Como Criar Conteúdo para seu blog e Gerar Leads

Em meados da década de 90, o termo marketing de conteúdo passou a ser usado entre os jornalistas e publicitários americanos. Mais de uma década depois, o assunto começou a ser tratado diretamente por profissionais de internet.

Conforme os anos foram passando, o marketing de conteúdo foi ganhando força e se tornou umas das principais estratégias de marketing digital. Em termos estratégicos, o conteúdo é criado para fornecer aos consumidores as informações que procuram.

Basicamente, as empresas produzem conteúdo com o objetivo de aproximar a marca do cliente, sanando suas dúvidas e objeções e explorando informações ao longo do funil de vendas. No entanto, o foco não é vender diretamente, mas criar e manter uma comunicação educacional com os prospects e leads, até que eles se tornem clientes.

A verdade é que o conteúdo é um grande aliado para atrair clientes. Entre os principais objetivos de uma estratégia de conteúdo está o aumento de vendas, o engajamento com os clientes e a geração de leads.

Como criar conteúdo

O conteúdo é o aspecto mais importante de seu website/blog. Ele estará presente em todas as etapas de comunicação com seus leads, desde as primeiras visitas até a fidelização e mensuração de resultados.

É por causa das informações expostas em seu conteúdo, que o cliente decide se fica ou não em sua plataforma, se entra ou não em sua lista, se vira ou não seu cliente. Na hora de pensar em como criar conteúdo para seu site ou blog, você precisa responder perguntas como:

  • Quem é minha persona?
  • Quais suas principais dores?
  • O que elas desejam saber?
  • O que perguntarão sobre os meus produtos e serviços?
  • Quais as palavras-chave ou as frases que digitam nos buscadores para encontrar o que querem?
  • Como posso entregar valor através do conteúdo?

Tendo essas perguntas bem respondidas, você pode começar a elaborar sua estratégia de conteúdo. Para facilitar, separei uma passo a passo que você pode seguir na hora de definir seu plano. Confira:

Elaborando sua estratégia de conteúdo

Destaco a importância da terceirização do marketing de conteúdo. Se você não tiver facilidade em escrever, o ideal é você contratar um redator profissional, um produtor de conteúdo ou até mesmo uma agência.

A ideia é garantir a qualidade de suas publicações. É melhor que você invista um pouco mais e se destaque da concorrência, do que ter um conteúdo fraco em seu blog que não gera audiência e só enche a internet de bits.

Mas, independente se você irá terceirizar ou não sua produção, é essencial que se saiba como elaborar um plano para seu conteúdo. Veja o método que utilizo aqui em meu blog e aprenda como criar conteúdo para gerar e manter sua audiência aquecida.

#1. Número de Posts

Costumo lançar 2 artigos por semana, totalizando 8 por mês. Os artigos são todos planejados com antecedência, com base nas necessidades e desejos de minhas personas. Os conteúdos são feitos com certa progressão e integração de temas, ou seja, se completam.

Exemplo: Em um período de 3 meses, preciso de 24 posts (2 por semana, 8 por mês).

#2. Tema

Os temas, como citei, devem ir ao encontro do público-alvo. Por isso que conhecê-lo bem é imprescindível. Produza artigos que ensinem seus leitores a fazerem algo e leve informação válida até eles. A ideia é tornar as publicações úteis e agradáveis, algo que realmente vale a pena ser lido e compartilhado.

Exemplo de tema: funil de vendas; geração de tráfego; design; usabilidade; vender mais, etc.

#3. Títulos

Os títulos são feitos a partir dos temas. Anote os principais temas que você pode trabalhar, mas evite expandir muito os assuntos, focando em um universo apenas. Tudo o que publico aqui, por exemplo, vai ao encontro do tema principal: funil de vendas.

Exemplo: “O que você sabe sobre funil de vendas”, “10 passos para gerar tráfego em seu site”, “Como aumentar sua audiência e vender mais”, etc.

#4. Datas das postagens

Os posts são publicados aqui no blog todas as terças e quintas. Isso só muda quando há algum feriado ou alteração no calendário. No entanto, isso não é regra, cabendo a você estudar qual o dia melhor para postar em seu blog.

#5. Divulgação

Publicar no blog e esperar que as pessoas visitem não é suficiente. É preciso usar outros canais como vias de acesso para que as pessoas cheguem até seu conteúdo. As redes sociais são muito eficientes nesse sentido. Faça bom uso delas, divulgando seu novo post para os membros de sua comunidade. Veja como faço isso aqui!

Esses são 5 passos simples para você criar sua estratégia de conteúdo, mais precisamente o seu calendário de artigos. Faço uma observação aqui: não adianta você bombardear seu público com milhares de posts se eles não fizerem a diferença na vida de quem lê.  Use a relevância como critério. Se seu conteúdo não for minimamente relevante, não vale a pena lançá-lo.

É muito mais eficiente trabalhar com uma quantidade menor de conteúdo tendo um propósito bem definido, mesmo que os formatos sejam maiores, ou seja, com mais palavras. Prefiro lançar 8 posts mensais bem escritos do que 20 que não surtem efeito algum. Claro que, conforme a audiência aumentar, também é válido aumentar o número de publicações, desde que não falte qualidade.

Como criar conteúdo rico

Reservei um tópico para falar sobre conteúdos ricos, os formatos mais densos, como e-books, whitepapers, webinários, infográficos, etc. Esses conteúdos são determinantes para a geração de leads, pois exigem um engajamento maior por parte dos visitantes.

Se eles quiserem desfrutar do que você compilou, precisarão fornecer seus dados de contato, e com isso passarão a fazer parte de sua lisa. Preparei um post exclusivo que trata do assunto. Ele se chama: Como criar uma isca digital perfeita e aumentar seu tráfego. Recomendo a leitura.

Vale a pena investir tempo e dinheiro na criação de conteúdos desse tipo, pois farão uma grande diferença em sua estratégia de marketing digital aumentando sua geração de tráfego e leads.

Conclusão

Agora você já sabe como criar conteúdo em seu blog e gerar mais leads. Por último, ressalto a importância de você estar sempre medindo os resultados de sua estratégia, pois só assim conseguirá identificar o que funciona de verdade. Outro elemento essencial é o SEO do conteúdo que deve ser criteriosamente definido. Se restar alguma dúvida ou se quiser contribuir com uma observação, fique a vontade para comentar. Grande abraço!

Comentários

comentários

  • João, ótimo artigo, parabéns.

    De fato o conteúdo de qualidade é o principal pilar de qualquer estrategia de marketing digital.

    Me preocupo muito com a qualidade de meus artigos, e muitas vezes não sei se devo lançar determinado post ou não.

    Bom, gostaria de dizer que baixei o seu e-book e vi a sua pagina onde você pede para o pessoal compartilhar.

    Gostaria de lhe dar uma dica para aumentar o número de compartilhamentos.

    A dica é.

    Se você oferecer uma segunda recompensa na segunda pagina em troca do compartilhamento da primeira com certeza você vai conseguir gerar mais valor e atrair mais pessoas que provavelmente vão entrar na sua lisa.

    Isso é tudo, espero ter ajudado.

    Há, quando puder, faça uma visita em meu blog: segue o link: http://viniciosferreira.com.br

    Um grande abraço.

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