

Um grande erro cometido pelos empreendedores que desejam melhorar suas vendas é não ter paciência para esperar o retorno de sua estratégia de marketing digital. O processo de estratégia de vendas online exige muita paciência, calma e sabedoria, pois é um processo demorado, mas é também muito eficiente.

Se seu trabalho já está demonstrado e a confiança do possível comprador está conquistada, chegou o momento de oferecer o seu produto. Uma boa dica é começar encaminhando um e-mail informando que você possui materiais muito mais completos do que os que ele recebeu até o momento. Em vez de tecer elogios sobre o próprio produto, ressalte a real importância daquele conteúdo para o seu público-alvo.

O segundo passo é direcionar o usuário para a página de compra, que deve conter informações completas e detalhadas sobre os produtos ou serviços, assim como as garantias de tal produto. Seu produto possui as características que aquela pessoa deseja por um valor que cabe no bolso dela? Então é muito provável que ela vá finalizar a compra.

E então, você tem cometido algum desses erros em seu negócio? Quer conhecer mais sobre o Funil de Vendas? Continue acompanhando nosso blog e não se esqueça de deixar seu comentário!

Comentários

comentários