Aprenda a Vender Conhecendo exatamente seu público alvo com o Audience Insights

Aprenda a Vender Conhecendo exatamente seu público alvo com o Audience Insights

Aprenda a Usar uma das Ferramentas mais Poderosas do Facebook, Audience Insights um tiro de mira laser

Você sabia que não importa o quão atraente e cativante sejam seus anúncios, se eles estiverem direcionados para o público errado, a sua campanha falhará miseravelmente, você desperdiçará mais e mais dinheiro e não conseguirá vender nada?

Hoje eu irei te mostrar uma das ferramentas mais relevantes de segmentação de público alvo no Facebook que impedirá que isso aconteça. Ela será capaz de fazer você experimentar os mais baixos custos por clique de qualquer anúncio, ao mesmo tempo em que eleva brutalmente as conversões de suas campanhas até o ponto de elas ficarem praticamente infalíveis.

Essa ferramenta é o Audience Insights .

O QUE É O AUDIENCE INSIGHTS  E PORQUE VOCÊ DEVE UTILIZÁ-LO?    

AUDIENCE INSIGHTS                

Audience Insights do Facebook é uma das ferramentas analíticas mais poderosas à sua disposição – ou seja, É OBRIGATÓRIO você saiba como usá-la.

Acessada por meio do Facebook Ads Manager, Audiece Insights pode ser usado por todos e te oferece uma enorme quantidade de dados.

Essa ferramenta é basicamente um método de segmentação de público, criada para permitir que os anunciantes direcionem os seus anúncios de forma mais eficaz impossível.  Ela permite que você obtenha dados demográficos e comportamentais que o ajudará a alavancar suas campanhas e a conhecer melhor sobre o seu público e até mesmo o de seus concorrentes

O objetivo principal é fornecer às marcas as tendências sobre seus presentes e futuros consumidores no Facebook. Assim, elas poderão adaptar o seu conteúdo de marketing de acordo com as informações que a ferramenta revelar.

Estes dados obtidos vêm de duas fontes:

1)   Dados do próprio Facebook: as informações são obtidas quando os usuários preenchem suas informações de perfil, quando curtem ou compartilham alguma página ou mensagem.

2)   Dados de empresas terceirizadas: informações como a renda familiar, comportamento de compra, entre outros, estão disponíveis apenas para o público norte-americano. Portanto, não devemos nos preocupar com isso agora.

Assim, as informações possíveis de se obter são as seguintes:

Idade, gênero, estilo de vida, estado civil, escolaridade, trabalho, as principais páginas curtidas por categoria, páginas recorrentes e influenciadores do seu nicho que o seu público mais curte, páginas que o seu público é mais propenso a curtir, onde as pessoas vivem, qual língua elas falam, com que frequência as pessoas acessam o Facebook, por quais dispositivos acessam mais, os cliques em anúncios, os posts compartilhados e os posts comentados.

Todas essas informações podem servir como ouro em suas mãos.

DIFERENÇA ENTRE AUDIENCE INSIGHTS X FACEBOOK INSIGHTS

AUDIENCE INSIGHTS X FACEBOOK INSIGHTS

Primeiro preciso deixar claro que o Audience Insights é diferente o Facebook Insights.

Você já pode até mesmo ter visto o Insights em sua página, mas não todos esses dados que te contei que ele possui. Isso porque são duas ferramentas diferentes.

Enquanto o Audience Insights analisa as tendências sobre seus públicos personalizados e também sobre todos os seus potenciais clientes na rede social, o Facebook Insight analisa somente as interações de seus fãs com sua Fanpage (comentários, curtidas, ações, horários). São dois instrumentos bem diferentes.

COMO ACESSAR O AUDIÊNCE INSIGHTS

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O Audience Insights pode ser acessado diretamente por meio do link, (https://www.facebook.com/ads/audience_insights) ou no menu esquerdo do gerenciador de anúncios. Porém, você só conseguirá acessá-lo se sua conta estiver no idioma Inglês. Além de ser necessário que você seja um anunciante ou tenha permissão de um para acessá-lo.

Assim, antes de começar, vá em configurações e altere o idioma do Facebook para Português

UTILIZANDO A FERRAMENTA: PASSO 1 – DEFININDO A AUDIÊNCIA.

Se for a primeira vez que estiver usando o Audience Insights, aparecerá uma tela que te convidará para fazer um tour com o objetivo de mostrar e explicar as principais funções da ferramenta.

Ao finalizar esse tour, na barra superior, você deverá clicar no botão Create New (Criar Nova) para criar uma audiência a partir no zero.

Logo após, uma página com três opções de audiência para você escolher aparecerá ( essa opção aparecerá apenas para quem está acessando pela primeira vez e você pode mudar sua resposta posteriormente) :

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1)   Todos no Facebook (Everyone on Facebook) – Todos os usuários em geral. Essa opção deve ser selecionada se você quiser entender os dados com base em interesses gerais ou em páginas concorrentes.

2)   Pessoas conectadas á sua página (People connected to your page) – Apenas os usuários da sua Fanpage. Isso é útil para a compreensão de seu público existente.

3)   Audiência Personalizada (A custom Audience) – Se você já tiver uma Audiência Personalizada: sua lista de e-mails, seus leads, seu público de remarketing, todos podem ser usados aqui nessa opção. Nela será possível compreender a demografia e o comportamento daqueles que você já conhece e que já estão usufruindo do seu produto.

Entretanto, independente da opção que você escolha, os passos seguintes são os mesmos.

UTILIZANDO A FERRAMENTA: PASSO 2 –  SELECIONE OS PARÂMETROS DO SEU SEGMENTO.

Nessa etapa, você estará adicionando as características de identificação de seu público nas abas no menu vertical à esquerda (AUDIÊNCIA).

Na primeira aba, como você pode ver, a localização padrão é os Estados Unidos. Como só é possível utilizar essa ferramenta em inglês, essa localização já vem pré-selecionada. A primeira coisa que você tem que fazer é excluir essa opção e mudar para Brasil.

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Se você tiver um negócio local, também pode afunilar ainda mais e adicionar o estado e cidade que gostaria de atingir. Ou adicionar tantos países quanto quiser, ou deixar em branco e olhar para a demografia do Facebook em todo o mundo.

Usando ainda o menu do lado esquerdo, você também pode segmentar seu público por idade, sexo, interesses, pessoas ligadas á sua aágina, e os dados mais avançados, como comportamento, linguagem, educação, trabalho, etc.

Atenção 1: aconselho você deixar a idade de 18 a any (qualquer idade), até conseguir analisar todo o seu público e defini-lo melhor.

Atenção 2: só selecione um sexo específico se souber que ele representa mais de 95% do seu público. Caso contrário, selecione todos (all).

Em interesses (Interests), você pode acrescentar os resultados de algumas pesquisas que já tenha feito sobre a sua persona. Ao clicar na clicar na caixa, o próprio Facebook também mostrará algumas opções de interesses para você.

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Já em Conecções (Connections), as únicas disponíveis são as páginas que você tem ou administra. Você pode adicionar as pessoas conectadas as suas páginas, seus fãs, ou pedir que o Facebook alcance as pessoas que não estão conectadas as suas páginas.

Por último, há a opção Avançado (Advanced). Nessa parte há várias opções de comportamento do público que você pode selecionar. Porém, deixe para selecionar depois de analisar os dados, assim segmentará melhor.

Há única opção obrigatória, nessa aba, é a Linguagem (lenguage). Selecione Portuguese (Brazil) para a ferramenta te fornecer os dados corretos. Preencha somente essa opção. Não selecione nada mais agora.

UTILIZANDO A FERRAMENTA: PASSO 3 – EXPLORANDO OS DADOS OBTIDOS

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Agora vem a última e a mais divertida etapa: explorar os resultados dessa segmentação para ajustar o seu público alvo.

Os dados virão divididos em 6 partes principais:

  •         Demografia (demographics)
  •         Páginas curtidas (page likes)
  •         Localização (location)
  •         Atividade (activity)
  •         Casa (houseland)*
  •         Compra  (purchase)*

* Nota: Os dois últimos só estão disponíveis para o público dos EUA, de modo que, por enquanto, não são clicáveis quando se olha para um público do Brasil.

Cada aba dessas oferecerá dados importantes do seu avatar que devem ser analisados com cuidado, possibilitando que você altere as opções da barra lateral e faça uma segmentação ainda mais precisa do seu público.

  •    Demografia

O guia incluirá informações sobre dados demográficos: idade, sexo, estilo de vida (somente nos EUA), e status de relacionamento, educação e cargo.

Ao longo deste processo, você pode segmentar ainda mais clicando no menu do lado esquerdo. Por exemplo, caso você queira apenas olhar para o segmento feminino, você pode selecionar este público no menu. Isso pode ser feito para todas as opções (idade, sexo, e mais opções avançadas, incluindo a língua, status de relacionamento, título do trabalho, etc.).

  •         Páginas Curtidas

A opção Páginas Curtidas é dividida em duas seções.
A primeira seção detalha as principais categorias de páginas que o público gosta, juntamente com as melhores páginas dentro dessas categorias.
A segunda seção descreve quais as páginas específicas que é mais provável que este público curta.

  •         Localização

A terceira aba disponível á a Localização. Dentro desta, você pode ver: Cidades Principais Principais países e Top Languages.

Se você tem um negócio regional, esses dados serão capazes de dizer se a sua página (ou de concorrentes) está atingindo o público certo.

  •         Atividade

A última aba disponível para o Brasil é a de atividade. A informação proporcionada por ela nos ajudará a entender o comportamento e a atividade deste público no Facebook.

Ela é dividida em duas secções:

  • Frequência de Atividades: Estes dados mostram a atividade do usuário nos últimos 30 dias. Aqui podemos ver o número médio de páginas curtidas, assim como número de comentários, gostos, ações, cliques em anúncios realizados nos últimos 30 dias.
  • Usuários de dispositivos: O tipo de dispositivos usados para acessar o Facebook, dividido entre celular, desktop, notebook, tablet e em seguida, aprofundar ainda sua pesquisa.

Ao olhar para a frequência da atividade, podemos ver o quão ativo esse público está no Facebook. Isso ajuda a detectar se esta será uma plataforma útil para direcionar e envolver o público ou não.

Como foi dito antes, as duas últimas opções, Casa e Compra, não estão disponíveis para o público brasileiro.

UTILIZANDO A FERRAMENTA: PASSO 4 – SALVE O SEU PÚBLICO

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Depois de capturar todos esses dados e utilizá-los para entender melhor o seu público, você pode salvar esta configuração para melhor direcionar suas campanhas de publicidade do Facebook.

Basta clicar em ‘Save’ na parte superior da página e você vai ser dada a opção de nomear o seu público. Estes dados poderão ser encontrados no Power Edition e selecionados dentro de suas campanhas posteriormente.

CONCLUINDO.

A ferramenta Audience Insights do Facebook fornece acesso a dados demográficos e comportamentais altamente valiosos, permitindo que você saiba mais sobre o seu público e sua potencial audiência, utilizando informações que eles forneceram ao se cadastrarem no Facebook.

Usando esses dados, você não só estará preparado para direcionar suas campanhas de publicidade de forma mais eficaz, mas também para construir personas e estratégias de marketing para atingir seu público e alavancar o seu negócio.

O que você acha? Você usa Audience Insights para entender o seu público e traçar sua estratégia de marketing de conteúdo?

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Vem comigo que você tem potencial para crescer ainda mais.

Abraços.

João Paulo Pereira.

Observações.

Eu me esqueci de citar alguma coisa importante ou ficou alguma dúvida? Essas estratégias e princípios têm funcionado no seu dia-a-dia do seu negócio? Comente aqui em baixo e compartilhe suas dúvidas, dicas e experiências profissionais comigo!



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