7 passos para criar um blog de negócios e alavancar suas vendas na internet

Os blogs surgiram como uma espécie de diário eletrônico, onde se escreviam impressões sobre a vida, experiências, produções autorais e tudo que rondasse a vida pessoal. Mas com o tempo, o que era um tipo de armazenador de textos para entretenimento, ganhou a atenção das empresas.

Empreendedores e profissionais de marketing perceberam que era possível criar um blog para divulgar seu negócio e vender mais em seu negócio online. Com a explosão do marketing de conteúdo, os blogs obtiveram ainda mais relevância, tornando-se ferramenta indispensável numa estratégia de marketing.

Hoje, é possível ganhar dinheiro direta ou indiretamente com um blog, atrair leads qualificados e conquistar clientes, gerando influência e posicionando a marca. Talvez seja isso que falta para você gerar resultados hoje.

Veja a seguir quais os passos para criar um blog de negócios e transformá-lo numa verdadeira máquina de vendas!

Por que um negócio online pode ganhar dinheiro com blog?

O blog é uma das principais estratégias de marketing digital, usado como repositório de conteúdos criados para atrair e se relacionar com pessoas. Nessa plataforma, pode-se criar conteúdo para cada etapa da jornada de compra, podendo atrair um visitante, até converter um lead em cliente.

Quando bem trabalhado, o blog consegue se comunicar com milhares de pessoas, que compartilham seu conteúdo, debatem suas ideias, compram seus produtos e se envolvem com sua marca.

A Technorati afirma que existem hoje cerca de 112 milhões de blogs, sendo 120 mil criados todos os dias aproximadamente. 6 milhões de postagens são realizadas nesse tipo de plataforma.

Os 4 requisitos para um blog de sucesso

Antes de entrarmos no passo a passo, preciso te mostrar os 4 aspectos essenciais de um blog de sucesso. Ao considerá-los, as coisas farão mais sentido para você na hora de criar o seu blog. Confira!

#1 – Deve agregar valor

A ideia de criar um blog de sucesso é fornecer informações úteis aos clientes em potencial. Mas, se as pessoas visitam seu blog e se deparam apenas com conteúdos institucionais, falando de sua empresa, então você não está gerando valor e rapidamente vai arruinar sua estratégia.

É preciso publicar conteúdo relevante, ou seja,  agregar valor à sua marca sem necessidade de ser agressivo. Um dos objetivos do conteúdo é gerar interesse no consumidor e não apenas vender. Ao gerar interesse, a venda surge como consequência.

#2 – Deve gerar visitas

Seu blog também deve gerar visitas. Esta é uma das funções mais importantes da sua plataforma, e isso pode ser conseguido basicamente de duas formas: tráfego orgânico e tráfego pago.

Orgânico é quando o blog é encontrado naturalmente pelos motores de busca através do conteúdo que você produz com regularidade. E pago, é quando você investe em links patrocinados, ou seja, fazendo publicidade para levar as pessoas até à plataforma.

#3 – Deve gerar leads

Outro requisito é a geração e leads. Não basta conseguir uma tonelada de visitas para seu blog, se ele não converte visitantes em leads. Essa é uma das coisas que você precisa pensar na hora de criar um blog de resultados.

Existem inúmeras formas de chegar a esse objetivo, no entanto, mais uma vez, a coisa gira em torno do conteúdo. Criam-se ofertas, iscas digitais, no sentido popular, para despertar o interesse do visitante em tornar-se um lead. Algumas ideias:

  • E-books gratuitos
  • Planilhas, documentos e templates.
  • Videoaulas gratuitas
  • Artigos épicos
  • Newsletter

#4 – Deve gear vendas

Por fim, criar um blog só terá sentido se você conseguir gerar vendas com ele. Isso pode ser feito de forma direta e indireta. Você pode usá-lo como fonte de informação e base para educar seus leads para comprar de você no futuro, ou usá-lo como “página de vendas”. Isso depende de sua estratégia.

As vendas podem ser de seus próprios produtos ou serviços, ou de terceiros, por meio do marketing de afiliados. Em muitos casos, os resultados são conseguidos apenas com a inclusão de links nos artigos, uma página de seus produtos no menu ou até mesmo um formulário de contato disponível para os clientes solicitarem um orçamento.

Passo a passo para criar um blog de sucesso

Agora apresento um guia prático de como você pode criar um blog para levar seu projeto ou marca mais longe no meio digital. Não deixe de conferir até o final, pois há dicas importantes com base na minha própria experiência. Uma ótima forma de você cortar caminho!

Passo 1 – Conheça o público/persona que você quer atingir

Se você conhece bem o seu público, é possível atrair visitantes realmente qualificados, que vão comprar de sua marca com muito mais facilidade, porque a mensagem que você promove vai de encontro às suas necessidades.

Quanto menos esforço para conquistar um cliente e vender um produto, muito maior é o retorno sobre o investimento. Por isso que o conhecimento do consumidor-alvo, e construção de buyer personas  é um investimento de altíssima rentabilidade, porque você consegue alcançar as pessoas com menos esforço, porque as coisas estão devidamente claras.

É preciso saber que público é diferente de persona. O público-alvo é o grupo de pessoas que possivelmente se interessa pelo que você faz. Já as personas são pessoas específicas que formam este grupo.

Nos dias atuais, não é difícil encontrar empresas que têm seus próprios sites, blogs, páginas e contas em redes sociais diversas e que mesmo assim estão longe de ter presença digital, porque não sabem como quem devem falar. Criar tudo isso sem saber com quem você vai dialogar, é como iniciar uma casa pelo telhado.

Passo 2 – Determine o tipo de conteúdo

É preciso criar uma linha editorial, determinando o tipo de conteúdo que se deseja criar. Em um blog geralmente são produzidos artigos, como este, também chamados de posts. Pode-se incluir também fotos e vídeos para ilustrar o tema, além de espaços para comentários dos leitores.

Se você gosta de vídeos, nada impede também que você inclua este formato no blog. Nesse caso, é bom encaixá-los no blog através do link do seu canal no YouTube, incluindo uma descrição otimizada (de no mínimo, 300 palavras) para ajudar no ranqueamento nos motores de busca.

Além disso, há outras possibilidades, como:

  • Infográficos;
  • Gifs;
  • Citações;

A criação de um blog corporativo pode levar seu negócio a outro patamar, mas é preciso valorizar o conteúdo que se lançar nele. Essa é a premissa básica para estar bem posicionado, permitindo que o interessado em determinada informação ou produto, ao fazer pesquisa nos buscadores, possa ser direcionado ao blog. [

Passo 4 – Defina o tipo de comunicação do blog

Saber se comunicar com seu público-alvo é a base para conseguir se destacar na web. E um blog deve também levar em consideração esse tipo de preocupação, para ser um sucesso.  Nesse contexto, é imprescindível, assim como citei no passo 1, desenhar sua persona – ou avatar – reunindo as informações-chave sobre seu cliente em potencial.

Depois que você souber o gênero, a faixa de renda, o local onde vive, gostos e interesses, enfim, é hora de pensar nos seguintes aspectos:

  • Saber qual a linguagem a ser utilizada em suas publicações no blog corporativo;
  • Saber como fazer sua eventual oferta de produto ou serviço, de modo a conseguir conquistar interesse genuíno dessas pessoas.

Com esses dois parâmetros mais claros, ficará muito mais simples o processo de criação de textos muito mais impactantes e envolventes, de acordo com sua audiência. Pense nisso e mãos à obra!

Passo 5 – Escolher a Plataforma Certa

O custo de um blog depende muito da plataforma escolhida e de quem escreverá os conteúdos, mas ainda assim é considerado baixo e com um grande retorno em termos de construção de autoridade.

Há vários tipos de plataformas para a criação de um blog, muitas delas gratuitas. É importante pesquisar bem para escolher a que possui mais recursos apropriados ao perfil do blog. A maioria é de fácil configuração e não precisa de grande técnica para fazer funcionar.

Das plataformas gratuitas mais famosas, algumas se destacam mais: como a WordPress, que é das mais usadas no mundo, com uma infinidade de recursos que permite um controle total do usuário, sobre todos os seus mecanismos.

O Blogger é um concorrente direto, sendo um serviço do Google, o que facilita muito sua disseminação. E há outras plataformas gratuitas que vêm ganhando espaço, o Weebly, com recursos interessantes para gerenciamento e criação do blog, com diversas opções de temas.

Destes, eu sempre indico o WordPress pela facilidade de uso, a variedade de temas para negócios, pelos recursos nativos que oferece, e pelos plug-ins que ajudam você a otimizar a plataforma para gerar resultados com ele.

Passo 6 – Defina o layout do blog

A parte visual, como tudo o que se relaciona ao universo web e do marketing digital, tem grande importância na hora de determinar o sucesso de um blog. Isso não quer dizer que se tenha de fazer algo chamativo, de maneira aleatória e sem estratégia.

O importante, de fato, é pensar na persona (sempre ela, claro) para criar o visual mais adequado às expectativas e interesses de seu público.

Paleta de cores, tipo de fonte, templates a serem utilizados, tudo vai contribuir para criar uma grande experiência de leitura ao público. E isso impactará positivamente os resultados de seu blog.

Além disso, há ainda a questão da usabilidade, ou seja, se a navegação de seu blog é simples, com todas as informações sendo facilmente localizáveis, se abre rápida e facilmente em celulares, tablets e outros dispositivos.

Tudo é importante, para que a experiência do usuário seja a mais confortável, dinâmica e relevante possível.

Passo 7 – Publicar, configurar e divulgar os conteúdos

A consequência de se ter um blog bem construído, manter publicações constantes e conseguir um bom ranqueamento em sites de pesquisas, é a empresa se tornar referência em sua área de atuação. Isso, claro, gera mais vendas naturalmente.

Com conteúdos que abordam temas que estejam ligados à marca e uma boa biblioteca de posts, o blog pode servir como verdadeiro centro de pesquisa do tema. Mas como se conquista tal posição de destaque? Bem, para que seja obtido tal resultado, um dos pontos mais fundamentais é o famoso SEO – Otimização de Ferramentas de Busca, em tradução livre.

O trabalho com esse tipo de estratégia é o que garantirá visibilidade a seu conteúdo, permitindo que seja localizado com facilidade na web. Portanto, use as ferramentas de programação de keywords – palavras-chave – tanto para escolhê-las – em sites como keywordtool.io, ou no planejador de palavras-chave do Google AdWords – quanto para colocá-las em destaque perante as ferramentas de busca.

Esse segundo ponto ocorre quando você programa cada postagem, no painel de seu blog. Lá você deverá escolher a palavra-chave de destaque – que deverá estar citada no título do post – programará os intertítulos com a formatação correta – H2, H3, etc – e definirá quais Tags devem ser utilizadas para maior facilidade de busca interna.

Outro ponto que ajuda a destacar um conteúdo de blog é a construção de links, com linkagem de seu post para outros já publicados, ou então, com hyperlinks externos, ou seja, para outros sites e blogs – o que ajuda a seu blog a criar melhor relacionamento com outros produtores de conteúdo pela web. Uma estratégia bastante valiosa como networking!

Depois disso, é hora de divulgar os conteúdos. E-mail marketing e redes sociais são excelentes ferramentas para isso. Muito do que se consegue de resultados após criar um blog, é determinando pela divulgação. (No fim do artigo, vou reservar uma dica extra para você chegar mais longe).

Dicas finais para criar um blog de sucesso

#1 – Pense sempre na experiência do leitor/cliente

Com blog há a possibilidade de interação com o público-alvo, através do destaque às suas opiniões sobre as publicações, tirando dúvidas e reservando o e-mail do cadastro para enviar newsletters.

Nas análises periódicas sobre a performance do blog, descobre-se quais são os temas mais populares, quais as formas pelas quais o visitante chegou a página, as palavras-chave mais buscadas, de forma que as estratégias são alimentadas pela resposta do público, para que se possa ajustar constantemente o conteúdo, de modo a alinhá-lo aos objetivos do negócio. A resposta a isso será o sucesso de seu blog, com toda a certeza!

#2 – Faça publicidade online

Os principais objetivos da publicidade online é fazer com que sua empresa seja conhecida, reconhecida, comentada e desejada. Por isso, ela é parte importante da estratégia de marketing digital, e não pode, de maneira alguma, ser deixada de lado. Isso se você deseja manter suas vendas em dia através de um blog.

Só para você entender: a importância da publicidade reside no fato de que uma empresa que não é conhecida, produtos que não despertam a atenção e serviços que não são percebidos como relevantes, simplesmente não se destacam no mercado.

Por isso cabe a você usar as estratégias de anúncios online para mostrar o quão importante sua marca é, o quanto seus produtos são atrativos e solucionáveis e como seus serviços podem mudar a vida das pessoas. Alinhe isso ao seu blog, e venda todos os dias!

Conclusão

Com estas dicas, certamente você será capaz de criar um blog de sucesso. Lembrando que o seu negócio, seu marketing, sua qualidade tem que funcionar para o seu cliente, e não para você. E por isso criar um blog excelente depende muito de como você compreende o que seu consumidor necessita e deseja.

Agora, para fechar, lanço uma pergunta decisiva:

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