Como Construir Relacionamentos Reais com a Temperatura de Leads (técnica gringa)

Olá, prazer em escrever para você novamente! Hoje iremos falar sobre temperatura de leads, um excelente método para elevar o relacionamento com seus contatos.

Os Links Patrocinados são ótimas ferramentas para gerar negócios, e você deve encarar o tráfego pago como um sistema. Este sistema é composto de várias campanhas de publicidade que trabalham em sintonia para gerar leads e vendas para seu negócio. Cada campanha de links patrocinados deve ter um objetivo específico:

  • Doutrinação – Mostrar sua empresa no mercado para as pessoas que nunca ouviram falar de você antes.
  • Conversão – Converter um visitante do site para uma venda, aquisição.
  • Monetização – Vender produtos propriamente ditos, mesmo para clientes ativos em sua lista.

Estas campanhas precisam trabalhar em conjunto, pois assim se consegue construir um relacionamento com os alvos. A ordem natural é a seguinte: transformar visitantes em leads, leads em clientes, clientes em compradores fieis, e compradores fieis em fãs delirantes.

Razoavelmente, é desse jeito que as coisas funcionam. Mas na intenção de dar mais profundidade a isso, lhe apresentar uma nova essência de se relacionar com seus clientes. A sequência é: transformar estranhos em amigos, amigos em compradores recorrentes, e compradores recorrentes em fãs delirantes.

A ideia é pensar no marketing digital como uma relação verdadeira, e não apenas pessoas imaginárias do outro lado da tela de computador. Este artigo irá mudar a maneira de você vender, ensinando-o a construir bons relacionamentos com seus clientes para alavancar seu negócio!

Relacionamento com leads

O primeiro passo é entender o perfil de quem você está falando e perceber em que estágio ele está no relacionamento com sua marca. Você perguntaria para uma pessoa que acabou de conhecer se ela quer casar com você? Muito difícil…

O mesmo raciocínio se aplica ao tráfego. Não faz sentido perguntar a alguém que está tendo contato com seu negócio pela primeira vez para comprar o seu produto de R$ 3.000,00. Mas acredite, este é um erro comum no setor de marketing digital.

Alguns empreendedores costumam ir direto para a venda, sem antes aquecer o tráfego. Caro leitor, se quiser obter êxito em seu sistema de vendas, você deve usar o tráfego para construir relacionamentos com as pessoas, do mesmo jeito que faria no mundo real.

Você tem que conduzir suas campanhas publicitárias para automatizar a construção desses relacionamentos. Mas a pergunta é: como classifico meu público por “relacionamento”? A resposta vem agora!

Sistema de Temperatura de leads

Vamos começar a destrinchar o assunto. Você já ouviu falar em medição de “temperatura de leads”? Os grandes nomes do marketing digital americano usam esta técnica para perceber o nível de cada grupo da audiência. Podemos definir o tráfego em três temperaturas diferentes:

  • Frio (cold traffic)
  • Morno (warm traffic)
  • Quente (hot traffic)

Esse é um jeito muito criativo de conduzir as coisas. Ficou curioso? Veja como colocar isso em prática!

Tráfego frio (Cold Traffic)

Nesse estágio estão as pessoas que nunca ouviram falar de seu negócio. É sangue novo para o seu negócio. O tráfego frio é sempre recomendável para quem inicia um novo projeto na web. Mas entenda: isso não significa que você tenha que levar seu principal produto direto para o tráfego frio.

Usando novamente a analogia do casamento, é como encontrar alguém em um bar e imediatamente lhe pedir para casar. Definitivamente, não rola! Lembre-se da lógica: Você deve construir o relacionamento primeiro: “Paquerar, namorar, noivar, e aí sim, propor casamento”.

Pense no tráfego frio como o “Olá, prazer em conhecer você. Meu nome é Paulo João e aqui está um pouco sobre mim”… O tráfego frio é onde você irá introduzir sua marca para o seu mercado alvo, gerar valor e autoridade, mostrando que você sabe do que você está falando.

Conquista e relacionamento com tráfego frio:

  • Posts em blog;
  • Mídia social;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Pesquisa básica;
  • Estudos de caso;
  • Questionários/opiniões;
  • Whitepapers.

Tráfego Morno (Warm Traffic)

Aqui é onde se encontra a galera conhecida! O grupo de pessoas que já mostraram interesse em troca e já interagiram com seu negócio de alguma forma.

Eles podem ser:

  • Leads que entraram em sua lista de e-mail baixando algum material e consumindo alguma isca digital;
  • Pessoas que visitaram seu blog e interagiram com interesse nos comentários;
  • Membros de sua comunidade das redes sociais (fãs no Facebook, seguidores do Twitter, etc.);
  • Assinantes de seu canal do Youtube.

Enfim, indivíduos que estão familiarizadas com mercado e com seu negócio, mas que de certa forma, não estão interessados o suficiente para comprar ainda. A mentalidade que você deve ter nesse estagio é: Eles precisam ser convencidos a comprar.

Você deve se valer de várias táticas, gerando conteúdo e fomentando anúncios para que o tráfego quente que seja encorajado a comprar. Afinal, você já se apresentou, eles estão familiarizados com quem você é o que faz, e a hora de avançar é agora!

Conquista e relacionamento com tráfego frio:

  • Questionários;
  • Whitepapers;
  • Webinários gratuitos ou pagos;
  • Ofertas de produtos;
  • Demonstração do produto;
  • Vídeos de promoção;
  • E-book (gratuito ou pago);
  • Software ou plugin;
  • Templates;
  • Teste grátis;
  • Eventos.

Tráfego Hot (Hot Traffic)

Esses são seus compradores, pessoas que já adquiriram algo com você. Já estão plenamente convencidos que em você é.  Nesse caso, a intenção é aumentar o valor deles como clientes. Em outras palavras, é levá-los a comprar novamente, reativá-los, lembrá-los que você ainda existe!

A maioria de sua comunicação com o tráfego quente vai flui através de redirecionamento (adsand e-mail marketing). A principal função do tráfego pago é alcançar audiência fria, os novos leads. Mas, você pode usá-lo também para atingir seu público quente, usando-o principalmente para acompanhar ou ver se eles estão interessados em outro produto.

Os investimentos com a comunicação com clientes quentes são mínimos em comparação com o tráfego que você usa para os públicos morno e frio. Como você só está pedindo a seus compradores que comprem de novo, algumas táticas valem:

  • Eventos online;
  • Mensagens por e-mail;
  • Webinário pago;
  • Oferta ou desconto;
  • Serviços personalizados.

Conclusão

O tráfego é um sistema em que você deve usar várias táticas para desenvolver relacionamentos da forma como faria com um amigo.  Se você for capaz de conceituar o tráfego dessa maneira, pensando sobre audiências e leads como contatos frios, mornos e quentes, será capaz de criar campanhas que funcionam de verdade.  

Entenda bem quem é que você está falando e como você está se comunicando. Enfim, use a temperatura de leads para criar relacionamentos reais com seus potenciais clientes. Se precisar de ajuda nesse sentido estarei aqui para lhe ajudar. Agora responsa nos comentários: O que achou dessa técnica gringa?

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