Se existe uma coisa que eleva seus resultados no marketing digital é a autoridade. Quando você tem autoridade, as pessoas te ouvem e te respeitam, e dependendo do nível, tudo o que você cria, fala, lança ou promove, recebe atenção.

Autoridade está inteiramente ligada ao seu posicionamento. Quando você se dedica a atuar de forma ativa, se destacando, publicando conteúdos matadores e promovendo discussões interessantes na rede, seu trabalho se consolida no mercado.

Mas não pense que alcançar tanta credibilidade e ganhar a confiança de seu público é tarefa fácil. Construir sua imagem por meio da autoridade requer tempo, paciência e o uso das estratégias corretas.  

Pensando em te ajudar nesse sentido, separei 7 táticas de mestre para você aumentar sua autoridade online e conquistar muitas vendas! Está pronto? Então vamos em frente!

Dicas de Como Aumentar Sua Autoridade Online

#1. Eleve sua maior qualidade

Vou começar logo com uma ótima sacada… Se quiser mesmo aumentar sua reputação, identifique sua maior qualidade e use a seu favor. A intenção é fazer com que você seja conhecido por seu lado forte, mas que realmente ele seja valioso para seu cliente.

Sua qualidade principal se transformará em um cartão de visitas, promovendo sua imagem e fazendo com que as pessoas parem para lhe ouvir. Então descubra o que melhor lhe define, e trabalhe duro para deixar isso transparecer em tudo que você fizer online.

#2. Produza Conteúdo

Parece clichê dizer isto, mas é mesmo essencial. Sem um bom conteúdo nenhuma marca sobrevive no mercado. Vale ressaltar que quando me refiro ao conteúdo, não falo apenas de formato, mas principalmente, sobre o valor agregado por trás do formato.

Tendo um propósito claramente definido, fica mais fácil definir o que é ou não útil para o cliente. Depois disso bem entendido, você precisa criar um cronograma de publicações e se comunicar constantemente com sua audiência. Mantenha-se ativo, pois deixar brechas pode acabar empurrando seus clientes para a concorrência.

#4. Crie uma comunidade em torno de sua marca

Seth Godin, um dos maiores nomes do marketing contemporâneo explica em seu livro “Tribos” que “criar uma comunidade é criar o futuro”. Ele sabe o que diz. Pense nisso na hora de buscar autoridade online e conquiste mais pessoas.

Muitos empreendedores se esforçam para gerar audiência, mas o que gera resultados mesmo é formar uma comunidade. Parece a mesma coisa, mas não é. A explicação é simples: Audiência não é tão fiel quanto uma comunidade. A missão então é trazer pessoas para perto de si e conquistá-las.

#5. Seja o melhor que puder

O que te diferencia de seus concorrentes? O que você faz melhor que eles? Por que as pessoas devem ter reconhecer como autoridade? Será que o que você faz é o melhor? Um dos segredos para aumentar a autoridade online é estar sempre se renovando e buscando melhorar.

Quando você cai na zona de conforto e acredita que o que já realizou é bom, está na verdade, se desvalorizando, e, por mais que não perceba, sua credibilidade é perdida. Então trate de se renovar constantemente e superar a sim mesmo todos os dias.

#6. Dê as pessoas o que elas querem

A autoridade online também consiste em entregar as pessoas o que elas querem receber. Falei agorinha a pouco sobre o conteúdo, lembra? A verdade é que grande parte de quem navega na internet acessa a rede diariamente atrás de conteúdo que agregue valor para a vida delas.

E é isso que você precisa fornecer à sua audiência, ou melhor, à sua comunidade. Conheça bem seu público-alvo, analise suas personas, tenha ciência de suas dores e sofrimentos, e forneça a solução a através do que você lança em seus canais de atuação. Dê a elas o que elas precisam!

#7. Faça remarketing

No que diz respeito às ferramentas de marketing, aconselho que utilize o remarketing. Bem, se você não sabe, o remarketing é quando você consegue se comunicar com o cliente em potencial diversas vezes, por múltiplos canais, de forma programada.

Dessa forma, você aumenta as chances dele se conectar a você. Por exemplo, vídeos e posts de conteúdo podem ser utilizados na rede de anúncios voltados para o remarketing. A partir dele, acontece o que chamo de autoridade instantânea. Importante destacar que o remarketing nem sempre serve para venda, mas pode (e deve) ser usado para outros objetivos. cm aumentar a autoridade.

#8. Faça mais que o esperado

Reparou que comuniquei 7 dicas lá em cima, mas estou entregando 8? Pode parecer que estou descontextualizando, mas é fato que superar as expectativas é aumentar a autoridade online de forma natural. Quando você se dispõe a entregar mais do que prometeu, estará no caminho de ser reconhecido pelo público.

Por isso, use a criatividade e passe a fomentar promoções, descontos, bônus, enfim, tudo o que possa servir para superar as expectativas de seus clientes. Só tenha o cuidado para não exagerar e acabar garantindo um efeito inverso ao fazer isso artificialmente.

Enfim, caro leitor, essas foram minhas dicas para você aumentar sua autoridade online e assegurar resultados maiores. Espero ter ajudado mais uma vez. Se tiver alguma consideração, fique a vontade para comentar abaixo.

Grande abraço e até a próxima!


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)