Para o gênio Albert Einstein, a criatividade é a inteligência divertida. Imagine poder usar esse poder para vender mais… Sim, você pode!  

Para se destacar no universo digital, é preciso desenvolver a capacidade de criar, inventar e apostar nas estratégicas certas para conseguir mais compradores.

Em pouco tempo, as vendas em plataformas virtuais irão superar as vendas em lojas físicas. São milhares de anúncios disponíveis para os consumidores, o que torna muito importante divulgar o diferencial do seu produto ou serviço na rede.

Mas como anunciar na internet de um modo inteligente? Como alcançar melhores resultados? Essa é uma das questões que mais assombram na hora de criar campanhas efetivas. Se você é empreendedor e/ou profissional de marketing e tem interesse em publicidade online, esse artigo vai te ajudar a vender mais.

Não tem segredo, você pode anunciar sua marca, vender seu produto e criar um relacionamento satisfatório com os seus clientes. Ao final da leitura você terá ao seu dispor 4 formas de fazer vendas escaláveis e recorrentes. E o melhor, você pode aplicar facilmente isso no seu negócio hoje mesmo!

Vamos nessa? Demorô!

Antes de tudo… Qual o seu público?

Peter Drucker, o pai da administração moderna, disse certa vez:

A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.

O marketing digital tem se revelado com uma opção viável para diversas empresas apostarem na aproximação com os seus clientes. Mas atingir um público específico é o desafio do momento. Antes de saber como anunciar na internet de forma eficaz, é necessário traçar um plano para atingir as pessoas ideais para o seu negócio.

A criatividade unida a empatia pode acertar o seu público-alvo. Marketing é psicologia. Você deve, acima de tudo, estudar seus clientes, e a melhor forma de estudá-los é se colocar no lugar dele.

Portanto, o momento pode ser agora! Desenvolva técnicas dinâmicas para alcançar o público certo para o seu negócio e assim torná-lo reconhecido. Estando isso bem resolvido você pode usar as formas criativas para fazer vendas reais…

1 – Esteja presente nas redes sociais

Conforme a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, aproximadamente dois em cada três brasileiros acessam a internet diariamente, com uma média de quatro horas e meia por dia. O dispositivo móvel supera o uso do computador, sendo que três em cada dez entrevistados afirmam que acessam a internet apenas pelo celular.

A pesquisa ainda mostra que 38% das pessoas nunca prestam atenção em placas publicitárias. Não adianta mais anunciar em revistas, jornais ou nas ruas com outdoor, ônibus, metrô. Essa já é uma situação presente e daqui a alguns anos vai ser mais intensa.

A concentração das pessoas está no celular, que é frequentemente usado para entretenimento, compras e acesso às redes sociais, que ultrapassam qualquer veículo de comunicação. Hoje anunciar em plataformas, como o Facebook, é se conectar com o mundo e garantir bons resultados.

O Facebook é mesmo uma rede social muito importante e que sabe como anunciar na internet de maneira eficiente. De acordo com dados da Statista, um dos maiores portais online de estatística, pesquisa de mercado e inteligência de negócios, existem cerca de 1,94 bilhão usuários ativos na rede social.

Isso equivale a quase 27% da população mundial. Em 2016, o Facebook anunciou que 102 milhões de brasileiros acessavam a rede mensalmente, ou seja, cerca de 49% da população. E ao que tudo indica esses números só cresceram desde então.  

Neste mesmo período, o Facebook contava com 3 milhões de anunciantes ativos ao redor do mundo, os quais viam na escala e segmentação da rede algumas ferramentas precisas para atingir o público-alvo de interesse.

Segundo a Folha, neste ano o Twitter alcança a marca de 319 milhões de usuários ativos por mês em escala global. Já o Instagram, de acordo com dados da própria empresa, atingiu 700 milhões de usuários ativos no mundo. E a tendência é crescer ainda mais…

A maioria das pessoas descobrem novos produtos através de campanhas publicitárias presentes nas redes sociais. Elas leem as publicações das marcas que são relevantes às suas preferências. E melhor ainda, compram, recomendam e compartilham! Agora é fácil entender porque as redes são poderosas quando o assunto é como a anunciar na internet, não é mesmo?

Por isso, tenha uma conta no Facebook e em outras plataformas para chegar até o seu público. Isso facilita as pessoas te encontrarem, verificarem a sua relevância e se comunicarem de um modo mais informal quando necessário, já que o diálogo descontraído facilita a troca de informações.

2 – Invista em seu próprio site ou blog

O universo virtual agrega milhões de pessoas e se a sua empresa está disponível nesse universo, a possibilidade de encontrarem você e seus produtos é muito maior. Para isso, é preciso ter uma porta de entrada para as pessoas conhecerem o seu negócio, certo?

Ter um próprio site ou blog na internet cria um plano estratégico para atingir o seu público, independente do local onde ele esteja. Pessoas espalhadas pelo mundo todo podem acessar os seus produtos e serviços a partir do seu site e, consequentemente, comprarem de você.

Já se foi a era dos cartões de visita. Agora o novo cartão é uma página na internet, que pode ser um site ou blog. Nestas páginas, é indispensável ter informações acessíveis e rápidas, então nada de termos muito técnicos ou longos.

Quando se está planejando como anunciar na internet, uma das primeiras iniciativas é desenvolver um site completo e chamativo. Mas vem aquela dúvida: que tipo de informações devem ser levadas em conta?

Abaixo estão os principais detalhes a serem inseridos em seu site ou blog:

  • Contato – Como as pessoas podem te encontrar? E-mail, telefone e/ou endereço?
  • Quem somos – O que a sua empresa faz? Qual é o seu diferencial no mercado?
  • Produtos e serviços – Quais são os produtos e/ou serviços disponíveis?
  • Política de privacidade – O que será feito com os dados do usuário? Quais são os limites de segurança?
  • Chat online – O cliente pode enviar um mensagem instantânea na sua página caso tenha alguma dúvida?
  • Ligação com redes sociais – A empresa está presente nas redes? Como acessar?
  • Artigos – Quais os conteúdos relevantes para criação de valor e atração dos potenciais clientes?

Observação: invista em conteúdo relevante com frequência. Empresas que não investem em marketing de conteúdo tendem a obter muito menos resultados do que as que investem.

Além disso, diversos empreendedores e profissionais de marketing afirmam que um site responsivo aumenta a taxa de conversão. A confiança dos clientes aumenta quando a empresa possui seu site, formas de contato, redes sociais, entre outros.

Segundo Avinash Kaushik, cofundador da Market Motive, “um site tenta entregar só três tipos de resultados: aumentar vendas, reduzir custos ou melhorar a satisfação/lealdade do cliente. Só isso. Três coisas simples. Tudo o que você faz no seu site deve contribuir nesses três resultados.”

Nesse sentido, disponibilize um domínio na internet para que os seus clientes possam te descobrir, desenvolverem confiança e, assim, criarem uma espécie de relação positiva com o seu negócio.

Seja direto e claro na sua comunicação. O site deve conter as informações que o futuro cliente procura e estar otimizado com técnicas de SEO para tráfego orgânico, onde você tem visitas e engajamento na página sem investir dinheiro direto para isso. Esse é um dos pontos que explico com mais profundidade lá no Portal Laboratório Digital.

3 – Facilite o contato com seu negócio

Para os usuários, faz muita diferença estar buscando algum produto ou serviço e encontrar um endereço, telefone ou e-mail onde ele possa ligar ou mesmo enviar mensagem. Se a sua empresa possui produtos físicos, invista em cadastrar seu estabelecimento em diretórios.

Diretórios são catálogos organizados em tópicos. As pessoas podem aprofundar suas buscas personalizadas a partir dos diretórios e encontrar de modo definitivo o conteúdo relacionado ao que procuram.

Inserir o local de sua empresa em diretórios como o Apontador, Google Maps, TeleListas e Kekanto são formas de melhorar o posicionamento do seu negócio em nível local. Até porque isso facilita a busca dos indivíduos por produtos e serviços em suas imediações, seja quando estão em casa, no trabalho ou em viagem.

Em 2016, o Google Maps contava com aproximadamente 13,8 milhões de usuários. É algo que passa despercebido pelos empreendedores, mas é uma ferramenta vantajosa para anunciar empresas de diferentes segmentos.

Portanto, a busca por imediações é uma espécie de caminho para estar nas primeiras posições do Google. Incluir a sua empresa no Google Places, por exemplo, facilita a indexação nos motores de busca usando uma forma de anúncio gratuita.

Sempre que possível, insira descrição e fotos dos seus pontos de vendas. Então, quando alguém encontrar a sua empresa em um diretório, terá acesso à todas as informações relevantes, inclusive de telefone e endereço. Além de uma primeira impressão do seu negócio, que conta muito na hora de realizar as vendas.

Lembre-se que a melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele. Nessa perspectiva, utilize estratégias que aproximem os seus compradores de acharem o seu negócio.

Como anunciar na internet exige estar em todos os locais onde os possíveis clientes estão. Divulgar os meios para as pessoas te encontrarem aumenta a sua visibilidade na internet e, como resultado, mais vendas.

4 – Conecte-se com os consumidores

O mestre Philip Kotler diz algo interessante:

Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia… Antigamente, a única coisa que você sabia sobre uma empresa era o que ela te dizia naquele comercial de 30 segundos.

Um método muito usado para se comunicar com aqueles que demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço é o remarketing. Esse método permite rastrear quem visitou o site ou blog da sua empresa. Muitas pessoas não completam o formulário de cadastro ou deixam de realizar uma compra. Por isso, o remarketing vira uma ferramenta muito interessante para se comunicar com essas pessoas.

Essa ferramenta passa a exibir anúncios com maior frequência para os usuários a fim de aumentar as conversões em um dado período de tempo. Sabe-se que menos de 5% dos visitantes de um site fazem a conversão na primeira visita, por isso tantas empresas investem diariamente em remarketing.

O ideal é determinar um período de tempo para realizar o remarketing, assim você não faz nenhum tipo de invasão de privacidade e deixa de insistir em pessoas que poderiam ser uma dor de cabeça para a sua marca.

Outra possibilidade é investir em anúncios pagos, os famosos links patrocinados no AdWords. Eles permitem que você esteja no topo do Google alcançando um público específico através da delimitação geográfica. Para isso, é preciso comprar palavras-chave relacionadas à campanha que você irá desenvolver para a sua empresa.

Mas entenda o que as pessoas estão procurando e ofereça uma solução viável para elas. Rand Fishkin, fundador da Moz, dá a dica: “não construa links, construa relacionamentos”. Por isso, aproxime-se dos compradores a fim de fortalecer uma relação de confiança e respeito, buscando sempre garantir a satisfação deles.

É fundamental criar campanhas que gerem muitos leads para o seu negócio e, consequentemente, mais vendas. Mas esse é um dos assuntos que explico com mais profundidade lá no Portal Laboratório Digital.

Agora você sabe como anunciar na internet e vender mais

Esses são princípios, os pontos essenciais de como anunciar na internet. Aplicando isso, você será capaz de garantir maiores e melhores resultados em vendas online, tendo a chance de vender todos os dias!

É claro que a criatividade precisa estar acompanhada por um bom planejamento, recursos, estratégias e ideias inovadoras. Por isso, entenda o seu cliente e as suas necessidades antes de utilizar as dicas compartilhadas aqui. Caso perceba que faz mais sentido, você  pode contratar uma consultoria em publicidade online. Pense nisso!

Destaco um pensamento marcante de Brian Halligan e Dharmesh Shah:

Atualmente, para se conectar com compradores, você precisa parar de empurrar sua mensagem e começar a atrair seus clientes. As regras do marketing mudaram e a chave para vencer é usar essa mudança a seu favor.

O universo digital está mudando com mais velocidade a cada dia. Portanto, acompanhe a troca de informações e transforme o seu negócio também. E pode contar comigo. Todo o conteúdo relevante para vender mais na internet e que estiver ao nosso alcance, minha equipe e eu dividiremos com você!

Agora, para fechar, faço um convite especial para você aperfeiçoar o que aprendeu aqui….

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João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)