A estratégia infalível de como vender produtos pela internet todos os dias

A internet chegou para facilitar a vida de todos, inclusive, das pessoas que querem aumentar seus lucros. Não são poucos os empreendedores que estão aproveitando as táticas de vendas online para alavancar suas empresas. Você é um deles?

A verdade é que a internet se tornou mesmo o melhor caminho para atrair e conquistar um grande número de clientes com investimento incrivelmente baixo. Mas, talvez você que esteja lendo este artigo não esteja vivendo esta realidade do seu negócio.

Por que será que o seu caso é uma exceção? O que está dando tão errado assim? Por que seus anúncios não convertem? E por que seu conteúdo não gera o retorno que você tanto espera?

Com base na minha experiência com o marketing digital, depois de ter ajudado dezenas de empresas a conquistarem mais resultados em vendas e escalado diversos produtos na web, arrisco dizer que está faltando trabalhar melhor o seu tráfego (Publicidade Online).

Nesse contexto, das duas, uma: ou você não está atraindo visitas o suficiente para fazer os seus produtos converterem, ou está atraindo pessoas que não são os seus clientes potenciais. Esses problemas podem ser resolvidos com uma boa estratégia de vendas online, e é sobre isso que irei falar aqui.

Continue a leitura e descubra como vender produtos pela internet todos os dias com técnicas de tráfego e publicidade online!

A primeira coisa…

Seth Godin, um dos maiores especialistas em marketing da atualidade diz o seguinte:

Não grite para as massas; sussurre para poucos. As pessoas vão escolher falar sobre as coisas. Entregue suas ideias.

Esse é um ótimo pensamento para nos fazer entender o conceito de segmentação. Não basta falar de tudo para todos, é preciso “afunilar” a proposta. O seu produto atende a um, ou no máximo dois, públicos específicos.

Fazer marketing na internet não é como sair na rua com um megafone dizendo “Compre comigo pelo melhor preço” ou “Escola o meu produto”. Vender na internet é como sentar com uma pessoa que você já sabe que precisa do que você vende, e dialogar com a fim de fazê-la ter certeza que você tem a solução para os problemas que ela enfrenta.

Na internet, a proposta é falar a coisa certa, para a pessoa certa, no tempo certo, sempre de forma personalizada. Portanto, a primeira coisa a se fazer é identificar que é o seu público, ou seja, o grupo de pessoas que realmente tem interesse a sua oferta.

Só depois de identificar isso é que você terá sucesso em como vender produtos pela internet. E o melhor caminho para conseguir isso é a…

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

como vender produtos pela internet

Segmentação de mercado é a prática de identificar num mercado amplo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes para os seus produtos. Isto deve ser observado com o intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos e necessidades deste público-alvo.

Em outras palavras, segmentar o mercado é dividir um mercado em pequenos grupos. Esta deve ser a base de toda a estratégia de marketing e vendas de um produto, dentro ou fora da internet. Sem isso, dificilmente você chegará a um bom resultado em vendas.

Para entender melhor sobre o assunto, aconselho acessar esta página!

Agora, já que te dei a primeira chave para abrir as portas das conversões em vendas, vou listar para você os pontos que vão te ajudar a chegar aos seus objetivos com o marketing digital. Confira!

Trabalhe sua presença online

O primeiro passo é ter uma presença online forte. É aquela velha história: quem não é visto, não é lembrado. E você só pode vender se os seus clientes conhecerem e lembrarem de você, certo? Então faça as pessoas conhecerem você e sua marca.

Você pode fazer isso através de:

Tráfego orgânico –  Aquele em que as pessoas encontram seu site, blog ou produto de forma natural pelo Google ou outros motores de busca.

Tráfego pago – Com os anúncios pagos (ou links patrocinados, publicidade online, etc), que é a melhor forma de atingir um maior número de pessoas.

Qual o tráfego certo para você neste momento? As duas formas são essencialmente importantes. Por isso, ao contrário de outros que tentam focar o seu marketing em apenas uma das estratégias, é bom saber utilizar as duas.

Se você está com dificuldades para vender, agora é o momento de gerar tráfego orgânico, com a produção de conteúdo otimizado para o seu blog. Mas também é hora de investir em publicidade online usando a segmentação como critério.

É preciso criar conteúdo de qualidade que seja bem ranqueado nos buscadores. O seu futuro cliente precisa ver que seu site é a melhor opção para tirar dúvidas e buscar soluções sobre seu setor de atuação e os algoritmos de pesquisa também precisam reconhecer isso.

Estando o seu site preparado com conteúdo, então você pode trabalhar as campanhas pagas para levar as pessoas até ele. Com um bom conteúdo, e a publicidade online levando seu futuro cliente até você, os cliques não serão em vão.

Faça o seu conteúdo vender

O conteúdo do seu website, blog, mini site ou qualquer página deve ser feito para ajudar a vender. Algumas publicações irão vender diretamente, outras indiretamente. Isso vai depender da fase da jornada de compra que o seu cliente está. Mas existe uma sequência lógica que pode aumentar suas conversões através do conteúdo:

1 – Que seja apresentado o problema ou necessidade do cliente e que seja dada ênfase no porque é tão importante que este problema seja solucionado ou necessidade atendida.

2 – Que você demonstre ao seu cliente que esta necessidade pode ser atendida pelo seu negócio, e como o seu negócio ou produto é a melhor escolha para ele.

3 – Que você venda discretamente, pois dependendo do objetivo com o conteúdo suas taxas de conversões serão maiores se você vender indireta em vez de explicitamente.

Capture os e-mails dos visitantes

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Uma vez que você já determinou a segmentação, preparou o conteúdo para converter e está levando as pessoas certas até o seu site, é hora de capturar e-mails delas. Contato gerados serão determinantes para o sucesso das vendas no futuro.

Isso pode ser feito com landing pages ou formulários nativos do seu blog. A cada conteúdo que for disponibilizado, procure captar os e-mails dos usuários. Dessa forma, suas chances de gerar leads (contatos qualificados) aumentará.  

É nessa hora que o conteúdo se torna importantíssimo no processo de como vender produtos pela internet. Dependendo da oferta de conteúdo que você fizer, como na entrega de um e-book, por exemplo, ficará mais fácil capturar os dados de contato dos seus leitores.

A partir daí o relacionamento poderá continuar por e-mail e assim você poderá conduzir as pessoas pelo funil de vendas até que se tornem clientes, de fato. Portanto, dedique boa parte do tempo para traçar estratégias de geração de leads.

Personalize a jornada de compra

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Como eu explico neste artigo, a jornada do comprador, ou jornada do cliente, do inglês “The Buyer’s Journey”, é um quadro muito importante para a estratégia de marketing de muitas empresas. Hoje me dia, os profissionais de marketing e vendas enxergam a necessidade de ajustar seu planejamento para lidar com as diversas mudanças nas práticas de consumo.

Nesse contexto, é preciso saber é sobre o caminho percorrido por um potencial cliente. Isso pode variar de uma empresa para a outra, mas em suma, a essência é a mesma. Mapear todo o processo de atração e relacionamento.

Esse mapeamento te permite despertar o interesse da persona, colher informações úteis sobre as necessidades e desejos dela e optar por ações precisas que possam influenciá-la na decisão de compra.

As etapas da jornada do comprador vão te ajudar a entender as possíveis dores do seu cliente no momento certo, e servirem como base para direcionar as diversas ações necessárias, que envolvem tanto o trabalho do marketing quanto o de vendas.

Desde os anúncios, passando pelos conteúdos publicados, pelas landing pages criadas, até a comunicação do copywriting na página de vendas (e por que não nos bônus oferecidos a partir do produto?) Enfim, todo o processo será baseado nas informações colhidas na jornada.

Dessa maneira, o processo serve como guia principal de como vender produtos pela internet, levando você a se esforçar precisamente na principal missão: encontrar os potenciais leads e clientes qualificados.

Siga este passo a passo

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Acredito que lendo até aqui já esteja claro para você como vender produtos na internet. Nos tópicos anteriores, eu explorei táticas de marketing digital essenciais para você chegar aos seus objetivos. Para te ajudar um pouco mais, destaco agora um passo a passo que pode ser muito útil nas etapas:

1 – Pesquise o mercado, veja quem são os compradores do seu produto, onde estão esses compradores e o que eles esperam deste produto que os seus concorrentes.

2 – Defina o tipo de cliente ideal para a sua empresa (persona). Dessa forma, você pode focar o seu conteúdo e o seu Marketing para esta persona, economizando tempo e gasto.

3 – Defina as melhores fontes de tráfego, como os seus clientes vão chegar até você. Atualmente a melhor forma de conseguir tráfego pago é através do Facebook Ads.

4 – Use conteúdo gratuito para atrair o clique dos seus clientes, como por exemplo, um e-book gratuito, uma palestra, etc.

5 – Trabalhe com remarketing, um tipo de marketing para as pessoas que já tiveram um primeiro contato com o seu negócio, ou seja, a exibição de anúncios para as pessoas que já acessaram o seu site.

Personalize cada um desses três pontos

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1 – Atração

A atração é uma das principais etapas da venda. É preciso fazer com que que as pessoas saibam que você existe e que você está ofertando algo bom. Vale ressaltar aqui que, ao contrário do que muitos pensam, atrair clientes não significa chamar o maior número de pessoas para o seu site. O número de tráfego não significa, necessariamente, o número de conversão.

É por isso que não basta apenas atrair, é preciso saber quem está atraindo e fazer de forma precisa, usando os caminhos que irão atingir o público-alvo certo para o seu negócio. Na atração o que importa não é a quantidade e sim a qualidade do tráfego. Por isso reforço tanto a questão da segmentação.

2 – Engajamento

Engajamento com os seus clientes é outro ponto essencial no processo de vendas. Afinal, de nada adianta atrair as pessoas se você não consegue fazê-las se interessar pelo seu conteúdo, sua marca e o seu produto.

Estudos feitos pelo Google e a Advertising Age com consumidores, profissionais da área de marketing e canais de comunicação apontaram números interessantes sobre engajamento:

  • Enquanto 9,8% dos consumidores engajados e 40,2% dos hiperengajados compram um produto online várias vezes por semana, apenas 8,1% dos consumidores que evitam o engajamento online compram com a mesma frequência.
  • Além do mais, os consumidores hiperengajados, que representam 15,5%, compram um produto online todos os dias, o que prova que ter uma boa estratégia de engajamento é essencial quando se busca vendas diárias.

3 – Venda personalizada

Preste bem a atenção no que vou dizer aqui, pois isso representa uma chave que pode abrir as portas para o faturamento e lucro no seu negócio. Existem diversas ferramentas de marketing permitem que você automatize o processo de vendas, mas na hora de vender, o fator humano importa, e importa muito.

Em outras palavras, nada substitui o calor humano num processo comercial. Por isso, aconselho o seguinte: automatize a prospecção, atração e geração de leads, mas personalize o relacionamento.

Esse é o caminho para aumentar consideravelmente sua taxa de conversão. Teste esse conceito em sua empresa e venda como vender produtos pela internet se tornará em uma fonte inesgotável de resultados.

Quando seu negócio irá render diariamente?

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Todo este processo parece ser demorado e parece que ainda não está claro como vender produtos pela internet todos os dias, não é mesmo? A verdade é que tudo isso faz parte do processo. Ignorar, ou pular, cada um desses pontos pode comprometer o resultado.

Destaco que configurando tudo isso, você só precisa fazer duas coisas:

#1 – Investir bastante em tráfego orgânico, criando e publicando novos conteúdos com qualidade e relevância, sempre com base nas principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio e fornecendo soluções para que suas personas resolvam suas dores.

#2 – Reservar uma verba para o tráfego pago, criando anúncios recorrentes e persuasivos. Aliás, sem os anúncios online, dificilmente você vai conseguir um processo de vendas que gere conversões diárias. A publicidade na internet é o caminho mais lucrativo para seu negócio.

Considerações finais sobre como vender produtos pela internet

Mais do que vender uma vez, é vender várias vezes.

E com base nessa afirmação que eu explico o conceito de vendas múltiplas. Este conceito tem ajudado muitos dos alunos e clientes. Aliás, essa é uma das coisas que destrincho na Área de Membros Vip.

Há algum tempo, criar um processo de como vender produtos pela internet todos os dias, era uma assustadora tarefa. 

Mas hoje, com o avanço da tecnologia e adoção dos meios digitais, a coisa é mais fácil, desde que você tenha um bom planejamento em mãos e a boa vontade de executar.

É claro que alguns produtos são mais fáceis de serem comercializados do que outros. Tudo depende do tipo de mercado, do perfil do público-alvo e de algumas outras variáveis. É bom você ter em mente isso antes de iniciar sua estratégia de vendas.

Mas, independentemente do que você escolher para vender, existem alguns aspectos básicos e fundamentais para que as coisas funcionem. Eles foram tratados aqui. Consulte-os sempre que quiser…

Agora, para fechar, faço um convite especial para você aperfeiçoar o que aprendeu aqui….

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