Como o Inbound Marketing pode alavancar seu negócio na internet

Olá, Empreendedor Digital! Hoje nosso post é sobre um tema bem interessante: Inbound Marketing. Muito se tem falado sobre esta estratégia, que tem sido uma das principais de muitos negócios de destaque na internet. Mas você sabe ao certo o que esta vertente do marketing pode fazer pelo seu negócio? Leia o post e prepare-se para aprender ainda mais como aumentar seus resultados na web!

O que é Inbound Marketing

A palavra Inbound, traduzida, transmite os termos “permissão” ou “entrada”. Portanto, Inbound Marketing é o marketing que promove a permissão de relacionamento de sua marca para um cliente. Tem grande diferença em relação ao Outbound, o marketing tradicional, que promove a divulgação intrusiva e interrompe a comunicação com o objetivo de promover alguma coisa.

O Inbound marketing é voltado para a concretização de negócios na internet, sendo a forma mais eficaz de captar e fidelizar clientes. Não foca diretamente em vendas, conquanto elas surgem como consequência do relacionamento construído entre empresa e consumidor.

Confira algumas estatísticas sobre Inbound Marketing:

  • Estratégias de Inbound Marketing custam cerca de 62% mais barato que ações de Outbound Marketing;
  • Organizações que usam blogs (um dos principais canais de Inbound) conseguem 97% mais links apontando para seu website corporativo;
  • O ROI (retorno sobre investimento) médio conseguido com essa tática é de 275%.

Seria o mesmo que Marketing de Conteúdo?

Apesar de muita gente confundir, Inbound não é Marketing de Conteúdo. O Marketing de Conteúdo é, na verdade, o principal pilar dessa vertente, funciona dentro do Inbound Marketing. Isso porque para permitir a “entrada” ou a “permissão”, a criação de uma estratégia de conteúdo é imprescindível. Posso afirmar, sem medo de errar que sem conteúdo não existe Inbound!

E qual formato de conteúdo eu posso produzir e publicar?

  • Artigos em blog;
  • Infográficos;
  • Ebooks;
  • Whitepapers;
  • Webinários
  • Podcasts;
  • Marketing por Comentários;
  • Questionários;
  • Guest posting;
  • Fóruns online;
  • Vídeos online;
  • E-mail marketing;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Conteúdo em Mídias Sociais.

Para que você entenda onde a criação de conteúdo entra em uma estratégia de Inbound, confira as etapas principais desse método:

5 etapas principais do Inbound Marketing:

  1. Atrair tráfego
  2. Converter visitantes em leads
  3. Converter leads em clientes
  4. Fidelizar os clientes e aumentar as margens de lucro
  5. Encantar os consumidores e transformá-los em promotores de sua marca

Para executar cada uma dessas etapas, deve-se pensar em Lugar, Tempo e Conteúdo. Em outras palavras, é produzir e entregar o conteúdo certo, na hora certa e no local certo. Fazendo isso seus prospects irão absorver melhor as informações e ficarão mais propensas a interagirem com sua empresa.

Vamos começar dissecar a parte prática:

Etapa #1 – Atrair tráfego: Através do Inbound marketing você cria conteúdo relevante otimizado, ou seja, com as palavras-chaves inerentes a sua marca. Isso faz com que as pessoas encontrem seu site ou blog mais facilmente, quando pesquisarem sobre o assunto de interesse no Google. Uma vez que eles sejam direcionados ao seu canal principal, é um visitante.

Etapa #2 Converter visitantes em leads: Sua plataforma é totalmente programada para promover a conversão: área de cadastro para receber seu newsletter por e-mail; banners promovendo seu novo material rico como e-book ou infográficos; Call to Action (chamada para ação)para baixar esses ou outros materiais e se cadastrar em sua lista, entre outras táticas. Uma vez cadastrado em sua lista de contatos, o visitante passa a ser um lead.

Etapa #3 – Converter leads em vendas: A pessoa agora é um lead. Cabe a você, ainda dentro dos critérios do Inbound e do Marketing de Conteúdo, alimentar os contatos com mais conteúdo (por e-mail, blog, materiais ricos) até que elas fiquem plenamente conscientes de que seus produtos ou serviços podem ajudá-lo a resolver problemas. Quando o lead chegar a etapa de compra, sai do estado de lead e se torna um cliente.

Etapa #4: Fidelizar os clientes e aumentar as margens de lucro: Muita gente acha que o processo de marketing termina na etapa de compra, o que não é verdade. Quando o cliente comprar com você, você deve “recomeçar” o ciclo e continuar alimentando os clientes com conteúdos relevantes para que eles venham consumir de novo. A ideia é apresentar mais soluções para os problemas dele. Isso nos leva a quinta etapa!

Etapa #5 – Encantar os consumidores e transformá-los em promotores de sua marca: Uma vez que você atende seus clientes mais de uma vez, proporcionando boas experiências através de entrega de conteúdo e vendas pontuais, que sejam agradáveis, você os fideliza. Isso faz com que eles sejam mais do que clientes, mas que se tornem fãs e promotores de sua marca. Isso explica porque o Inbound Marketing é chamado de “marketing que as pessoas amam”.

Marketing Digital X Inbound Marketing

Você pode pensar: “Mas isso é tudo muito parecido com o que aprendemos com o Marketing Digital, ofertas funil de vendas, etc.”. Sim, de fato é. Mas existem diferenças: O marketing digital é um conjunto de táticas, enquanto o inbound marketing é uma estratégia. Os objetivos gerais do marketing digital são, em muitos caos, de interesse do departamento de marketing, enquanto os do inbound marketing  da gestão da empresa.

O Marketing Digital pode ser uma das muitas vertentes de uma estratégia de marketing, que envolve outras táticas como: anúncios, eventos, promoções telemarketing e etc. O inbound marketing é uma estratégia única e, por si só, suficiente para gerar resultados.

E uma diferença definitiva é que o Marketing Digital promove conhecimento científico sobre sites, Google, Links Patrocinados, entre outros. Já o inbound marketing, além de dominar esses temas, é voltado o negócio da empresa.

Conclusão

Se você deseja mesmo fazer a diferença na internet e usar o marketing como base para o sucesso de seu negócio, não deixe de aplicar o Inbound Marketing. Com ele é possível garantir muitos resultados e tornar o processo muito mais apaixonante, tanto para sua marca, quanto para seu cliente. Então, pronto para alavancar sua empresa na web com o Inbound Marketing? Interaja com um comentário!

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