Como criar uma isca digital perfeita e aumentar seu tráfego

Olá! Estou aqui hoje para falar de um assunto bem interessante: a criação de recompensas, ou em outras palavras, iscas digitais. São elementos fundamentais para gerar tráfego e leads para seu Funil de Vendas.

O método é como uma moeda de troca, onde as pessoas que desejam o material da isca, “pagam” com o seu nome e e-mail. Esses dados de contato ajudam a formar o que seria uma lista de leads, ou seja, de indivíduos que mostraram interesse no que você faz.

Seu potencial cliente encara a isca digital como um presente, bastando fornecer seus contatos para receber o material. No entanto, nem todas as recompensas funcionam bem. Existem algumas regras que você precisa seguir para criar a isca digital perfeita para o seu negócio online.

Continue lendo e obtenha dicas poderosas para criar uma recompensa digital poderosa!

Criando uma isca digital irresistível

O primeiro passo é conhecer bem seu público-alvo. Você precisa entender quais são os maiores problemas e desejos de seus potenciais clientes. A essência é que sua isca forneça uma solução para um problema específico que eles enfrentam. Assim, ela se torna irresistível para quem a obtém.

O intuito é promover a sensação de um ótimo negócio, levando o alvo a pensar: “Nossa, basta eu colocar meu e-mail aqui para aprender como resolver isso?”. Nesse caso, a isca digital deve ser direta e bem produzida.

Lembre-se disso: uma solução específica para um problema específico. Isso só será possível com um conhecimento prévio do que seu público busca e deseja. Uma tática muito usada por nós, especialistas em marketing digital, é a criação ‘buyer personas’, que seriam avatares do cliente ideal para o negócio. Faça bom uso disso!

Algumas perguntas podem ajudar na hora de planejar uma recompensa:

  • Para quê e por que estou criando uma isca digital?
  • A quem estou pretendendo atrair com esse formato?
  • Como posso fazer algo relevante e poderoso?
  • Como posso torná-la irresistível?

Apresente uma promessa forte

Devo ser realista com você: Não é porque é de graça que tudo mundo irá baixar! Sua recompensa precisa apresentar uma promessa forte, que leve o interessado a desejar aprender o assunto. Entretanto, não apenas prometa, mas cumpra a promessa.

Outra dica importante é criar um formato de rápido e fácil consumo. Ninguém que ler algo muito vasto e longo que irá tomar muito tempo. Por isso, ao pensar em sua recompensa, seja o mais profundo e objetivo possível.

Qual o formato ideal para uma isca digital?

Não existe um formato perfeito para uma isca digital. Você pode criar: e-books, infográficos, whitepapers, mapas mentais, videoaulas e etc. Quanto a isso, teste e diversifique, analisando o que sua audiência prefere.

O e-book é um dos formatos mais usados. Pois é um formato fácil de escrever, não exigindo nenhum recurso especial. Existem alguns editores gratuitos, como o Google Editor, que ajudam muito nesse sentido. Mas se você quiser garantir algo mais profissional, contrate um freelancer para produzir.

Como divulgar sua recompensa

Existem inúmeras formas de você divulgar sua isca digital. Um dos modos mais simples é criar banners em seu site informando ao visitante que seu negócio oferece um conteúdo exclusivo para quem entrar em sua lista.

De forma discreta, você pode citar em um artigo de seu blog que sua isca complementa o que está sendo tratado. A publicidade paga também é uma forma excelente de atrair pessoas para sua oferta. O Facebook Ads é poderoso nesse sentido, permitindo a segmentação e o alcance em larga escala de um público interessado no que você produziu.

Seja persuasivo e mantenha seu cliente conectado a marca

Seu objetivo é atrair o máximo possível de pessoas para a sua isca digital, certo? Então faça por onde manter seu alvo motivado e envolvido com o contexto. Utilize técnicas persuasivas antes, durante e depois dele consumir o conteúdo proposto:

Antes – Com o conteúdo pronto, você precisa atrai-lo para baixar. Quando fizer seus anúncios, use informações claras e diretas, citando o problema enfrentado pelo público e a solução que a isca propõe. Exemplo: “Muita gente ainda não sabe como atrair tráfego para seu site [problema]. Reunimos nesse e-book 30 formas eficazes para encher seu site de visitantes [solução]”.

Durante – Cuide de manter seu alvo conectado ao assunto. Use elementos que o aproximem mais de sua marca. O Storytelling é uma ótima forma de fazer isso, pois tende a emocionar e inspirar o ouvinte/leitor. Conte histórias que levem seu alvo a agir e transformar sua própria realidade.

Depois – Qual a ação que você deseja que seu leitor/ouvinte/espectador tome ao término do conteúdo? Promova Call to Actions persuasivos, que o levem a realizar uma ação, Como: Entrar em contato com você, promover o conteúdo, baixar mais um material, enfim, faça com que ele dê continuidade ao relacionamento com sua marca após consumir sua isca.

Dicas definitivas para criar uma isca digital perfeita

Até aqui promovi diversos insights e feedbacks para você garantir resultados com sua oferta digital. Mas para que você fique plenamente preparado para conquistar mais leads com esta tática, confira algumas dicas definitivas:

#1. Agregue o máximo de valor – Quanto melhor a oferta, mais as pessoas desejarão tê-la. Por isso faça algo de valor que realmente ajude seus prospects.

#2. Mostre que é de graça – A lógica é: “Se é de graça, eu quero agora!” Promova essa reação nos alvos de sua isca. Mexa com o emocional dela através de técnicas de copywriting e gatilhos mentais.

#3. Nunca minta ou crie falsas expectativas – A pior coisa para alguém que baixa uma recompensa é se deparar com promessas vazias. Se você não cumprir o que prometeu, de nada valeu sua isca. E o pior: muitos não darão uma segunda chance.

#4. A melhor ideia possível – Analise analiticamente se sua isca digital está garantindo o melhor que você pode fazer. Se houver dúvidas, volte à dica #1 desse tópico e resolva esse problema.

Para terminar leitor, vou lhe oferecer uma oportunidade de ouro: Quer receber um feedback personalizado sobre seu negócio? Quer saber mais sobre como criar uma isca digital perfeita? Fale comigo, que responderei pessoalmente suas dúvidas.

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