Configurando o Mindset Empreendedor

Você tem apostado no marketing digital, mas ainda não conseguiu os resultados esperados? Pode ser que algo ainda precise mudar. Muitos aspirantes a empreendedores alegam que as ferramentas são as principais vilãs da falta de resultados. Afinal, muitos sistemas e softwares são de fato difíceis de serem configurados.

Mas a verdade é que o maior algoz da falta de resultados no marketing digital não é nenhum sistema, mas a desconfiguração da mente. Como assim? Eu explico: tudo parte da mente. Se ela não estiver sendo usada com os padrões corretos, não basta dominar os fatores externos como as ferramentas. Quer entender melhor? Aprenda agora como programar o mindset empreendedor!

 

O que é Mindset Empreendedor?

Mindset é um termo inglês, que em tradução literal é ‘mente configurada’ ou ‘configuração da mente’. Vou usar uma analogia para que fique mais claro: a mente é como um computador com diversos softwares instalados, alguns são bastante, outros, porém, são ruins e desnecessários.

No contexto ocorre um tipo de ‘mapa mental’, que funciona consciente ou inconscientemente, com base em uma série de crenças, valores, princípios, visões, enfim, tudo o que foi adquirido desde o nascimento. Tudo o que foi absorvido na infância, adolescência e juventude, formam o que seria esse mapa ou plano, ou, sua configuração mental.

Dependendo do aprendizado que a vida lhe proporcionou, você pode ser uma pessoa com uma programação mental completamente errada sobre determinados assuntos. De repente, em alguns aspectos, pode estar enxergando o mundo de forma negativa, negra, incompleta ou até mesmo não conseguindo enxergar o que deveria.

Fazendo uma ponte com o cenário empreendedor, alguns indivíduos podem até ter o marketing digital como uma excelente oportunidade de crescimento, crendo no sucesso com o próprio negócio, mas se continuam com o mindset desconfigurado, a coisa ainda será dura.

Mesmo que o cara tenha o profundo desejo de ser dono do próprio negócio, se continuar pensando e agindo como medíocre (perdão, mas nenhuma palavra caiu melhor aqui), continuará remando na contramão do êxito. O caminho então é conseguir configurar o que seria o mindset empreendedor!

Os dois tipos de mindset

A psicóloga norte-americana Carol Dweck explica que existem dois tipos de mindset, de configuração mental: Fixed Mindset (Configuração Fixa) e Growth Mindset (Configuração de Crescimento). Veja quais as características de cada uma:

‘Fixed Mindset’ (Mentalidade Fixa)

Os indivíduos que tem esta mentalidade costumam acreditar que as pessoas de sucesso são assim porque nasceram com talentos, dom e aptidões.  Na ideia deles quem não nasceu com os pré-requisitos exigidos pela vida, estará completamente “ferrado”. Algumas pessoas desse grupo chegam a simplesmente detestar o sucesso dos outros, por se acham incapazes de chegar ao mesmo nível.

São indivíduos que não suportam críticas, trabalham para esconderem suas dificuldades, quase não se esforçam e desistem rapidamente de seus objetivos, inventam desculpas, procrastinam demais, jogam areia em tudo, enfim, são conformistas e agem dando razão ao que chamam de sina.

‘Growth Mindset’ (Mentalidade de Crescimento)

As personas desse grupo costumam ser apaixonantes! Tendem a aprender com as críticas e erros, mesmo que isso lhes cause dor. Reconhecem melhor suas dificuldades e buscam por melhorias, acreditando piamente que o caminho para o sucesso é a perseverança, o foco e a atitude.

São pessoas que sabem que alguns nascem com talentos e vocação, mas num geral, é preciso aprender as habilidades com muito treino e estudo. Os empreendedores estilo ‘Growth Mindset’ se inspiram em pessoas de sucesso e traçam objetivos claros para as próprias vidas. Quando se encontram, não há nada que possa os travar na busca de seus objetivos.

Em qual dos dois grupos você se encaixa? Quais características mais combinam com você? Se por acaso as respostas são negativas, fique tranquilo. Não é o fim do mundo!

Seria perfeito se todos estivessem no rol dos ‘Growth Mindset’. Mas a verdade é que muitos profissionais do marketing digital ainda estão aprisionados no ‘Fixed Mindset’. O bom é que se eles quiserem poderão migrar para o grupo do sucesso, permitindo-se crescer com uma configuração adquirida, construindo o que seria o mindset empreendedor.

Hora de configurar a mente

Entendido que o grande problema não está no mercado e nas ferramentas de marketing digital, mas na mentalidade do empreendedor, é hora de configurar o sistema. Se lembra que as crenças é que formam o mindset? Então, tudo pode mudar se você quiser! Apresento uma série de perguntas para chegar a um bom nível de análise pessoal:

  • O que estou precisando para mudar minha configuração mental?
  • O que tem prejudicado minha carreira como empreendedor digital?
  • Será que preciso de mais conhecimento?
  • Quais são as habilidades necessárias para crescer nos negócios e na vida?
  • Quais as atitudes erradas que estou cometendo?
  • Será que estou sabotando a mim mesmo?
  • Qual a crença limitante que tenho em relação ao sucesso?

Você pode mudar a configuração e conseguir um mindset empreendedor, se tornando mais um dos seres raros que fazem história na internet. Mas para que não fique apenas na reflexão, reservei algumas dicas para ajudar nesse sentido:

#1. Tenha um objetivo claro definido

Sem metas claras do que se pretende conquistar, fica mais difícil sua mente trabalhar em prol do que você deseja. Quando documentamos nossas metas, nosso subconsciente acaba agindo mais ativamente para conquistar. Por isso anote o que você quer alcançar e mantenha isso em vista. Reserve um tempo diário para rever o escrito e mantenha o foco.

#2. Faça do conhecimento uma escada infinita

Um dos segredos é nunca parar de estudar. Quanto mais você busca conhecimento, mais você reconhece suas limitações e descobre como mudar. Se você gosta de ler, adquira bons livros. Se preferir os vídeos, a internet está cheia deles. Faça cursos, participe de eventos, workshops, enfim, esteja sempre buscando mais conhecimento, fazendo dele uma escada infinita.

#3. Desenvolva a autoconfiança

Não adianta você desenvolver estratégias mirabolantes de marketing se lá no fundo você não confia. A autoconfiança é um dos requisitos mais fundamentais na careira de qualquer pessoa. Com o empreendedorismo digital não é diferente. Evite ter pena de si mesmo e alimentar o “vitimismo”. Jamais permita que os outros lhe façam se sentir inferior e seja sempre positivo. Tem pessoas que dão a desculpa: “eu não sou pessimista, sou realista”, para defender seus argumentos negativos. Isso é balela!

#4. Tenha boas influências

Pessoas de sucesso se espelham em outras. Entenda bem, não é imitar, mas se inspirar em pessoas que já chegaram aonde você pretende. Essa é uma boa forma de trabalhar para a melhoria pessoal e profissional. Em todas as áreas, indivíduos que alcançaram o sucesso, na maioria das vezes teve alguém para se espelhar. Quem é a pessoa em sua área de atuação que mais lhe inspira?

Conclusão

A intenção desse artigo é fazer com que você mude sua realidade para melhor. Não basta compreender funil de vendas, infoprodução, marketing de afiliados e etc., se sua mente ainda estiver desconfigurada. Por isso aconselho: comece a trabalhar em favor de si mesmo, buscando um bom conjunto de crenças para o sucesso na internet. Não deixe de expor sua opinião nos comentários e compartilhar o post com os amigos.

Comentários

comentários