Como usar o Facebook Ads em sua estratégia de vendas online

Olá, amigos empreendedores! Como vai o trabalho com o marketing digital? Espero que meus conteúdos estejam lhe ajudando. Em meu último artigo, citei o Facebook Ads como uma das estratégias mais eficientes para geração de tráfego na internet. Isso porque esse sistema de publicidade funciona dentro da maior rede social do mundo.

Os anúncios a partir desse canal são muito eficazes, não apenas para atrair pessoas para seu site, mas também para elevar as vendas propriamente ditas. Um bom exemplo é anunciar sua oferta em uma Landing Page ou até mesmo um lançamento.

O Facebook Ads é o nome dado ao sistema de anúncios que funciona dentro da rede Facebook. O programa foi criado com o objetivo das empresas divulgarem suas marcas, páginas de fãs, sites ou blogs para os usuários da rede.

Continue lendo e absorva todas as informações que trouxemos para você alavancar os ganhos de seu negócio digital através da publicidade no Facebook. Pronto para aprender? Então vamos nessa!

Por que Anunciar no Facebook?

Antes de tudo, vamos fornecer respostas para esta pergunta.  Existem diversos motivos para você anunciar no Facebook, mas destacamos três:

  1. É extremamente barato em relação a outros tipos de divulgação;
  2. É possível segmentar uma campanha de acordo com o público-alvo;
  3. Muita gente tem conta na rede social e muitos deles podem ser seus clientes.

Planejamento e definição de objetivo

Para começar uma campanha no Facebook Ads, a única coisa que você vai precisar é o link do produto o qual deseja promover. Mas não faça isso sem um planejamento prévio. Comece definindo o propósito de sua estratégia.

Você quer atrair pessoas para seu site ou blog? Quer aumentar o número de curtidas em sua fanpage? Quer atrair leads para sua nova Landing Page? Ou deseja buscar inscritos para sua lista de um lançamento recente?

Definindo o objetivo de sua campanha, você estará abrindo o caminho para o êxito. Outra coisa a se pensar com atenção é o arsenal de ferramentas que será usado. Como por exemplo, um Funil de Vendas bem projetado e pronto para receber clientes. Além dele, confira algumas ferramentas úteis para compor sua estratégia:

Ferramentas para ajudar na divulgação no Facebook Ads

Isca digital 

É preciso ter uma oferta, um conteúdo relevante e rico para atrair assinantes para sua lista. A isca digital funciona como recompensa, e sem ela, fica difícil de alguém fornecer seus dados. Existem várias ideias nesse sentido: um e-book, um podcast, uma vídeo aula ou até mesmo uma planilha.

Landing Page (Página de Captura) 

A página de captura é o ponto de encontro, o local da conversão. É nela que sua isca digital é apresentada, e onde a captura do e-mail do usuário acontece. Quanto mais atraente e persuasiva for sua página, melhor será o índice de conversão, ou seja, de contatos gerados em sua campanha do Facebook Ads.

Automação/Auto Responder 

A automação é outra ferramenta imprescindível. Como o nome sugere, ela automatiza os processos, exigindo apenas uma programação prévia de sua parte quanto ao relacionamento com o cliente. O e-mail marketing funciona dentro da automação. Nele, uma sequência de e-mails  é configurada para alimentar os escritos em sua Landing Page com conteúdos relevantes, até que ele faça a compra.

Blog

Ter ou não ter um blog? Esta é uma grande polêmica, já que alguns acreditam que se deve e outros que não. Isso é uma opinião pessoal, mas sou taxativo em afirmar que se você deseja fazer nome e criar autoridade, é ideal ter um blog. Além de ser um ótimo canal para atrair tráfego, dependendo do caso, se você lançar bons conteúdos, o Facebook Ads será um grande aliado para o aumento de seus resultados digitais.

Trabalhe a Segmentação

Definindo seu objetivo e tendo as ferramentas em mãos, é hora de dar o start em sua campanha. Uma prática importante é segmentar o perfil de seu público. Suponhamos que você queira ofertar um e-book gratuito, para em breve, vender algo para gerentes de marketing.

Se olharmos pela ótica do Google, teremos uma variedade de personas diferentes com interesse na mesma oferta, sendo que algumas não lhe são interessantes. No Facebook Ads é possível separar o joio do trigo previamente, tendo uma “percepção cirúrgica” na hora de segmentar e atrair o público certo para seu negócio.

Só tenha cuidado nesse sentido, pois o fato de o usuário não estar procurando ativamente pelo assunto pode trazer uma taxa de cliques e conversões menor. Sem contar que a oferta precisa ser de fato bastante atrativa para gerar interesse.

Escolha o tipo de anúncio

Os objetivos publicitários que você pode escolher são:

  • Cliques no site: Direcionar as pessoas para o seu website.
  • Conversões no site: Aumentar as conversões em seu site.
  • Envolvimento com a publicação: Impulsionar suas publicações.
  • Curtidas na Página: Promover e obter curtidas na Página para se conectar com mais pessoas que são importantes para você.
  • Instalações de aplicativos: Obter instalações de seus aplicativos.
  • Envolvimento com o aplicativo: Aumentar o envolvimento em seu aplicativo.
  • Reivindicação de ofertas: Criar ofertas para o público resgatar algo em sua loja.
  • Divulgação nas imediações: Alcançar leads próximos ao seu modelo de negócios.
  • Respostas a eventos: Aumentar a participação em seu evento. Este é muito interessante para lançamentos digitais.
  • Visualizações de vídeo: Criar anúncios para fazer com que mais pessoas visualizem um vídeo seu. Este costuma gerar muita conversão.

Obs.: Uma informação importante é que pra criar uma campanha nessa ferramenta você precisa ter um cartão de crédito internacional.

Aprovação dos anúncios

É importante que você saiba que nem sempre é tarefa fácil conseguir aprovação dos seus anúncios no Facebook Ads. Por isso, antes de avançar em suas campanhas, consolide uma série de aspectos importantes relacionados a aprovação.

É muito recorrente, por exemplo, alguns anúncios serem rejeitados por conterem links de afiliação para produtos que nada têm a ver com o que está sendo anunciado. Não faça isso! Ao contrário, seja claro na forma de divulgar, pois isso facilitará que os seus anúncios sejam aprovados o mais rápido possível.

Concluindo

Enfim, caro leitor, minha intenção nesse artigo fornecer um bom insight sobre como você pode usar o Facebook para aumentar os resultados de suas vendas digitais. Espero ter sido útil mais uma vez. Desde já me coloco a sua disposição caso reste alguma dúvida.

Agora tenho um convite especial para você que é nosso leitor. Estou lançando uma série de vídeos que tratam sobre estratégias no Funil de Vendas. É só acessar meu canal no Youtube! Abraços!

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