7 Dicas para Vender com WhatsApp

Aprenda a ampliar sua estratégia de marketing digital no aplicativo de comunicação mais usado do mundo

Na era atual, informações surgem cada vez mais rápidas e o volume de conteúdo diário beira ao infinito. Durante todo o dia somos bombardeados com mensagens por múltiplos canais, como e-mail, redes sociais, telefone, e vai ficando cada vez mais difícil conseguir se concentrar e manter o foco.

Mediante a isso, nós que trabalhamos com marketing digital, precisamos buscar novas formas para captar a atenção dos clientes. Apesar de a automatização ser uma grande aliada no que diz respeito a vendas, o atendimento personalizado ainda precisa ser colocado em prática. Afinal, vendemos para pessoas.

O WhatsApp surge com uma ótima ferramenta nesse sentido, permitindo excelente interação com seguidores, potenciais clientes e consumidores ativos. Ele pode servir como complemento de seus canais de comunicação digital. Por isso reservei excelentes dicas para você colocar isso em prática e elevar seus resultados.

Como vender com WhatsApp!

Dados importantes

  • Mais de 5 bilhões de usuários usam smartphones em todo o mundo;
  • No Brasil são mais de 200 milhões de dispositivos móveis, sendo 22% smartphones;
  • Pesquisas mostram que o uso da internet móvel já está ultrapassando o uso da web por desktops;
  • As lojas especializadas já vendem mais dispositivos do que computadores pessoais;
  • A maioria das pessoas passa mais tempo acessando smartphones e tablets do que mídias tradicionais como jornais e revistas;
  • Os números de usuários do aplicativo WhatsApp já ultrapassa os 600 milhões.

Antes de prosseguirmos, deixe-me mostrar como você pode vender pelo WhatsApp e ampliar sua estratégia digital:

  • Vendas em geral;
  • Agendamentos (consultoria online);
  • Relacionamento com cliente;
  • Criação de grupos de clientes ativos;
  • Criação de um grupo de sua comunidade digital;
  • Chamadas para lançamentos;
  • Resolução de problemas;
  • Suporte de clientes.

Enfim, existe uma infinidade de possibilidades que você pode se valer para aumentar seus resultados. Então, pronto para aprender as dicas para vender com WhatsApp? Vamos em frente!

#1. Crie grupos

Faça um grupo para reunir seus clientes ativos. Você pode transformar o app numa rede social, gerando conteúdos periódicos com o intuito de manter sua audiência alimentada e educar seus clientes sobre seus produtos ou serviços. Envie links interessantes, pequenos textos, banners, enfim, exerça a comunicação com profissionalismo e objetivo claro.

#2. Esteja disponível

Se você presta serviços, como consultoria de marketing digital, entre outros tipos, o WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta para lhe aproximar de seu cliente. Reserve um tempo diário para ler e responder as mensagens pessoalmente, fornecendo as respostas que os usuários solicitam. É possível que alguns membros comecem uma comunicação direta com você fora do grupo. Isso pode ser ótimo para personalizar e tratar sua persona de forma única.

#3. Crie uma política de uso

Apesar de o WhatsApp ser menos formal que outros tipos de comunidades como Facebook e LinkedIn, você mesmo pode criar sua política de uso para os membros do grupo. Não permita conversas desagradáveis, postagens obscenas e coisas que fogem totalmente do propósito de seu negócio. Deixe todos a par dessas regras e administre o cumprimento, e, se preciso, puna quem não seguir a política.

#4. Lance promoções

Outra boa dica é lançar promoções exclusivas só para quem é seu contato no WhatsApp. Uma oferta de lançamento, um desconto especial, uma abertura relâmpago, enfim, use a criatividade para fomentar estratégias desse tipo e aumentar as possibilidades de lucro, gerando resultados para sua estratégia digital.

#5. Estipule um horário de atendimento

Para evitar dores de cabeça, você precisa definir um horário para vender com WhatsApp. Não caia na besteira de ficar conectado o tempo todo, pois se não você não conseguirá fazer mais nada. Lembre-se que a função do aplicativo é lhe auxiliar e não atrapalhar. Por isso, seja disciplinado e mantenha o foco nas outras coisas, só respondendo as mensagens e postando no horário em que você estipulou para se dedicar a isso.

#6. Colete informações estratégicas

Vender pelo WhatsApp e manter cliente ativos em algum grupo criado por você é uma ótima oportunidade de coletar informações importantes, que podem ser usadas para futuras estratégias de marketing digital. Analise os hábitos dos usuários e anote o que considerar importante. Essa tática pode levar sua atuação a outro patamar, tornando suas ações mais pontuais e engajadoras.

#7. Levante questionários

Alinhando à dica anterior, levantar questionários e conduzir os usuários a participações no grupo pode ser determinante para que você capte informações e dados relevantes. Aproveite para melhorar seus produtos ou serviços com os insights que receber dos clientes a partir desses questionários.

Concluindo

O marketing digital não se limita apenas aos canais mais tradicionais como e-mail, sites e blogs. O WhatsApp pode (senão deve) ser integrado ao sistema de vendas e atendimento de seu negócio digital. Agora você já sabe como fazer isso. Aconselho que coloque estas dicas em prática. Se restar alguma dúvida sobre como vender com o WhatsApp, não hesite em deixar um comentário ou enviar uma mensagem. Até breve!

Comentários

comentários