6 elementos que não podem faltar no seu discurso

Falar em público, em especial quando se vai fazer um discurso, requer algumas competências do político, pois é preciso atrair e reter a plateia pelo tempo necessário para que a mensagem seja passada com qualidade e confiança. Para auxiliá-lo nessa empreitada, vamos listar  6 elementos essenciais para que você tenha sucesso em seus discursos. Confira!

Modulação da voz

Para prender a atenção das pessoas é preciso saber o momento de alterar o tom de voz, ora mais baixa, ora mais alta, ora mais aguda, ora mais grave. Essas modulações servem para resgatar a atenção e também tornar o discurso mais dinâmico, leve e atrativo. Quem não consegue modular a voz durante uma explanação acaba vendo o seu público pegar no sono ou se distrair com outras coisas, o que fica péssimo para a sua imagem.

Expressão corporal

Todos nós utilizamos mais do que a voz para nos comunicarmos. Nossos gestos, expressões e movimentos também falam muito a nosso respeito. Sentimentos como impaciência, medo, vergonha, raiva e alegria são percebidos mais com gestos do que com palavras. Sendo assim, procure manter uma postura profissional, sem ficar parado diante das pessoas sem se mexer. Gestos leves e contidos são bem-vindos.

Fluidez

Muitas pessoas decidem fazer um discurso de última hora, não se preparando o quanto deveriam. Para sair da enrascada, preparam um texto, que acaba sendo decorado ou, na pior das hipóteses, lido. Quando você decora um texto, a falta de naturalidade fica aparente e as pessoas percebem, assim como quando um texto é lido. O momento fica enfadonho, as pessoas perdem o interesse e o prejudicado é você, que não consegue passar a sua mensagem.

Fala pausada

Mesmo tendo domínio do assunto que está apresentando, não deixe de fazer pausas entre as falas, deixando que o seu público reflita sobre o que você está falando. Além disso, falar pausadamente evita que você se canse e tenha que tomar litros de água enquanto discursa para a sua plateia.

Foco no tema

Perder o foco do assunto é algo bastante comum, em especial em políticos que não se preparam para falar. Por mais que você domine o assunto sobre o qual vai discursar, prepare um material de apoio, um guia para que você não se perca nas ideias e nem no tempo da fala. Nada pior do que ter uma hora para falar e passar duas horas tentando encontrar o caminho perdido lá no começo. Sem falar que você vai acabar falando sozinho.

banner-jppe2

Fatos e dados

Discursar em cima de achismos não é nada bom, pois pode ser que a sua plateia tenha conhecimento sobre algum fato ou dado que você não tem. Sendo assim, pesquise antes de explanar sobre o assunto, saiba o que as pessoas estão dizendo a respeito e tenha argumentos para sustentar o seu ponto de vista. Contra fatos não há argumentos, não é verdade?

E você, o que acha que não pode faltar em um discurso? Deixe a sua opinião aqui nos comentários e continue acompanhando o nosso blog!

Comentários

comentários