Algumas campanhas tradicionais de publicidade ganharam o carisma e a fidelização dos consumidores. Grandes marcas são referências de sucesso quando o assunto é publicidade bem feita.

Você imagina de onde vem todo o sucesso?

Bom, elas tem um segredo…

Ah, nem é tão segredo assim.

Não, não estamos falando de investimentos bilionários em campanhas de marketing…

Muito menos em fama ou tempo de mercado…

Estamos falando de entender o seu cliente melhor do que ele próprio.

E como fazer isso?

Com publicidade criativa!

Por meio de uma comunicação inteligente e dinâmica, é possível alcançar ótimos resultados em vendas. E os mesmos princípios podem ser aplicados em anúncios na internet!

Apresentarei alguns casos de sucesso que levaram marcas a fortuna para que você possa aprender com suas campanhas e aplicar a publicidade que seja eficiente ao seu negócio.

Ao longo da leitura você vai perceber que é possível usar algumas estratégias no universo do marketing digital. Está preparado? Então vamos lá…

Ah, só uma dica para aproveitar as próximas linhas: se inspire, aprenda e entenda a lógica para vender mais!

Case #1 – Dando asas à imaginação

A infância universal

anúncios na internet

Os bloquinhos coloridos da Lego que permitem diversas combinações através de encaixes fizeram parte da infância de gerações. E até hoje chamam a atenção crianças e adultos, já que as peças estimulam a concentração e criatividade.

Universo de cores

Através da publicidade criativa, a empresa lançou alguns anúncios que causaram ainda mais vendas em 2009. Com uma arte simples, foram retratados alguns bloquinhos com diferentes combinações. A sombra ao lado ou abaixo das combinações simbolizava algum outro objeto.

Quatro bloquinhos amarelos em um fundo cinza com uma sombra de dinossauro. Outros três bloquinhos vermelhos em um fundo azul com uma sombra de avião. Esses são alguns dos exemplos da criatividade desenvolvida através de um design mais simples, mas mesmo assim chamativo nos anúncios.

Um público mais abrangente

Interessante que a empresa não atraiu só o público infantil em seus anúncios, mas também aproximou os adultos do brinquedo. Divulgar a ideia de que você pode deixar a sua imaginação criar o que quiser estabeleceu uma mensagem atrativa, reforçando uma comunicação mais descontraída ao mesmo tempo.

Aprender brincando

A Lego apresentou um estilo de publicidade simples, fácil e prática, além de útil para as vendas. Isso confirma a ideia de que a publicidade online pode ser utilizada para desenvolver anúncios que sejam inovadores, mas ao mesmo tempo simples e práticos produzindo uma mensagem que acompanhe uma sensação concreta.

O sentimento provocado nos anúncios da Lego estavam relacionados à ser e ter o que você imaginar, sendo que tudo pode estar ao seu alcance. Além de simbolizar uma sensação de liberdade, a marca também intensifica a situação de que você pode criar o que quiser comprando o conjunto de peças que ajuda pessoas a desenvolverem melhor suas ideias.

Aplicando ao seu negócio

Leve essa reflexão para o seu negócio e realize ações que aproximem seus anúncios online de um sentimento real ao usuário. Entenda o perfil de seu público e o que eles desejam. Não se esqueça que cada detalhe conta. Isso facilitará a ofertar algo que possa mudar a visão de mundo dos seus potenciais compradores!

Case #2 – A publicidade criativa que choca

Não compre lembranças de animais exóticos

anúncios a internet

No ano de 2008, a ONG WWF lançou um anúncio que provocou um impacto profundo em muitas pessoas. Em formato de banner, o apelo foi a não compra de produtos feitos a partir de matéria-prima animal silvestre.

Choque de realidade

A chamada foi clara para turistas que compram lembranças de suas viagens produzidas a partir de animais exóticos, já que o cenário é de uma mulher no aeroporto carregando uma mala espalhando sangue pelo chão. Essa cena simbolizou o comércio ilegal de animais exóticos que vem contribuindo para a extinção de espécies.

O impacto da criatividade

A WWF é conhecida por suas campanhas impactantes. A publicidade da organização fez com que sua mensagem fosse passada ao público com transparência, conscientizando sobre a importância da preservação das espécies. Com o uso de uma publicidade criativa bem executada, a ONG emite uma mensagem muito clara, por mais que seja de um modo agressivo e comovente.

Adotando estratégias

Agora se pergunte: qual o tipo de mensagem que estou passando ao meu público? Está bem clara? Busque falar com as pessoas de uma forma que elas entendam o seu negócio. Seja impactante e desenvolva o lado emocional de sua comunicação. Não precisa ser provocativo ou ofensivo em seus anúncios na internet. Isso facilita que as pessoas prestem mais atenção na sua mensagem.

Case #3 – As aparências enganam

Um animal fofinho… Ops

Uma série de anúncios de televisão produzidos no Egito em 2010 ficou famosa por retratar o símbolo da marca Panda Cheese: um urso panda. Diferente do que se imagina, o urso apresentava um comportamento um pouco fora do comum, com um mau temperamento.

Never say no to Panda!

anúncios na internet

Em formato de vídeo, a campanha contava com um panda gigante que assustava e ameaçava as pessoas que não queriam experimentar o queijo da marca (Panda Cheese). O vídeo passa em diferentes cenários com diferentes personagens, seguindo a lógica de que se alguém recusa experimentar o queijo, o panda aparece, intimida a pessoa e sofre uma explosão de estresse silenciosa.

Viralizando

Os anúncios televisivos ganharam dois prêmios de publicidade internacional no ano de 2010. O sucesso foi tão grande que os comerciais viralizaram mundialmente. Uma mistura de susto com medo mostra os personagens aceitando experimentar o produto. Ninguém espera que um panda tenha aquele tipo de reação, mas ele é obedecido por todos sem que seja dita uma palavra.

Observe atentamente aos sinais

Percebe o poder da publicidade criativa? Este anúncio gerou emoção nas pessoas. De algum modo se sentiram obrigadas a experimentar o produto antes de ver um panda tendo um ataque de nervos e destruindo tudo à frente. Você já tentou produzir alguma emoção em anúncios na internet fazendo as pessoas sentirem que seria o certo comprarem o seu produto? Pense nisso. Vendas são processos emocionais!

Case #4 – Todo mundo usa publicidade criativa

Recuse imitações!

anúncios na internet

Todas as marcas de sucesso usam publicidade criativa. E ninguém melhor do que a Havaianas para representar isso, não é? Com mais de 50 anos no mercado, a empresa usa celebridades, ditados populares, músicas e tudo que envolve as preferências dos brasileiros em seus anúncios.

Chegou o verão…

Com anúncios em formato de vídeos curtos, geralmente em praias, a empresa usa uma comunicação mais informal mostrando o dia a dia das vendas das sandálias. Personagens de vendedores divertidos e figuras famosas contracenam juntos em rede nacional para anunciar o verão e os novos modelos de sandálias.

Olha as novas Havaianas!

A empresa traduz a cultura brasileira em seus anúncios, o que promove o aumento do consumo de seus produtos. Investindo na presença de celebridades acompanhadas de uma linguagem informal, a marca ganhou visibilidade nos últimos anos. O público se sente mais próximo dos famosos, pois assim como eles que calçam as Havaianas nos comerciais, os consumidores compram as sandálias buscando ter um estilo de vida parecido com o que assistem na televisão.

Pensando no seu produto

Seguindo a perspectiva de publicidade criativa da Havaianas, tente fazer com que as pessoas sintam vontade de ter seu produto ou serviço. Além disso, mostre que o seu negócio pode estar acessível à elas.

Perceba as necessidades dos seus potenciais compradores para vender mais a cada dia. No caso da Havaianas, por oferecer um produto que antes era rotulado à pobreza, a marca reverteu o contexto e passou a mensagem de que os famosos também usam. Assim, não teria porque um consumidor se envergonhar.

Para concluir, Philip Kotler destaca que “profissionais de marketing não criam necessidades: as necessidades existem antes dos profissionais de marketing. Os profissionais de marketing, paralelamente a outras influências da sociedade, influenciam desejos”. Lembre-se disso na hora de preparar sua próxima campanha de anúncios na internet.

Case #5 – Mais um herói se aposenta

Quando uma marca tem um carisma grande que transcende gerações, fica evidente a falta que irá fazer quando seu produto sai de linha. Foi o que aconteceu com a Volkswagen, a qual anunciou no ano de 2014 que a Kombi, um dos ícones da fábrica, não estaria mais na linha de produção.

“Os últimos desejos da Kombi”

anúncios na internet

A fim de apresentar a despedida de um dos modelos de automóveis mais queridos do nosso país, a campanha foi realizada em formato de vídeo e comoveu a audiência simular o registro do último desejo da Kombi: voltar para a casa

A transformação

Com 63 anos de história, a Kombi foi transformada em um personagem que fez parte da vida de milhares de pessoas. A campanha foi comovente por retratar como o automóvel se sentia já com tantos anos de estrada e que iria se aposentar por já ter cumprido a sua missão. Em outras palavras, a Kombi foi vista e apreciada como uma heroína.

Os motivos do sucesso

A Volkswagen não anunciou um modelo novo, pelo contrário, deixou de produzir a perua mais famosa do mundo. E o resultado? Emoção. As pessoas ficaram comovidas com o ponto de vista que foi criado para representar os sentimentos da Kombi. E depois disso desenvolveram mais apreço e simpatia pela marca.

Vivencie a sua audiência

Esse é um caso que mostra como a relação com o público se trata de uma perspectiva puramente emocional. É preciso sentir os desejos e necessidades da sua audiência para conseguir alcançá-la.

Um dos clichês mais populares em marketing, hoje, é dizer que uma empresa vitoriosa é aquela que está sempre superando a expectativa dos clientes. Atender às expectativas do cliente irá apenas satisfazer os clientes; excedê-las irá encantá-los. – Philip Kotler, considerado o maior especialista de marketing no mundo.

Use isso em seus anúncios na internet. 

Case #6 – Compartilhando exclusividade

Share a Coke

anúncios na internet

Em 2011, a Coca-Cola lançou o anúncio “Share a Coke” na Austrália e depois em 2014 em alguns países, como Estados Unidos e Brasil. Uma versão de embalagens personalizadas com nomes foi disponibilizada para os consumidores. Assim, cada um poderia comprar uma garrafa ou lata da bebida com seu nome no rótulo.

A busca pela personalização

Os rótulos exclusivos causaram uma aproximação intensa com os consumidores. Cada nome contido em uma embalagem provocou o interesse pela customização, até criando um novo hábito que abriu caminho para marcas de acessórios e vestuário, por exemplo. Além disso, as pessoas passaram a compartilhar da moda com seus amigos, comprando e oferecendo a bebida às pessoas mais queridas como um símbolo de amizade e consideração.

Agregando valor

Esse é um caso de publicidade criativa de sucesso, onde a marca agregou um valor pessoal na relação com os seus consumidores. Esse tipo de campanha permitiu um crescimento maior das vendas nos anos de lançamento.

Pesquisar nunca é demais

Assim como a Coca, você pode fazer uma pesquisa intensa sobre o seu público, apresentando algo personalizado à ele, seja um atendimento, um novo produto ou uma solução. Isso geralmente traz popularidade e reconhecimento ao seu negócio, elevando consideravelmente os resultados dos seus anúncios na internet.

Esse assunto de melhorar o relacionamento com clientes possui um conteúdo extenso e está mais detalhado no lá no Portal Laboratório Digital, fique a vontade se quiser conferir para elevar o nível de seus anúncios na internet. 

Como usar os mesmos princípios com os anúncios na internet?

Alcançar a dimensão que a  publicidade criativa levou empreendedores e empresas ao sucesso é uma tarefa que exige muita dedicação e conhecimento. Se você está no caminho fica mais fácil, concorda?

Lá na Área de Membros do Laboratório Digital disponibilizamos várias estratégias para você alavancar o seu negócio através de anúncios na internet. São diversos cursos e tutoriais de marketing digital para você atrair mais visitantes para o seu site, melhorar o relacionamento com seus clientes e aumentar suas vendas. Isso sem contar alguns bônus especiais!

E a melhor parte… Você pode acessar o Portal de Membros por apenas R$ 1. Sim, uma moeda pode te oferecer a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e aprender o passo a passo para gerar mais resultados. E aí, vai ficar de fora?

Esse será um espaço para você tirar suas dúvidas, compartilhar suas dificuldades, entender a lógica de como as vendas funcionam e construir um negócio lucrativo.

Você pode aprender a fazer anúncios na internet assim como as campanhas que ganharam (e ganham) rios de dinheiro em TV, ruas e rádio, e o melhor, na web tudo é mais fácil de ser planejado, executado e medido. Espero por você!

Assista a Palestra Online Gratuita de “Como Criar uma Presença Online Eficiente e com uma Autoridade Consistente de Venda”, clique aqui e cadastre-se!


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)