Facebook Lead Ads: Uma Máquina de gerar clientes para seu negócio

Facebook Lead Ads Uma Máquina de Gerar Clientes para seu Negócio

Facebook Lead Ads uma nova função para dobrar seus clientes

Você já executou alguma campanha de geração de leads? Está familiarizado com o Facebook Lead Ads?

Por favor, preste bastante atenção agora! O que eu estou prestes a te ensinar hoje é o último lançamento do Facebook no âmbito do marketing digital e é muito importante que você conheça e siga o passo a passo que irei disponibilizar aqui para que consiga mais e mais clientes para o seu empreendimento.

O Lançamento Oficial.

Despois de meses em fase de testes, quarta-feira passada o Facebook lançou oficialmente o Lead Ads para o Power Editor a nível mundial e a partir daí espera-se também várias melhorias para alguns pequenos problemas que essa ferramenta apresenta.

O Lead Ads foi criado para simplificar o processo de inscrição móvel, ajudando as empresas a obter informações de pessoas interessadas em seu negócio.

Quando alguém clica em seu lead ads, um formulário é aberto com informações de contato do usuário, que é preenchido automaticamente com base nas informações que eles compartilham com o Facebook, como seu nome e endereço de e-mail.

Esse preenchimento automático das informações de contato que as pessoas compartilham com Facebook torna o procedimento muito mais rápido. Em apenas dois toques para a operação é finalizada.

Clique número um: no anúncio para abrir o formulário.

Clique número dois: para enviar o formulário preenchido automaticamente.

Entretanto, assim como os outros tipos de anúncio, o Lead Ads foi desenvolvido levando-se em conta a privacidade do usuário. As pessoas possuem a alternativa de editarem suas informações de contato antes de enviar o formulário e estas informações não serão enviadas para o anunciante até que uma pessoa clique em “enviar” e autorize a divulgação de seus dados pessoais.

O que são os Facebook Lead Ads?

O que são os Facebook Lead Ads

Um dos maiores obstáculos para uma excelente experiência do usuário no Facebook tem sido o tempo de carregamento ao clicar em um link. O Facebook, com o objetivo de combater o carregamento lento de links externos, começou a testar e a implantar uma série de recursos para tentar reverter essa situação, como o botão “Comprar”.

Lead Ads são, portanto, mais uma tentativa de manter os usuários dentro do próprio Facebook. Em particular, a maioria dos anunciantes têm visto os problemas com a coleta de informações de usuários, quando esses utilizam um dispositivo móvel. Embora os custos de alcançar e obter engajamento tende a ser mais barato no celular do que no desktop,  a  sua conversão é geralmente mais cara.

As razões para isso são várias e não se limitam apenas ao tempo lento de carregamento, há também a falta de capacidade de resposta do celular e a dificuldade de inserir informações de contato se comparado ao aparelho desktop.

Um lead ads se parece com qualquer outro anúncio de link com um botão Call To Action.  Mas, quando você clica no link ou botão Call To Action (“Aplicar Agora”, “Obter Orçamento”, “Download”, “Saiba Mais”, “Sign Up” ou “Subscribe”), é mostrado imediatamente para o usuário um formulário dentro do Facebook.

O tempo de carregamento é muito mais rápido, porém isso é apenas o começo. Em seguida, como foi dito no início desse artigo, a rede social preenche automaticamente as informações como nome e endereço de e-mail baseado em informações do perfil do Facebook solicitado.

Os usuários podem editar essas informações na forma que eles escolherem e os anunciantes também podem solicitar uma longa lista de informação (falarei sobre isso mais adiante), além de fazer perguntas personalizadas.

Como criar Facebook Lead Ads

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Os anunciantes podem criar lead ads seja por meio do Power Editor ou do Facebook  Marketing Partner. Hoje, eu irei te ensinar a como fazê-lo dentro do Power Editor.

Ao criar uma campanha dentro do Power Editor, selecione o “Lead Generation” em “Create New”.

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Dentro do Ad Set, você pode perceber que a única opção disponível é a para mobile. Isso porque foi como o lead ads foi inicialmente lançado, mas está se expandindo para desktop.

Em “Optimization & Pricing”, na opção “Optimize for” escolha Leads e em “Pricing” selecione “Get the most leads at the best price”, assim, o Facebook tentar conseguir para você mais leads com o melhor preço.  Você também pode configurar manualmente o valor daquele lead.

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Existe também a opção de usar o lance de CPC.

Grande parte do procedimento de criação do anúncio é idêntico aquele que você faria ao criar um anúncio típico de link. Será necessário que você forneça:

  1. O texto que vai acima da imagem;
  2. Fazer a headline;
  3. Descrição do Link;
  4. Imagem (1200 × 628 pixels).

Note que enquanto no anúncio típico o Facebook colocava o título, descrição e imagem por meio de meta data para link ads, você precisará fornece-los os manualmente para o Lead Ads.

Você também vai precisar para selecionar um botão Call To Action.

Os anunciantes têm as seguintes opções Call To Action:

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  1.       Cadastre-se
  2.       Assinar
  3.       Saiba Mais
  4.       Obter Cotação
  5.       Inscrever-se agora
  6.       Baixar

Como criar um formulário  Facebook Lead.

Agora será preciso que você selecione ou crie um formulário de lead. Na parte inferior da página, durante a criação do anúncio, você verá a opção para tal.

Clique no botão para criar um novo formulário. Em seguida, você deverá visualizar uma janela na qual será necessário que você preencha algumas informações.

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Assim, crie um nome para o seu formulário lead e depois clique em “Avançar”.

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Por padrão, o Facebook irá perguntar qual é a informação você gostaria de perguntar: e-mail ou nome completo, entretanto clique no link para exibir mais opções.

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Agora inúmeras opções de questões a serem feitas serão dadas a você com base no nome, endereço, número de telefone, informações demográficas, questões de trabalho, entre outras.
Caso deseje, você também pode adicionar uma pergunta personalizada. Clique em “Add a question” na parte inferior.

O Facebook trará opções com base em automóveis, educação, e-commerce, B2B, serviços profissionais, seguro de saúde, seguro de automóvel, se precisam de ajuda e intenção de compra. Para cada um deles, o a rede social vai solicitar informações (como “Escolha uma marca de carro”) e dará a alternativa de você inserir as respostas potenciais para que um usuário a selecione.

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As opções de perguntas disponíveis no Lead Ads são as seguintes:

Automóvel:

– Marca do carro;

– Modelo de carro;

– Montadora;

– Ano do Modelo;

– Concessionária de carros.

Educação:

– Campo de estudo de interesse;

– Campo atual de estudo;

– O nível de educação;

– Quando você planeja para se inscrever em uma instituição de estudo?

– Curso de interesse;

– Localização campus;

– Qual o grau de estudo lhe interessa.

Ecommerce:

– Quantas vezes você gostaria de ouvir sobre nós;

– Selecione uma categoria.

B2B:

– Tamanho da empresa;

– Tamanho da equipe de vendas;

– Comércio primário.

Serviços profissionais:

– Tipo de serviço legal;

Plano de saúde:

– Status de cobertura de seguro saúde.

Seguro de automóvel:

– Quilometragem anual.

Preciso de ajuda:

– Preciso de ajuda;

– O que você está procurando;

– Qual é o problema;

– Selecione serviços.

A intenção de compra:

– Hora de comprar;

– Tempo para se juntar;

– Tamanho do orçamento;

– Lista de espera.

– Você também pode optar por criar até três perguntas personalizadas a partir do zero, clicando em “Add Custom Question” no canto superior direito.

Existem as possibilidades de deixar a resposta em aberto ou fornecer opções para que o usuário possa selecionar. Lembre-se que quanto mais perguntas você fizer, maior será a taxa de desistências para as pessoas que preenchem seu formulário. Concentre-se apenas nas perguntas necessárias e exclua as restantes.

Quando estiver pronto, clique em “Next” e você será levado para a política de privacidade e o disclaimer.

Forneça um link para a sua política de privacidade. Você precisa de um em seu site antes de fazer seu formulário e aprovar seu anúncio.

Se houver quaisquer disclaimer que você deseje adicionar, insira nessa parte. Caso contrário, deixe em branco e clique em “Next”.

Finalmente, adicione um link para seu site. Depois que o usuário tenha preenchido o seu formulário, será dado um link que eles poderão clicar.

Depois de adicionar o link, você será solicitado para visualizar o formulário.

Viu como foi simples? Está pronto! Basta clicar em “Criar formulário”.

Como acessar Leads?

Como acessar Leads

O principal problema que tem atormentado os anunciantes é sido o fato de ter que recolher os leads manualmente por meio de arquivo CSV. A melhor opção seria se estes leads fossem automaticamente enviados para o seu CRM.

Para acessá-los, vá para a página e clique em “Publishing Tools” no canto superior direito e, em seguida, “Lead Ads Forms” à esquerda.

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Você deverá ver uma lista de seus formulários ativos. Clique no link “Download” para exportar seus novos contatos. Em seguida, você precisa importá-los manualmente em seu CRM.

Como essa etapa é feita manualmente, eu recomendo fortemente que você exporte e carregue pelo menos uma vez por dia – principalmente caso os usuários estejam esperando uma resposta imediata.

Que sobre a qualidade do lead.

Uma das principais dúvidas sobre o autopreenchimento do perfil do usuário era se as informações obtidas seriam realmente verdadeiras. No caso do e-mail, será que um e-mail inválido seria puxado? Será que atrairia pessoas que não estão nem um pouco interessadas no produto ou serviço?

Testes foram feitos e em relação a endereços inválidos não houve algum problema com eles.  Já a dúvida sobre a qualidade dos leads ainda continua, mas os e-mails que foram recolhidos eram válidos em todos os casos.

Alguns pontos sobre Facebook Lead Ads

  •         Integração CRM

O maior problema com o Lead Ads foi o fato de você ter de acessá-los manualmente. Isso é péssimo e uma péssima experiência. A integração de CRM é necessária.

Note, no entanto, que essa integração não será nativa do Facebook. Você vai precisar trabalhar com um dos parceiros de marketing do Facebook (há vários deles: Eloqua, Driftrock, Marketo, Maropost, Sailthru e Salesforce).

Desktop

Apesar de o Lead Ads ser voltado apenas para aparelhos móveis, isso irá mudar em breve. Analistas do Facebook estão trabalhando em uma versão para o desktop também.

  • Lead Ads com Vídeo

Quer recolher um lead de um anúncio em vídeo? Isso será possível em breve!

  • Lead Ads e Carrossel

Muitas pessoas tem sucesso incrível com anúncios carrossel. Você quer usar um dos links de imagem para coletar um lead? Até agora, isso significaria o envio do usuário para o seu site.

No futuro, os leads virão para anúncios carrossel também!

Concluindo.

O Facebook é uma rede social essencial para o sucesso de qualquer estratégia on e offline. Devido ao alcance da rede social, milhares de empreendedores tem feito uso dele para alavancar o seu negócio. Com seus mais de 1 bilhão de usuários, ele tornou-se uma das principais ferramentas para que as empresas conversem e conheçam o seu público.

Entretanto, eu devo alertar que apesar de seu potencial, o Facebook é uma das inúmeras ferramentas e estratégias que estão surgindo na internet. Não adianta você criar uma página sensacional, ter um produto ou um serviço incrível e não manter-se atualizado e saber aproveitar das estratégias disponíveis, como o Lead Ads.

Aprenda a planejar melhor o seu negócio. Aprenda a Como Construir seu Primeiro Funil de Vendas.

E você? Já começou a usar o Lead Ads? Gostou desse artigo? Ele foi útil para você? Deixe um comentário aqui e vamos conversar sobre o que você tem feito para gerar clientes para o seu negócio!

Um grande abraço.

João Paulo Pereira.

Comentários

comentários

  • Ronison Leal

    Muito bom João. Excelente artigo.

  • Lucio Artes

    Muito bom meu amigo João Paulo, mais uma vez trazendo conteúdo realmente Relevante e Importante para o momento que estamos atravessando no Marketing Digital no Brasil.
    Meu amigo o segredo é o que realmente falou no email “Testes” repito isso todo santo dia para quem me procura pedindo ajuda, muitos não acreditam que testamos tanto e investimos muito nisso, mas, fazer o que!
    Cara seus artigos são uns dos poucos que quando vejo em meu email eu paro a atividade e vou ler, já li todos e só tenho a falar bem e indicar viu!
    Parabéns mesmo!
    Conte comigo!

    • Que prazer ter você aqui meu amigo!! Lucio muito obrigado pelas palavras. O que você vem fazendo pelo Marketing Digital especialmente de Afiliados é incrível! Elevou e muito o teto que tínhamos até então. Provou que com trabalho duro, simplicidade, foco e ação é possível fazer qualquer coisa.
      Sobre os testes eu sempre falo: “Cara você já experimentou testar o que eu to te falando pra você ver?”kkkk… É simples, mas não é fácil… “Testa Testar que da certo”, neh..kk
      Grande abraço Lucio, TMJ!!

  • Parabéns pelo passo a passo João, muito bom e explicativo. Mas devemos pensar bastante na estratégia antes de apostarmos todas as fichas no Leads ADS do Facebook. A regra é testar sempre antes confere! Com uma verba baixa e ir conferindo o modelo que converte mais, se é anuncio por Conversão ou o Leads ADS. Eu mesmo já fiz algumas campanhas e o Leads ADS deixou muito a desejar! Talvez seja a desconfiança por parte do público geral com a ferramenta em si.