Como otimizar seu processo de vendas e faturar todos os dias

Então você é daqueles empreendedores valentes que trabalham duro para explorar as frentes mais lucrativas do mercado? Seja bem-vindo ao grupo!

A facilidade de vendas através de um sistema é um diferencial, e é sobre isso que vou falar neste artigo.

Ele será útil para você que:

  • Está com fluxo de caixa negativo e sabe que a internet é o caminho para conseguir um faturamento recorrente.
  • Viu seus concorrentes migrar com sucesso para o marketing digital e passaram na sua frente em vendas.
  • Não consegue gerar resultados efetivos com a publicidade online
  • Já perdeu centenas de reais tentando vender de forma recorrente.

As ideias exploradas aqui são baseadas no conceito de funil imparável, um modelo de funil de vendas otimizado que te ajuda a vender de forma recorrente. No final ainda vou fornecer uma informação bônus que vai levar seu negócio para o próximo nível.

Continue a leitura e descubra como otimizar seu processo de vendas, gerar lucro e faturamento diário e alavancar seu negócio na internet!

O processo de vendas

Independente das ferramentas que você usa, do seu tipo de negócio e o formato de produto, o que faz com que as pessoas comprem é um processo de vendas bem definido.

Um dos principais motivos que levam os empreendedores digitais e profissionais de marketing à “zona dos não resultados em vendas” é o fato de estarem perdidos nos procedimentos comerciais.

Para vender recorrentemente, você precisa de direcionamento e, caso isso não aconteça, você continuará travado. Investindo em coisas que não funcionam, vendo seu dinheiro descer pelo ralo.

“Tudo bem, já entendi, João Paulo, mas afinal, o que é processo de vendas? E como posso otimizá-lo?”

Processo de vendas é um sistema que aborda as tarefas necessárias, listadas em ordem cronológica, para que uma venda se realize. Ele mapeia o começo, meio e fim.

É o desenho do caminho desde quando o cliente toma conhecimento da sua empresa até o momento em que ele compra o produto na página de check-out.

S você quiser se aprofundar ainda mais neste assunto, sugiro que depois leia o artigo aqui do blog: Como vender mais e melhor com a nova jornada do comprador.

Nele eu explico as etapas da jornada do comprador e como elas te ajudam a entender as possíveis dores do seu cliente no momento certo.

Este conhecimento vai servir como base para você direcionar as diversas ações necessárias, que envolvem tanto o trabalho do marketing quanto o de vendas em sua empresa.

Então, entenda: o primeiro passo para vender todos os dias é alinhar sua jornada de compra, o que em outras palavras quer dizer mapear seu funil de vendas ou jornada de compra, que acabam sendo sinônimos.

Isso precisa estar claro para que a coisa flua…  

Você pode fazer isso em 4 etapas:

#1 – Identifique o topo do funil

É preciso determinar como, quando e porque seus clientes irão entrar no funil de vendas. Nesse caso, você precisa definir bem suas fontes de tráfego , pois o começa com os visitantes do seu site.

Os múltiplos canais como sua homepage, seu blog e sua fanpage podem formar juntos o que seria o topo.

Se os seus conteúdos estiverem bem ranqueados nos motores de busca, como o Google, quando um usuário pesquisa algo relacionado ao que você faz, ele será conduzido até seu blog.

Quando isso acontece, a pessoa já está no topo do funil. Então, o que você precisa fazer é incentivá-lo a se cadastrar e entrar no looping de seu negócio, recebendo ofertas, conteúdos exclusivos, newsletter, iscas digitais, etc.

Meus conselhos para você ampliar os resultados nessa fase são:

#1 – Investir bastante em tráfego orgânico, criando e publicando novos conteúdos com qualidade e relevância, sempre com base nas principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio e fornecendo soluções para que suas personas resolvam suas dores.

#2 – Reservar uma verba para o tráfego pago, criando anúncios recorrentes e persuasivos. Aliás, sem os anúncios online, dificilmente você vai conseguir um processo de vendas que gere conversões diárias. A publicidade na internet é o caminho mais lucrativo para seu negócio.

#2. Potencialize suas estratégias dentro do funil

Você pode direcionar seus esforços de marketing em todos os lugares no funil. No topo, como elucidei, é preciso fazer com que o futuro cliente continue avançando no processo de vendas.

No meio é onde o relacionamento se desenrola para que ele chegue ao fundo decidido a comprar. No fundo, ele precisa tomar finalmente a decisão de compra.

Todas as etapas são passíveis a determinados problemas. Em todo caso, é essencial que você se concentre em resolvê-los (esse é um fator importante para que as vendas ocorram diariamente).

Avalie os pontos fortes e fracos de cada fase de seu funil de vendas, principalmente no topo e no fundo, e escolha um ponto de partida para se concentrar em seu negócio, ou seja, se dedicar mais.

Como os problemas podem variar conforme o nicho, é preciso que você mesmo identifique as maiores dificuldades de seu lead em começar e manter um relacionamento com sua marca (topo), o que lhe impede de continuar “quente” na jornada (meio), e quais são as barreiras que o impedem de definitivamente se tornar um comprador (fundo).

Para isso, faça pesquisas, entreviste as pessoas e analise as principais métricas.

#3. Respeite o tempo dos leads

Se um lead avançou no funil, mas está prestes a voltar atrás, respeite o tempo dele e evite sobrecarregá-lo com excesso de informações. Lembre-se de que a função de um vendedor é auxiliar o cliente a tomar as melhores decisões.

Para isso, você precisa conhecer bem seu próprio produto e seu perfil de cliente. Não basta encher o e-mail da pessoa com toneladas de mensagens cheias de gatilhos. Isso além de se tornar intrusivo, vai incentivá-lo a abandonar a lista.

A ideia é entregar as informações imprescindíveis para fazer o lead avançar e quais informações não são relevantes para ressaltar.

Uma prática nesse sentido é desenhar o perfil de seus clientes em potencial, de forma que você se lembre deles facilmente. Falo sobre isso num artigo sobre personas. Também sugiro que leia em outro momento.

Isso irá ajudá-lo a determinar onde focar seu tempo e guiar seu lead pelo funil, proporcionando um relacionamento melhor. Sempre pense em como educar seus clientes em potencial com conteúdos profundos, que matem as objeções e que vão ao encontro da necessidade que eles têm.

Observação: Você pode usar seu blog como centro do conteúdo, trabalhando temas e títulos que levem seu lead a uma maior compreensão do que o seu produto ou serviço podem fazer por ele. Aliás, sempre invista em conteúdo. Ele é um ativo importante do processo de vendas online. Ignore isso e veja seu negócio falhar.

#4. Execute o processo de vendas com disciplina

Não basta definir bem o processo de vendas se você não se dispõe a executá-lo com disciplina. Para bons resultados, seu funil precisa servir o oxigênio do sistema de vendas de seu negócio digital, estando no seu sangue de empreendedor e profissional de marketing.

Depois que você estiver com tudo devidamente planejado, dominando bem os aspectos táticos do funil, execute-o frequentemente e o administre com dedicação para que ele surta efeito.

Passo a passo para criar um processo de vendas recorrente

Ok, agora eu vou me aprofundar um pouco mais com você e te mostrar como você pode criar um processo consistente que te ajude a vender todos os dias. Esse conhecimento é baseado em aulas da Área de Membros Vip (você pode assiná-la aqui por 1 real)

#1. Pesquise o mercado e defina o nicho

O primeiro passo é fazer uma boa pesquisa do mercado em que você está pretendendo atuar, analisando todos os prós e contras. Faça perguntas como:

  • Quais as principais características do nicho?
  • Qual é o público que eu pretendo conquistar?
  • Quais são as principais personas desse público?
  • Quais os canais que ele usa para se comunicar?
  • Que tipo de conteúdo ele costuma consumir?
  • Quem são os concorrentes?
  • Quem são os influenciadores?

#2. Pesquise o perfil exato da persona

Persona é a representação fictícia de seu público-alvo, do grupo de pessoas que se tornarão compradores em potencial. Definir personas servirá como parâmetro para sua estratégia. Elas funcionam como um “avatar” de seu cliente ideal. Por isso, não despreze essa prática.

#3. Selecione as melhores fontes de tráfego

Aqui você precisa investir no melhor canal para levar o público até o local da atração e conversão. Pode ser através do e-mail marketing, do Google AdWords, do Facebook Ads ou até mesmo de um blog corporativo.

Aqui destaco que tanto tráfego pago, quanto orgânico devem ser usados. O investimento em tráfego pode impulsionar os conteúdos produzidos em seu blog, ampliar o alcance de suas comunicações, divulgar seu site, ofertar um produto, entre outras opções.

#4. Atraia o click comprador através de uma oferta de conteúdo

Uma oferta de conteúdo é uma estratégia na qual se oferece um conteúdo atrativo gratuito que tem a função de transformar o visitante em um lead. Ou seja, em um contato qualificado, que ao baixar sua oferta, está permitindo um maior relacionamento com sua marca.

#5. Crie uma comunicação precisa que prenda a atenção de seu prospect

O quinto passo se resume em criar uma conexão precisa com seu potencial comprador. É desenvolver uma comunicação atrativa e persuasiva, com a finalidade de conduzir o alvo a oferta. Capriche na sua carta de vendas!

#6. Crie uma oferta Tripwire

Uma oferta tripwire é focada na compra por impulso. Esta é primeira comunicação direta para a venda, onde você inicia um ciclo dentro do próprio funil. Para que essa oferta gere resultados, seu copy deve ser bem produzido.

#7. Faça a oferta principal

A oferta principal é o próximo passo do comprador, que já passou pela tripwire. Os benefícios de seu produto devem estar evidentes e seu consumidor deve acreditar que está obtendo mais vantagens nesta outra venda.

#8. Desenvolva uma oferta maximizadora de lucro

Esta próxima oferta tem o objetivo, como o nome sugere, de maximizar o lucro de seu negócio. É a terceira compra que seu cliente realiza dentro do processo de vendas baseado no funil imparável. A intenção é elevar ainda mais os resultados, tanto de quem vende, quanto de quem compra.

#9. Via de retorno

O nono item do funil é um elemento essencial para que a ferramenta torne-se imparável. A via de retorno conduz o não comprador ao início do processo. Ou seja, as pessoas que não adquiriram nenhuma das ofertas, receberão uma sequência de e-mails até que cheguem à via de retorno. Em suma, elas retornam a fase 1 do funil até que se deparem com as ofertas novamente.

Gerenciamento e mensuração do processo de vendas

É muito importante que você faça um bom gerenciamento de sua lista de contatos através da automação de marketing. Faça uma constante avaliação de leads, com o conhecido ‘lead scoring’.

Ele irá te auxiliar a redirecionar táticas para as pessoas que não passam pelas ofertas e estão sempre retornando ao início do ciclo através da via de retorno.

Outra prática que você precisa adotar se quiser ter sucesso com seu processo de vendas é a mensuração. Analise os relatórios de métricas úteis para o redirecionamento de seu marketing.

Por exemplo, é importante saber se as fontes principais de tráfego que você escolheu estão sendo mesmo eficientes, ou se é necessário escolher outras.

A partir destes dois parâmetros, resta você adaptar ou readaptar a estratégia para que os problemas não se repitam.

Mas espere, não acabou…

Ainda tem a cereja do bolo!

Como vender todos os dias usando a publicidade online

Agora que você definiu seu processo de vendas, e está o executando, é hora de turbinar sua estratégia!

Mais do que vender uma vez, é vender várias vezes.

E com base nessa afirmação que eu explico o conceito de vendas múltiplas. Este conceito tem ajudado muitos dos alunos e clientes. Aliás, essa é uma das coisas que destrincho na Área de Membros Vip.

O processo é o seguinte:

#1. Defina um produto para pagar seu tráfego, a sua publicidade

#2. Defina qual o produto você pode oferecer após essa primeira compra

#3. Faça várias campanhas sequenciadas.

Não entendeu? Tudo bem, faço a questão de explicar.

Aqui na minha agência aplicamos uma estratégia que funciona da seguinte forma: dividimos o mês em quatro partes e fazemos campanhas específicas em cada fase, com objetivos diferentes. Por exemplo:

– Na primeira parte, cuidamos da atração, gerando tráfego para o site. A ideia aqui é começar a construir uma comunidade em torno da marca e prepará-la para comprar.

– Na segunda parte, nós vendemos um produto de baixo valor. Nessa fase, bem como na primeira, a compra de publicidade não para, é contínua e consistente. O objetivo é vender todos os dias e ter um faturamento que pelo menos permita pagar as contas.

– Na terceira etapa, nós definimos um produto que gere lucro para gente. Fazemos entre o dia 10 ao dia 20 do mês com o objetivo de gerar um bom faturamento focado em lucro.

– Na quarta e última parte, que fica entre o dia 30 e 10 do outro mês, nós vendemos um produto de ativação (um produto “meio termo”, nem tão caro, nem tão barato). Esse quarto produto ajuda no pagamento do próprio tráfego.

É assim que formamos um leque de vendas.

Eu explico isso com mais detalhes numa aula da Área de Membros VIP, por isso sugiro que você acesse a aprenda como aplicar isso em seu negócio.

Esses são baseados nos os 3 pilares das vendas online que te ajudam a aumentar o faturamento comprando publicidade online sem gastar milhares de reais:

1 – Atração

2 – Engajamento

3 – Venda propriamente dita

Há algum tempo, criar um processo de vendas efetivo, para vender todos os dias, era uma assustadora tarefa.

Mas hoje, com o avanço da tecnologia e adoção dos meios digitais, a coisa é mais fácil, desde que você tenha um bom planejamento em mãos e a boa vontade de executar.

É claro que alguns produtos são mais fáceis de serem comercializados do que outros. Tudo depende do tipo de mercado, do perfil do público-alvo e de algumas outras variáveis. É bom você ter em mente isso antes de iniciar sua estratégia de vendas.

Mas, independente do que você escolher para vender, existem alguns aspectos básicos e fundamentais para que as coisas funcionem. Eles foram tratados aqui. Consulte-os sempre que quiser…

Agora, para fechar, faço um convite especial para você aperfeiçoar o que aprendeu aqui….

Tenha acesso ao Portal de Membros Laboratório Digital por apenas 1 real!

Comentários

comentários