Então você gerou novos leads…

Isso significa que você tem um determinado número de pessoas em sua lista, ou uma quantidade de visitantes cadastrados após baixarem um e-book ou uma aula gratuita. Enfim, gente que deixou dados como o nome e e-mail em algum formulário no seu site, blog ou landing page.

Em resumo…

Você tem uma lista de contatos quentes e precisa transformá-los em clientes.

Hoje eu vou explicar para você como você constrói o relacionamento com um lead, a fim de torná-lo um prospect e depois em cliente. Mas, para não ficar nenhuma lacuna no decorrer do texto, vou esclarecer a diferença entre lead, prospect e cliente.

Podemos dizer que:

  • O lead é alguém que apenas quer mais informações sobre um tema que você está abordando através de algum tipo de conteúdo.
  • O prospect demonstra certa inclinação para comprar um produto ou contratar um serviço, pedindo mais informações sobre a oferta em questão.
  • O cliente é a pessoa que acabou de realizar o pagamento e adquirir seu produto

Estando isso bem entendido, podemos seguir em frente.

Aprenda agora as táticas de e-mail marketing para converter leads em clientes e criar sua história de sucesso em vendas!

Por que você deve valorizar ao máximo uma estratégia de e-mail marketing
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O e-mail marketing é uma ferramenta perfeita para causar impacto no lead, através de maior uma modelagem estratégica das informações. Você pode enviar conteúdo meramente informativo, mensagens voltadas para venda, divulgações de lançamentos, entre outras finalidades.

Entre as diversas vantagens desse recurso para o seu marketing digital, é que é uma ferramenta é barata, direta e de grande eficiência. Você consegue boas ferramentas de e-mail marketing por um custo muito baixo e pode garantir um bom retorno com as conversões que fizer.

Enfim, uma estratégia bem pensada e executada de e-mail marketing te permite transformar a ferramenta na forma mais eficaz de converter ou fidelizar clientes, e é justamente sobre isso que vamos falar aqui…

O que você precisa fazer após converter um visitante em lead
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Depois que o lead é gerado, seu trabalho agora é nutri-lo. Nesta etapa, a comunicação geralmente acontece através do e-mail. Aliás, se você ainda não tem uma ferramenta de e-mail marketing, sugiro que conheça a que eu uso em meus projetos: a Infusionsoft.

Se você se interessar, entre em contato comigo, porque quem é meu cliente recebe descontos em treinamentos. Só me mandar mensagem aqui.

Muito bem, a partir do primeiro contato, é possível oferecer conteúdos diversos e, por meio das métricas disponibilizadas pela plataforma de disparo, você pode identificar qual assunto, tema e tipo de comunicação agrada mais a cada lead.

Mas faço questão de destacar que “oferecer conteúdo diverso” não significa enviar um ou dois e-mails por dia, cada um com um assunto diferente só para ver a qual cada pessoa responde melhor. Insistência incomoda.

Por isso que se você “errar a mão” na quantidade de envios, você estressa a lista e joga fora a oportunidade de converter os contatos em clientes, de fato.

O ideal é, com uma dosagem certa de e-mails, dispor diversos elementos diferentes, como postagens em blogs, vídeos, ofertas e promoções para identificar, a partir do “mapa dos cliques”, qual dessas táticas mais atrai os usuários.

Daí, você precisa observar também a taxa de abertura e cruzar esta informação com o horário no qual os e-mails foram abertos. A partir destas análises, é possível segmentar a comunicação e oferecer comunicações cada vez mais personalizadas, elevando a eficácia de sua estratégia de relacionamento.

Esse é o básico que você precisa saber.

Agora eu vou te dar as chaves para um relacionamento de sucesso com seu lead…

A grande lição: o primeiro e-mail marketing, o começo de uma história de amor
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Não estranhe o título deste tópico. Vou usar uma analogia para você entender melhor a importância do primeiro contato com seu lead e porque essa etapa é muito decisiva para o sucesso na estratégia.

Quando você marca um encontro amoroso, você pensa em todos os detalhes possíveis: o local, a roupa a ser usada, a refeição que será feita, a forma como você vai falar, enfim, você faz pensa minuciosamente em cada coisa. Tudo para não errar na conquista da pessoa.

Com o marketing digital a essência é a mesma. Você atrai um visitante para que ele se interesse pela sua mensagem, e então o convida para baixar algo de interesse dele, para que enfim, ele te permita iniciar um relacionamento.

O primeiro e-mail é como o primeiro encontro, o que você diz é determinante. Aqui está uma grande verdade:

Você não terá chance melhor do que essa de causar um impacto positivo na vida do seu lead.

Então, é preciso pensar em como escrever um e-mail marketing fantástico. Algo que o deixe “apaixonado” por você e por sua marca a ponto de esperar ansiosamente pelo seu próximo e-mail.

Para te inspirar, vou compartilhar aqui um e-mail que eu envio para as primeiras pessoas que se cadastram em uma das minhas listas de contatos.

Olá!

Quero te dizer que fico feliz em ter você aqui, e por saber que a partir de agora, irei contribuir para o crescimento do seu negócio.

Para isso, clique no link abaixo, para que além de confirmar seu e-mail, você receba seu presente.

[botão]

Eu sou o João Paulo Pereira, co-fundador da Agência Digital FliP e do Facebook Efetivo. Você pode até não me conhecer, mas a minha estratégia de Tráfego e Funil de Vendas, você certamente já conhece. Ela gerou grandes cases de sucesso com produtos à venda no mercado digital.

Preparei esse e-book com informações que considero fundamentais para ter um negócio de sucesso na internet, capaz de vender todos os dias. Nele você encontrará as técnicas de gerar no mínimo 15 clientes em potencial para sua empresa, em um passo a passo perfeito.

Grande abraço,

João Paulo Pereira

Repare a presença de alguns elementos decisivos no exemplo:

  • Linguagem humana, leve, informal
  • Abordagem de empatia e reciprocidade
  • Presença de benefícios e vantagens
  • Clareza sobre a ação que o leitor deve fazer

8 práticas decisivas para seus resultados com e-mail marketing

Agora que você já sabe da importância, e tem ideia de como fazer o primeiro contato, vou listar 8 práticas decisivas para ações mais certeiras no uso do e-mail. Todas elas são baseadas no que venho praticando em meus negócios na internet.

Em alguns tópicos vou apresentar exemplos próprios para você ter ideia de como eu trabalho. Acompanhe!

#1. Crie um assunto atrativo para o e-mail
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Essa é uma parte esquecida e ignorada por muitos profissionais, mas que tem uma importância tremenda para que o e-mail marketing aconteça. O assunto do e-mail, na verdade, funciona como um convite. Ele é como uma capa de um livro ou o pôster de um filme, um conteúdo inicial que leva à ação, nesse caso, à abertura.

Os gatilhos da curiosidade e da especificidade, a aplicação de números e algumas outras técnicas costumam funcionar muito bem nesse sentido. Lembrando que apenas 30 ou 40% dos emails são lidos, mas o assunto de e-mail com certeza é visto pelo destinatário. Usar dos recursos para provocar maiores aberturas é fundamental.

Exemplos de linhas de assunto que eu já usei:

“7 respostas para suas perguntas sobre tráfego”

“O que você está fazendo aqui?”

“Descubra o que você está fazendo de errado”

#2. Diga o que você deseja

Se você costuma receber um alto volume de e-mails diariamente, sua primeira reação é filtrar ao máximo tudo o que não te interessa. Como base nisso, é importante ir direto ao ponto e não ficar dando voltas no assunto. Tente sempre deixar claro o motivo do contato logo nas primeiras linhas e evite abordagens que atrapalhem o objetivo final.

Exemplo:

“Olá, Carlos, tudo bem? Aqui é João Paulo. Estou te enviando esse e-mail para te ajudar a não errar em sua próxima campanha de publicidade online”.

#3. Sempre gere valor
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Para se tornar um prospecto, seu lead precisa perceber que o que você envia é importante para ele. Por isso seu principal objetivo é oferecer um benefício tangível para um problema real que ele enfrenta.

Explore seu potencial para sempre entregar algo de muito valor para as pessoas que estão na sua lista. Assim, suas possibilidades de convertê-los em prospectos e clientes será muito maior.

#4. Escreva as mensagens com um único foco
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A internet é um canal rápido e que tem a facilidade de distrair facilmente as pessoas, por isso é importante manter o foco do seu e-mail. Se você está escrevendo para falar sobre seu novo site, esse e-mail não deve ser utilizado para comentar sobre as campanhas de e-mail marketing, redes sociais ou do seu lugar predileto em Fortaleza.

#.5 Seja claro com os benefícios

Toda comunicação precisa apresentar algum tipo de benefício, mesmo que seja mínimo. E para que a pessoa se sinta atraída, você deve ser claro ao mostrar tais vantagens para ela. Em outras palavras, é preciso que ela perceba claramente o que pode ganhar com você. Exemplo:

“No post eu apresento dicas interessantes que podem fazer sua publicidade online gerar muito mais resultados em conversão.”

#6. Capriche no call-to-action

Claro que o que você diz no e-mail marketing é importante, mas o call-to-action, ou seja, a chamada para ação no fim do texto, tem uma significância ímpar para que o e-mail converta. Como o nome mesmo diz, você deve incentivar a ação do lead, levando ele para outro lugar onde algum tipo de interação aconteça.

Pode ser para uma página do seu blog, para seu canal no YouTube, para sua página de vendas, enfim, para um local onde você consiga continuar o trabalho iniciado no e-mail. E, nesse caso, a clareza também se faz fundamental. Você precisa deixar bem entendido qual o próximo passo a ser tomado pelo leitor da mensagem. Exemplo:

 “Para saber exatamente como funciona essa promoção, clique aqui e visite a página oficial do treinamento.”

#7. Seja humano e gentil
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Sei que parece óbvio, mas vez ou outra precisamos lembrar a alguns empreendedores que não fazemos negócios com robôs, mas com humanos. O digital acaba nos afastando do “calor humano” num relacionamento de vendas. Evite cair no erro de ser frio com seus leads.

Procure usar frases de tom caridoso, gentil, compreensivo e adote, vez ou outra, uma abordagem mais informal, pois isso ajuda. Isso pode ser de grande valia para converter os leads em prospectos, e os prospectos em clientes.

# 8. Se atente aos dias e horários de envio

Você também deve ficar bem atento aos melhores dias e hora para o envio do e-mail marketing. O comportamento do público pode variar dependendo do perfil, e para saber os dias e horários melhores para se comunicar com seus leads, aproveite os relatórios de abertura gerados através das suas campanhas.

Mais duas dicas extras

Além de tudo isso que destaquei até aqui, você também deve dar atenção a alguns outros detalhes simples e que podem fazer a diferença e gerar mais resultados em sua estratégia de e-mail marketing.

#1. Personalize os envios

Se for possível faça o envio do e-mail com o nome do lead. Caso você não tenha esse recurso em sua ferramenta de e-mail marketing, ou não tenha esse dado do lead, evite usar abordagens mais impessoais e amplas como “A quem possa interessar” ou “Para todos que me seguem”. “Isso é suicídio”. É melhor utilizar apenas “Olá” ou “Olá, tudo bem?”.

#2. Não neglicencie o português

Todo o conteúdo que você lança mostra quem você é. E, nesse caso, erros de português podem mostrar um lado muito negativo seu ao seu lead. Por isso dê a devida importância ao assunto e não envie e-mails com erros gramaticais e de digitação. Revise as mensagens várias vezes, e se possível,  contrate um profissional qualificado para te ajudar com isso.

Fechando…

Colocando essas práticas em ação, você terá muito mais chances de chegar aos objetivos comerciais que almeja no marketing digital. Fiz este post para dar o caminho a ser seguido depois que um lead é gerado, seja organicamente, ou por meio da publicidade online, que é minha especialidade.

Agora você conhece o caminho para criar um relacionamento mais certeiro e duradouro com os leads/clientes. Mas para que os resultados realmente apareçam, é preciso colocar a mão na massa e trabalhar duro. Se precisar de ajuda para isso, estarei aqui, basta me encontrar em contato comigo.

E se quiser saber mais sobre a ferramenta Infusionsoft, entre em contato aqui!


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)