Como Criar Landing Pages que Convertem

Certa vez li uma frase que achei muito interessante: “Landing page é a porta de entrada de qualquer negócio online”. Se nos atentarmos a função dessa ferramenta, veremos que essa afirmação está repleta de verdade. Afinal, é impossível tratar de conversão sem falar sobre landing page!

E apesar da internet estar cheia de materiais tratando sobre o assunto, decidi revelar algumas das minhas melhores dicas sobre a criação de landing pages que realmente convertam. Não sei se você reparou, mas ultimamente tenho tentado destrinchar muitos assuntos desse porte de uma maneira em dinâmica e pontual.

Tenho feito muitas pesquisas e testado táticas para elevar ainda mais os meus, e consequentemente, os seus resultados. A intenção é que você fique apto a criar estratégias que de fato gerem conversão. Espero de coração, estar contribuindo com seu negócio.

Enfim, vamos ao que interessa? Aprenda agora como criar landing pages que convertem!

Como criar Landing Pages que convertem

Minha definição preferida para landing page é: uma página projetada para converter um visitante em cliente. Isso significa que ela precisa se concentrar em apenas uma ou duas coisas. Caso contrário, sua mensagem pode desviar o foco e você acabará perdendo um cliente em potencial.

A página precisa ser persuasiva, com uma mensagem forte e poderosa, capaz convencer os visitantes a praticarem uma ação. Pode ser baixar um conteúdo, experimentar um produto ou comprar algo.

Landing pages são essenciais para garantir conversões. E como todos sabem, as conversões são a força vital para qualquer empresa, onde o objetivo final é para atrair novos negócios. Mas como é possível criar uma página de destino poderosa e convincente?

A verdade é que não existe uma regra absoluta, uma fórmula infalível. No entanto, existem algumas regras básicas que podem aumentar consideravelmente as taxas de conversão. Descubra quais são agora!

#1. Tenha um objetivo claramente definido

Não é preciso rodar muito para se deparar com landing pages confusas, que apresentam mais de um objetivo. Esse é um grande erro, pois é preciso que a coisa fique clara para o visitante. Os objetivos mais comuns são:

  • Venda propriamente dita
  • Download de material gratuito
  • Preenchimento de questionário

#2. Use os 3Cs no título (headline)

O título de sua landing page precisa ser pontual e convincente, direto e atraente. Afinal é a primeira coisa que o visitante vai conferir de perto. Uma dica é se valer da técnica dos 3Cs para compor o titulo:

  1. Clareza;
  2. Concisão;
  3. Chamariz.

Veja os exemplos:

“E-book grátis: o guia definitivo de como criar landing pages que convertem

“Ganhe consultoria grátis para o seu negócio digital”.

#3. Utilize a dor de sua persona como gatilho

É muito importante que você conheça bem seu público-alvo e saiba exatamente o que ele enfrenta. A ideia é usar suas dores mais comuns como gatilhos para conectar a pessoa a mensagem da página. Por exemplo:

“Até quando você vai SOFRER com a FALTA DE TRÁFEGO em seu site?”

Fica claro que o problema, ou seja, a dor que a pessoa enfrenta aí é a falta de tráfego. A chamada também utiliza uma pergunta, o que faz com que a pessoa se identifique mais facilmente. O engajamento começa a partir daí.

#4. Apresente a solução

“Não adianta falar da dor e não mostrar o remédio”. Depois que o lead se identificar ou entender que tem um problema, você precisa mostrar a ele a solução. Deixe claro que ele só terá o antídoto se praticar a ação desejada na landing page (comprar, baixar o conteúdo, etc). A solução para a dor do tópico anterior poderia ser:

“EBook gratuito ensina as melhores táticas de aumento de tráfego”

#5. Ressalte os benefícios

Seja vender ou influenciar o download de um material, nem sempre é fácil convencer alguém. Ressaltar os benefícios da oferta ajuda muito nesse sentido. Caso a oferta seja um e-book gratuito, procure destacar as principais informações que o visitante terá.

Ao baixar o e-book você receberá:

  • Dicas de profissionais renomados;
  • Informações exclusivas;
  • Testes e pesquisas.

#6. Use testemunhos

Indicações e prova social são perfeitos para persuadir alguém.  Por isso utilize testemunhos de pessoas que ficaram satisfeitos com o que você promove, pois é uma arma de conversão extremamente eficaz. Isso transmite credibilidade e autoridade para os visitantes de sua página de destino. Indicações e comentários de profissionais renomados também são muito eficientes.

#7. Utilize boas imagens e legendas

Nosso cérebro costuma procurar imagens automaticamente, especialmente de pessoas. Por isso, escolha bem as que irão compor suas landing pages. As legendas para imagens também devem receber atenção. Elas servem como mecanismo para um visitante obter uma compreensão clara da imagem que acabou de ver.

#8. Call to Actions (chamada à ação)

O Call to Action (CTA) é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes de sua página de conversão. A recomendação é que eles sejam menos genéricos e mais focados no convencimento. Entre os elementos que compõem uma boa chamada para ação, podemos citar:

  • Uso de verbo (compre, comprar, baixe, faça);
  • Mensagem específica (receba aqui seu eBook, faça seu cadastro);
  • Urgência (compre agora, baixe imediatamente, receba hoje).

#9. Explore o potencial dos vídeos

Utilizar vídeos em uma landing page tende a aumentar bastante a confiança de sua página, proporcionando mais de engajamento para sua mensagem. Sabemos que o objetivo final de uma página de destino é obter conversões, mas os vídeos podem aumentar as  consciência de marca também.

#10. Otimize a landing Page

Por fim, ressalto a importância da otimização em uma landing page. Não adianta muito garantir uma mensagem insuperável, se sua página não estiver devidamente otimizada. Por isso, dê bastante atenção ao SEO. Algumas dicas podem ajudar:

  • Crie uma estratégia de palavras-chave (use os termos mais relevantes);
  • Utilize a hierarquia de cabeçalhos (Title, h1, h2, h3, etc);
  • Otimize os títulos das imagens com palavras-chaves.

Fechando

Enfim, essas foram minhas melhores dicas de como criar landing pages que convertem. Coloque-as em prática e eleve os resultados de seu negócio. Não se esqueça de compartilhar o post e de deixar um comentário. Grande abraço!

Comentários

comentários

  • Josemar Contesini

    Muito bom, vai me ajudar bastante. Obrigado.