Se você já divulga o seu negócio na rede social que ¼ da população mundial tem acesso, já deve ter percebido que otimizar anúncios é o caminho eficiente de como fazer publicidade no Facebook.

As pessoas estão ativas na rede para se manterem atualizadas em um panorama social, e isso não significa que necessariamente irão conhecer o seu produto ou serviço e comprar de você. Entre uma coisa e outra existe um caminho longo, porém, simples. E é aí que entra a otimização dos anúncios.

Estratégias inteligentes de como fazer publicidade no Facebook podem levar um usuário a se interessar pela sua marca e até divulgá-la. Neste ponto é onde o empreendedor, empresário ou profissional liberal consegue realizar as conversões.

Esse é um tópico muito importante no marketing digital. As conversões são os meios para aumentar as vendas online e o engajamento do público-alvo. Pensando em vendas online, não deixe de investir em conhecimento prático para alavancar o seu negócio na internet e garantir o sucesso no seu segmento.

Neste artigo você poderá observar 7 exemplos de anúncios que realmente funcionam. Utilize como base estes exemplos para aplicar em sua marca. E assim, passe a gerar melhores resultados!

Como fazer publicidade no Facebook: primeiros passos

Antes de começarmos com os exemplos, vamos deixar bem claros alguns tópicos importantes relacionados à publicidade no Facebook. Existem um conjunto de características valiosas que fazem com que um anúncio possa gerar bons resultados. Confira a seguir:

1 – Elementos visuais

A otimização das publicações e anúncios no Facebook começa a partir dos elementos visuais. Inserir imagens ou vídeos é uma ação que transforma o seu conteúdo em algo mais atraente no feed de notícias.

A ideia é chamar a atenção dos seguidores, portanto, use cores e dimensões agradáveis que sejam e coerentes com o tipo de chamada que a sua marca for utilizar.

2 – Conteúdo de valor

A partir do momento que você conhece bem o seu público, você pode investir em um conteúdo que seja relevante a ele, com texto e imagem adequada. Como fazer publicidade no Facebook significa também visualizações e cliques.

O conteúdo deve oferecer algo de valor para que os usuários prestem atenção e cliquem no anúncio. Faça uma proposta interessante para a sua audiência. Por exemplo, ao invés de colocar “somos a melhor consultoria empresarial”, é mais interessante propor “a consultoria que tem transformado mais de X tipos de negócios, agende uma conversa e ganhe X% de desconto com esse cupom”.

3 – Clareza na tomada de ação

O final do anúncio deve estar claro a ação que a pessoa que está lendo pode tomar, ou seja, o call-to-action (CTA) deve ser preciso e sempre que possível aliado à ideia de urgência. Afinal, o anúncio faz parte de uma campanha que tem prazo para terminar, certo?

Um exemplo de CTA é “cadastre-se agora e receba X% de desconto na sua primeira compra”. Deixe claro em algum momento que a oferta terminará em breve também. Isso aumenta as chances de cliques e, portanto, de conversões.

Categorias de anúncios

Os exemplos de anúncios que funcionam no Facebook fazem parte de duas categorias descritas a seguir:

1 – Feed de notícias

Os anúncios mais comuns e que apresentam taxas significativas de conversão são aqueles que estão dispostos no feed de notícias. Há pouco tempo o Facebook permitiu que além de imagens, fosse possível inserir vídeos também. Essa categoria segue as estratégias de como fazer publicidade no Facebook, compreendendo anúncios visuais e atraentes.

2 – Coluna direita ao lado do feed de notícias

Essa categoria de anúncio é a mais conhecida no Facebook. Por se localizar em uma coluna à direita do feed de notícias, essa categoria conta com um espaço menor e, portanto, destina-se um tamanho menor de texto e de imagem. O investimento pode ser mais baixo para esse tipo de anúncio e quando bem otimizado pode ser efetivo para trazer cliques e conversões.

Os exemplos que realmente funcionam

Agora que você já tem o conhecimento das duas categorias de campanhas e quais as melhores características de um bom anúncio, saiba como fazer publicidade no Facebook com efetividade a partir dos exemplos a seguir:

1 – O poder das imagens

De acordo com o Social Media Examiner, o maior portal de marketing relacionado a mídias sociais no mundo, as imagens são responsáveis por um engajamento 87% maior do que publicações que possuem apenas texto no Facebook.

Portanto, a comunicação com o seu público será plenamente visual. Use uma imagem atraente para o anúncio. No caso de produtos e serviços eletrônicos, a Pipedrive, empresa que comercializa um software de gestão de funil, usou a própria interface do software em um de seus anúncios.

Quando um usuário busca por um aplicativo, um dos fatores determinantes para a compra é o design. Portanto, a empresa utilizou de uma imagem relevante, bem como inseriu uma proposta de valor chamativa (“faça um teste gratuito”) e ainda usou de prova social (“junte-se aos mais de 50 mil clientes satisfeitos pelo mundo), eliminando as possíveis objeções de compra.

2 – Gravando em 3, 2, 1… Vídeos

Os vídeos são considerados uma nova forma de interação nas redes sociais e podem ser usados efetivamente na questão de como fazer publicidade no Facebook. É raro encontrar pessoas que não assistam pelo menos um vídeo na rede social, inclusive de grandes marcas.

E por que isso acontece? Pelo fato dos vídeos serem mais envolventes, permitindo uma comunicação direta e até mais persuasiva com o público. Um exemplo é o da companhia teatral Barbixas, que lançou um anúncio em vídeo trazendo um conteúdo interessante que instiga a curiosidade.

O nome da peça era “improvável” e o início do vídeo apresentava um dos atores em meio a fumaça, luz e escuridão. Na área de entretenimento e lazer, este vídeo foi bem-sucedido, alcançando a marca de 10 mil visualizações em poucos dias.

No caso deste exemplo específico, o anúncio além de estar em formato de vídeo, também condiz com a possibilidade de compra direta e uma proposta de engajamento local que falaremos mais adiante.

3 – Comprando um produto direto do Facebook

Os anúncios servem basicamente para oferecer uma oferta para o usuário por tempo determinado. E uma das últimas novidades do Facebook é permitir que uma pessoa possa comprar algum produto ou serviço enquanto está navegando na plataforma.

O funcionamento é simples. A pessoa não precisa sair da rede social, buscar pelo produto no Google e acessar um site para analisar se aquilo atende ou não as suas expectativas. Através de um botão de compra, a pessoa passa a ser imediatamente direcionada para aquele produto.

Em geral, as grandes marcas têm investido em muitas opções de ofertas através desta nova ferramenta. A renomada empresa de comércio eletrônico, a Amazon, realizou uma campanha de volta às aulas com descontos de até 40% em livros temáticos. O botão “comprar agora” elimina a etapa de abrir uma nova janela e buscar a promoção, o que ajuda o consumidor e aumentar as vendas da empresa.

Quando o seu negócio trabalha a partir de uma estratégia eficiente, fica mais simples o processo de venda online. Para mais conteúdos relevantes sobre este tema, acesse o Portal Laboratório Digital.

4 – Redirecionando a marca

Você já deve ter observado que ao buscar algo na internet, você encontra vários anúncios sobre o mesmo assunto dentro de poucos dias. Este é o típico anúncio de redirecionamento, onde o usuário é rastreado por determinadas marcas e elas aparecem diante dele em outras plataformas, inclusive nas redes sociais.

Nesta perspectiva, como fazer publicidade no Facebook segue a tendência de remarketing também. Se o usuário tem potencial interesse no seu produto ou serviço, o Facebook tem o recurso de anunciar a sua marca a ele.

Um exemplo tradicional é o da área de educação. Quando buscamos opções de cursos na internet, geralmente após alguns dias encontramos ofertas de cursos no Facebook. No caso da Instituição de Ensino ESPM, um usuário que pesquisa em cursos de mídias sociais tem em seu feed um dos cursos que a instituição oferece.

Através de um planejamento bem-sucedido é possível aumentar significativamente as conversões com o redirecionamento. Mas cuidado para não seguir um público que não esteja interessado na sua marca, isso pode ser invasivo e criar problemas de reputação no futuro.

5 – Produtos simultâneos

Uma outra novidade que o Facebook proporcionou foi a de promover vários produtos em um mesmo anúncio. Isso facilita que o usuário veja vários produtos apenas rolando as imagens. Cada imagem conta com um link individual para redirecionar a pessoa para o produto específico de interesse.

Esse exemplo de anúncio tem funcionado para muitas marcas e pode ser criado a partir do Facebook Power Editor. Não precisa anunciar necessariamente produtos, já que essa ferramenta serve também para publicações de blogs, por exemplo.

No caso da Wish, uma empresa de roupas e acessórios importados, um anúncio é lançado na rede social e conta com fotos e descrições de vários produtos. Clicando na seta para o lado, o usuário tem várias opções de compra e escolhe aquela que é do seu interesse, aumentando as vendas.

6 – Impulsionando publicações

Como fazer publicidade no Facebook se trata de impulsionamentos também. Depois do alcance orgânico de uma publicação, você pode investir em tráfego pago e impulsionar aquela postagem para um público segmentado.

Esse exemplo de anúncio não é criado inicialmente como um anúncio. Se trata de uma publicação simples que vira uma publicação sugerida no feed de notícias do público-alvo. Infelizmente, essa modalidade de anúncio não traz muitas opções de direcionamento e preços.

A Trivago, empresa que oferece oferta de hotéis por menores preços, trabalha esse tipo de anúncio em suas postagens. Por exemplo, a publicação “5 lugares românticos para o fim de semana” foi publicada e depois de algum tempo impulsionada. Isso ajuda a aumentar o alcance da audiência para a sua página.

7 – Impactando a comunidade local

Esse é um exemplo que funciona no caso de negócios com endereços físicos. Então, se você possui uma loja física, saiba que o Facebook oferece recursos para gerar tráfego real para o seu negócio. O resultado é que você pode impactar a sua comunidade local ou regional.

Um dos caminhos para alcançar mais pessoas é a partir de eventos específicos locais. Um exemplo de anúncio foi lançado esses dias pelo Top Talent Denmark, um programa focado na divulgação de oportunidades acadêmicas na Dinamarca e oportunidades profissionais no Brasil.

Um evento que ocorrerá em São Paulo foi divulgado no Facebook e o público local que faz parte audiência que o programa deseja atingir, como estudantes e pesquisadores, recebe em seu feed o anúncio do evento e a possibilidade de curtir a página ou clicar para saber mais informações. Este é um exemplo para facilitar o alcance das pessoas em escala local ou regional.

No entanto, você já sabe que o assunto de como fazer publicidade no Facebook se trata de estratégias. Por isso é importante ter uma meta definida para os eventos. Não adianta enviar um convite para a inauguração de uma loja no interior da Bahia se o público alcançado mora no litoral do Rio de Janeiro, por exemplo.

Como fazer publicidade no Facebook para gerar melhores resultados

Através do conhecimento, da criatividade e da prática você pode criar anúncios poderosos. Para começar, use como base estes exemplos de anúncios que funcionam para diversas marcas e aplique no seu negócio.

É claro que para saber se essas estratégias também funcionam para você será necessário testes e uma análise detalhada dos resultados. Só através das ações de marketing que você vai saber o modelo ideal de como gerar melhores resultados no universo online.

Em geral, a questão de como fazer publicidade no Facebook de maneira bem-sucedida exige avaliar os erros e acertos. Ao longo das experiências, você vai alcançando um melhor desempenho na rede social, garantindo o sucesso do seu negócio.

Esse assunto vai terminando por aqui, mas lá no Portal de Membros Laboratório Digital você pode acessar mais conteúdos exclusivos com diversas estratégias práticas sobre como vender mais no mercado online todos os dias. Espero te ver por lá!


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)