Como Otimizar suas Campanhas no Facebook errando seus anúncios.

Aposto que a maioria das pessoas que investem em publicidade, inclusive você, não sabe como seu orçamento é gasto, nem como, ou se poderia obter melhores resultados com esse mesmo investimento.

Hoje em dia, ao lidar com a publicidade on-line, você não só pode saber qual parte do seu orçamento investido em publicidade está gerando o melhor ROI, como também pode testar centenas de diferentes variações de seus anúncios e alocar o seu orçamento em tempo real de acordo com seu público. Sabe do que estou falando?

Estou falando de Facebook Ads Split Test (Teste A/B). Um método para você descobrir Como Otimizar suas Campanhas no Facebook

Continue lendo e você aprendera os segredos de como testar todos os aspectos do seu anúncio no Facebook para entender o que está funcionando e o que não está e, assim, melhorar exponencialmente o ROI de suas campanhas.

Neste artigo, você obterá informações importantes sobre os Split Test como:

  • O que é Split Test (Teste A/B);
  • Se ele funciona;
  • Quais elementos do Facebook Ad deveria testar e como;
  • Escolha das métricas;
  • Como estruturar seus testes;
  • O que pode dar errado;
  • Como aperfeiçoar o Facebook Ads

O que é Split Test (Teste A/B)?

Split Teste ou Teste A/B é uma estratégia de marketing, na qual dois elementos de uma campanha são testados, um contra o outro, para que se analise qual pode entregar os melhores resultados. Ele são ótimos pois oferecem um feedback mensurável do mercado.

Split test pode ser aplicado para qualquer coisa que você quer:  email, landing pages,  títulos de artigos em blogs a, claro, Facebook Ads.

Um bom teste A/B pode resultar em melhorias enorme para seu ROI, na faixa até mesmo de 10x.

Tudo pode ser testado e até mesmo o menor elemento pode melhorar drasticamente o desempenho do seu marketing. Aqui estão alguns exemplos de elementos que são geralmente testados:

  • As cores dos elementos, como, por exemplo, do botão Call To Action;
  • Imagens;
  • Textos e títulos;
  • Call to Action ( ex: registre-se ou conte comigo);
  • Posição dos elementos na página (formulário de inscrição no lado esquerdo ou direito da página);
  • Público-Alvo.

O Split Test realmente funciona?

Em ambas as campanhas presidenciais, o Presidente Obama fez uso intensivo desse teste  em suas landing pages de doação e e-mails. Esses testes ajudaram a otimizar todas as comunicações enviadas aos usuários e maximizar as doações que atingiram o montante impressionante de $ 690.000.000.

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Se a equipe do Obama realizou centenas de Split Tests, você acha ela realmente não irá funcionar?

Os elementos variantes de uma campanha são distribuídos ao mesmo tempo, de forma que não há perigo que um fator externo interfira em apenas 1 dos anúncios.

Entretanto, é claro que nem todos os Split Testes resultarão em uma melhora de desempenho. Algumas vezes, você testará um novo design, um novo título ou qualque outra coisa, apenas para descobrir que o original estava produzindo resultados melhores. Mas lembre-se que isso é parte do jogo e você não deve sentir-se desestimulado. Continue sempre testando.

Quais elementos do Facebook Ad você deveria testar e como?

Para ser sincero, absolutamente tudo deveria ser testado. Entretanto, é claro que isso não é nenhum pouco viável, por isso mais à frente irei passar uma lista com os melhores elementos a serem testados.

Para um teste ser credibilidade, cada anúncio testado deverá gerar uma quantidade razoável de dados (conversões, cliques, likes, entre outros). Porém, testar dezenas de imagens ou audiências de uma só vez provavelmente irá resultar em dados muito aleatórios e nenhum pouco confiáveis.

Ao testar vários elementos, você pode perder o controle da situação. Explicando melhor, se você decidisse testar 5 imagens, 5 títulos e 5 audiências acabaria criando de 125 anúncios diferentes (5 x 5 x 5 = 125), conseguiu ver a inviabilidade?

*Imagem adespresso.com
*Imagem adespresso.com

É muito importante priorizar quais elementos você gostaria de testar para que tenha resultados confiáveis e consiga otimizar seu anúncio.

Com base em milhares de Split Tests feitos em anúncios no Facebook, foram extraídos quais os elementos que proporcionariam os maiores ganhos:

  1. Design

  • Imagem;
  • Mensagem do post;
  • Posição (onde os seus anúncios são exibidos);
  • Landing pages;
  • Headlines.
  1. Target/Público

  • País;
  • Gênero;
  • Interesses;
  • Idade;
  • Audiências personalizadas;
  • Status de relacionamento;
  • Comportamentos de compra;
  • Nível de Educação.
  1. Tipo de anúncio;

  • OCPM, CPC, COM
  • OCPM Optimization (cliques, conversões, Engagement).

Claro que nem todos eles podem ser aplicados ao seu negócio, ou talvez você até mesmo já tenha a resposta para alguns. Assim, faça uma pequena lista das experiências pelas quais você deseja começar. Eu escolheria no máximo quatro.

Depois de definir as categorias para seus testes, é hora de pô-las em prática. Comece com experiências mais amplas, já que, uma vez que tenha os resultados, pode refiná-los, possibilitando a rápida otimização de seus anúncios.

Por exemplo, em vez de testar imediatamente 10 faixas etárias, por que você não testa primeiro se os usuários jovens (13-40) irão funcionar melhor que os usuários mais velhos (40-65)? Uma vez que tiver a resposta, basta refiná-la fazendo outro deste dentro da faixa etária ( 13-18, 18-25, 25-35, 35-45).

Escolha as métricas que irão definir o sucesso ou fracasso do seu anúncio.

Escolha as métricas que irão definir o sucesso ou fracasso do seu anúncio

Antes de se apressar para criar o seu primeiro Split Test (teste A/B), é preciso decidir quais métricas você irá utilizar para definir qual experimento venceu e qual perdeu.

CTR, Cliques, CPC … a variedade de métricas disponibilizadas pelo Facebook é enorme. Entretanto, algumas vezes, elas também podem ser contraditórias.  Há anúncios com um CTR grande e um CPC alto, enquanto outros anúncio têm um CTR péssimo e entregam um grande custo por conversão.

A menos que você seja um especialista, escolha apenas uma única métrica para julgar seus testes.

Para a maioria das campanhas, sugiro o uso da Custo por Conversão. Ele é simples e o mais impactante para o crescimento do seu negócio.

Caso você seja um especialista como dito acima, ou até mesmo um usuário com conhecimento mais avançado e tenha algum domínio, acompanhe as receitas geradas por cada conversão e use o ROI como sua métrica principal.

AdSet & Anúncios: Como estruturar seu teste.

Agora que você tem uma ideia sobre o que testar e como fazê-lo, vamos ir além e ver como organizar seus Split Test com a estrutura de campanha Facebook Ads.

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Como você sabe o Facebook Ads tem uma estrutura de três camadas: Campanhas, AdSets e Ads.

Vamos ver como e quando usar eles.

Campanhas

Cada campanha corresponder a um único objetivo publicidade.

Não acho recomendável utilizar Split Test em várias campanhas, pois é extremamente difícil de analisar e comparar os dados.

No entanto, você pode querer fazê-lo de vez em quando, quando est estiver testando duas variações muito diferentes, tais como o tipo de anúncio.

AdSets

O AdSet é onde você define um orçamento e um cronograma para cada um de seus conjuntos de anúncios. É também onde vai definir suas configurações de segmentação, posicionamento e lance.

Por exemplos: se você tem um orçamento de US$ 10 e quiser testar o público Masculino vs. Feminino você pode criar 2 AdSets com um orçamento de US $ 5 cada, um com o alvo homens e o outro com o alvo mulher.

Ads

Cada conjunto anúncio (Ad Set) pode incluir vários anúncios (Ads) com diferentes imagens, texto, botões call-to-action, links ou vídeos.

Há apenas uma desvantagem nesta configuração. Enquanto a nível AdSet você pode definir um orçamento para cada experiência e, assim, cada experimento receber a mesma quantidade de impressões, isso não é possível no nível do anúncio (Ads).

Isso muitas vezes resulta em uma distribuição desigual do orçamento, no qual algumas experiências receberão uma grande quantidade de impressões e consumirão a maior parte do orçamento do que outras.

O que pode dar errado

O que pode dar errado

Primeiro de tudo, deixe-me avisá-lo: esteja preparado para perder um pouco de dinheiro ou nem mesmo se incomode em iniciar um teste.

Nem todos os experimentos serão bem sucedidos e nem todos os dados serão confiáveis depois de alguns dias. Você precisa estar ciente disso quando começar. Não pare de um Split Test depois de algumas horas apenas porque uma variação parece extremamente cara. As coisas podem mudar rapidamente.

Depois de uma amostra de dados, por exemplo, o elemento que parecia claramente ser o perdedor poderá ter um sucesso impressionante.

Portanto, tenha calma. Aceite que você pode perder pouco de dinheiro e dê a cada experimento seu tempo. Você sairá no lucro de alguma maneira, pois todas as experiências, bem sucedidas ou não, irão aumentar a compreensão sobre o seu público e ajudarão a alcançar o sucesso a longo prazo.

Agora que você entendeu como funciona, tenho que alertá-lo sobre dois riscos que você deseja levar em conta:

Testar demais seu público pode aumentar seu custo.

Se você estiver testando muitas audiências, pode acabar criando muitas AdSets, cada uma com um pequeno alcance.

Esta hipersegmentação pode sair muito cara. Caso você fizer muitos Split Test em sua audiência, tenha a certeza de ter um grande alcance global, de modo que cada variação ainda terá como alvo uma base de usuários muito grande.

Design Testing & Viralidade

Na maioria das vezes, com sorte, você estará promovendo posts interessantes, mas que não são aquele viral que pode reunir centenas ou milhares de likes.

Ao promover um post, os Split Test sobre o seu design podem limitar o impacto orgânico de seus anúncios. É muito simples: se alguém vê um post com 1.000 gostos ele assumirá que é bom e dará like ou irá compartilha-lo também. Esse é o comportamento que pode incrivelmente ampliar o alcance do seu anúncio.

No entanto, se você decidir testar o design do anúncio e ter, por exemplo, 10 variações dele, esta propagação vai diluir a potencial viralidade em 10 anúncios diferentes . Em vez de uma, incrivelmente bem sucedida postagem com 1.000 likes, você pode acabar com 10 posts com 50 likes cada, diminuindo o seu potencial de amplificação.

Se você cair nesta situação e promover conteúdo com um alto potencial viral, a minha sugestão é que adote a estratégia nº3 que virá a seguir.

Como aperfeiçoar seu Facebook Ads baseado no resultado do seu Split Test (Teste A/B).

Como aperfeiçoar seu Facebook Ads baseado no resultado do seu Split Test

Uma vez que seus experimentos começaram a gerar dados confiáveis, há várias estratégias que você pode adotar:

1) Parar seus anúncios de baixo desempenho

Esta é de longe a mais usada. Assim que você tiver dados confiáveis, basta pausar os anúncios de baixo desempenho e apenas manter aqueles com melhores execuções.

2) Redistribua o seu orçamento

Quando seus testes forem divididos pelo AdSets, em vez de parar totalmente a performance daquele com menor desempenho, você pode simplesmente redistribuir o orçamento entre eles.

Desta forma, você pode ter a maior parte do orçamento atribuído a seus principais experimentos, deixando o pior com um pequeno orçamento AdSet de, por exemplo, US$ 1 por dia. Desta forma, você pode monitorá-los e ver se alguma coisa muda no futuro a um custo muito baixo.

3) Teste e Escala de desempenho

Esta estratégia é frequentemente usada para as landing pages e e-mails, mas não no mundo da publicidade. No entanto, é muito eficaz e não há nenhuma razão para não usá-la.

Execute seus testes com o menor orçamento possível para obter dados confiáveis e, uma vez que você tenha um vencedor para cada teste, crie uma nova campanha com apenas os anúncios com desempenho alto e deixe de gastar o restante do seu orçamento.

Não importa qual a estratégia que escolha, você deve sempre testar. Quando encontrar um vencedor, enquanto desfruta do seu desempenho melhorado, tente também alocar uma pequena parte de seu orçamento para a criação de uma nova campanha para testar ainda mais seus anúncios no Facebook.

Conclusão

Não há dúvida de que Split Testing seus anúncios no Facebook é um das maneiras mais eficaz de melhorar drasticamente seus anúncios. Além de também te ajudar a entender melhor sua persona e de que ela mais precisa, impulsionando o seu negócio.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, dê uma olhada no ebook Como Construir seu Primeiro Funil de Vendas. Me conte se consegui te ajudar.

E você? Você já fez um Split Test ou contínua fazendo para seus anúncios do Facebook? Qual foi o seu maior sucesso? E o resultado que você não esperava? Compartilhe sua experiência e suas perguntas nos comentários.

João Paulo Pereira.


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)