Facebook: todos os fatos para seu negócio ter sucesso agora!

Facebook todos os fatos para seu negócio ter sucesso agora

Está começando a trabalhar ou já trabalha com marketing digital, de conteúdo ou qualquer outro? Sinto informar, mas você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócios. Nenhuma estratégia de vendas pode obter o máximo do sucesso sem o que eu vou te mostrar aqui.

Portanto, pense duas vezes antes de desistir de ler esse artigo.

O INCRÍVEL MUNDO DO FACEBOOK.

O Facebook é a rede de relacionamentos que mais cresce no mundo. Com seus mais de 1 bilhão de usuários, ele tornou-se uma das principais ferramentas para que as empresas conversem e conheçam o seu público, além, claro, de seu potencial para negócios por meio de páginas empresariais, anúncios pagos e várias outras funcionalidades que irei descrever neste artigo.

Essas funcionalidades permitiram a criação de um novo horizonte para os milhares de negócios que utilizam de ferramentas digitais para ganhar autoridade, prosperar e estabelecer sua marca no mercado, anunciar ou possibilitar o seu acesso direto com a sua persona.

COMO O FACEBOOK FUNCIONA?

Qualquer estratégia no Facebook irá se fundamentar no número de acessos que suas publicações alcançaram. Esses acessos podem ocorrer de duas maneiras, por:

Tráfego Orgânico: são os acessos que suas páginas e conteúdos que não foram obtidos com investimento ( Facebook Ads).

Tráfego pago: uma das principais maneiras que a rede social utiliza para ganhar dinheiro. No caso, você paga uma pequena quantia para que seus posts ou página sejam promovidos na rede social.

Nos últimos anos, o Facebook tem realizado alterações no seu algoritmo que tem diminuído mais ainda o alcance das publicações de forma orgânica. Alguns profissionais acreditam até mesmo que esse tipo de tráfego não existe mais, somente o pago.

O QUE FAZ ESSE ALGORITMO?

Edgerank

O algoritmo desenvolvido pelo facebook se chama EdgeRank. Ele é que decide o que irá aparecer em sua linha de tempo, baseado em o que considera relevante para você, depois de analisar seu perfil, o de seus amigos, suas curtidas, entre outros dados. Todas as informações, como status, comentários, fotos, compartilhamentos que você recebe passa pela análise desse algoritmo antes de serem apresentados a você.

O EdgeRank foi transformado em uma ferramenta espantosa, capaz de aprender sozinha para otimizar as buscas e interesses de cada usuário da rede social. Passou a se adaptar de acordo com a reação de cada usuário, peneirando as informações que chegam até você.

Por isso a crença de alguns profissionais de que o trafego orgânico do Facebook não existe mais, mas o que realmente aconteceu foi que:

  • A quantidade de informações, posts, curtidas, compartilhamento aumentou muito;
  • O algoritmo atualizou-se tanto que se tornou capaz de distinguir posts de qualidade e spans e;
  • O EdgeRank diminuiu o alcance das informações.

Esse último ponto é muito importante, pois significa que o tráfego orgânico de sua página será muito afetado. O EdgeRank programou a rede social para que a porcentagem de seguidores  que verão o conteúdo de sua página, sem que você tenha que pagar para isso, diminuísse.

  • Se você possuir menos que 1000 seguidores: 25.1% deles terão acesso suas publicações;
  • Entre 1.000 – 10.000 seguidores: 13.8% deles terão acesso.
  • Entre 10.000 – 50.000: 10% dos seguidores.
  • Entre 50.000 – 100.000: 9,8%.
  • Mais de 10.000: apensas 7.7% de seus seguidores.

PASSO A PASSO PARA SUA EMPRESA USAR O FACEBOOK.

use-o-facebook-para-promover-sua-empresa

Para conseguir sucesso no Facebook, criar uma página empresarial e esperar que seus clientes te encontrem como um passe de mágica não é suficiente. É necessário planejamento e bom senso.

Passo #1 – A FOTO DE PERFIL PERFEITA: utilize uma imagem de alta qualidade e que seja reconhecível para as pessoas. Todas as vezes que interagir nessa rede, sua foto de perfil aparecerá.

Passo #2 – IMAGEM  DE CAPA: é o momento de promover ainda mais sua marca. Ela é o objeto que mais atrai atenção quando sua página é aberta. Dê atenção à ela.

Observação 1: mais adiante irei tratar sobre o tamanho certo de cada imagem. Continue lendo.

Passo #3 – COMPLETE SEU PERFIL

Cheque se você completou a lista abaixo:

  • Escreveu sobre você ou sua empresa.
  • Adicionou o link do seu site.
  • Adicionou a foto de perfil e de capa.
  • Preencheu seu endereço.
  • Descreveu sobre seu negócio e empresa
  • Adicionou seus contatos: telefone, e-mail.
  • Atualizou o conteúdo de sua página.

Passo #4 – TOME CUIDADO COM O SEU CONTEÚDO:

  1.    ADICIONE COLABORADORES

Se você trabalha com uma equipe ou não consegue administrar  sua fanpage sozinho, adicionar colaboradores é uma maneira de facilitar seu trabalho e garantir que ela estará sempre atualizada e funcionando.

passo a passo

O Facebook classificou os colaboradores em:

  • ADMINISTRADOR:  aquele que criou a página, possui total acesso.
  • EDITOR: como o próprio nome diz, pode editar a página, responder comentários, postar, desenvolver anúncios, analisar os relatórios, etc.
  • MODERADOR:  capaz de responder e excluir comentários e mensagens, criar anúncios e analisar relatórios.
  • ANUNCIANTE: criar anúncios e analisar seus resultados.
  • ANALISTA: vê quem criou os posts e analisa relatórios.
  1.    USE A LINGUAGEM E O CONTEÚDO ADEQUADO

A linguagem irá definir como você irá interagir com sua persona e, consequentemente, a imagem e reputação de sua marca. Para encontrar o tom adequado, você deve conhecer bem seu público-alvo para ter certeza de está conseguindo se comunicar de maneira eficaz.

A mesma instrução deve ser seguida em relação aos conteúdos publicados. Não poste qualquer coisa somente para deixar uma página atualizada. Pesquise os interesses da sua persona e tente satisfazer as suas necessidades de informação.

  1.    CHAME A ATENÇÃO E PROMOVA SUA PÁGINA.

Utilize títulos atraentes e imagens de boa qualidade. Conteúdo visual sempre atrai mais curtidas e engajamentos. Também sempre mantenha sua página com conteúdo novo e de qualidade.

Depois de já ter algumas publicações e completado a check lista que passei anteriormente, convide seus amigos para curtirem, anuncie, crie campanhas de ofertas, compartilhe. Há uma infinidades de formas de promovê-la. Escolha a que satisfaça melhor suas necessidades.

  1.    ANALISE OS RESULTADOS

Depois de todo esse processo, é preciso saber o que funcionou ou não. O próprio Facebook oferece relatórios para que você faça a sua análise. Assim, você conseguirá mensurar para poder corrigir, manter, ou criar novas estratégias de promoção.  Não desista! O Facebook pode ser a chave do sucesso de seu negócio.

IMAGENS NO FACEBOOK: VOCÊ PODE ESTAR FAZENDO ALGO DE ERRADO.

Primeiro, é importante você saber que há diferenças entre as imagens em desktop e em aparelhos mobile. O objetivo a ser seguido é: ter o maior tamanho possível nas imagens, sem que ultrapasse o limite para ser exibida nos dois grupos.

Agora, irei passar as medidas e o que deve fazer para suas imagens apareçam no Facebook sem nenhum erro.

tamanho de imagens do facebook

  • O tamanho máximo permitido é de 2048 x 2048 pixels, entretanto o máximo exibido em tela será de 960 x 720.
  • Tamanho máximo de visualização em dispositivos móveis:  618 x 618 pixels.
  • Pré-visualização das imagens: se quer utilizar a imagem na prévia do anúncio, apresentado na timeline dos usuários, a imagem não pode passar de 398 pixels, tanto na horizontal, quanto na vertical.
  • Tamanho máximo para timeline de fanpage: 504 x 504 pixels.
  • Foto do Perfil: para que seja exposta por completo, ela deverá ser quadrangular, com tamalho de 160 x 160 pixels. O próprio Facebook possibilita você editar, cortar e ajustar sua foto em sua plataforma.
  • Tamanho da foto de capa: 851 pixels x 315 pixels.

Atenção: Sua imagem não pode conter mais de 20% de texto para que o Facebook a aprove. Isso é requisito para que suas publicações sejam impulsionadas.

COMO FUNCIONA O FACEBOOK ADS.

facebook-ads

O Facebook Ads, em minha opinião, é a melhor ferramenta de anúncios hipersegmentados que existe. Inclusive, eu já falei sobre a Hiperseguimentação aqui no blog.

Graças a milhares de informações disponibilizadas pelos os usuários dessa rede social, os anúncios feitos no Facebook apresentam melhores resultados, quando corretamente desenvolvidos, do que outras ferramentas.

Hoje, podemos contar alguns tipos diferentes de anúncios que você podem ser criados no Facebook Ads :

# Curtidas de página: anúncios para estimular pessoas a curtirem a sua página.

# Cliques/conversões no site: possibilita que a persona seja direcionado para o seu site.

# Instalações/ envolvimento com o  aplicativo: com o objetivo de estimular o download ou a interação com o seu aplicativo.

# Anúncios para promover um evento.

# Anúncios que promovem uma oferta.

# Impulsionar publicação: resulta em mostrar a publicação para um número maior dos seus seguidores, aumentando o número de engajamentos

Cada uma das opções acima tem um resultado bem diferente e deve ser usada de acordo com os seus objetivos estratégicos e a segmentação de seu público-alvo, como: localização geográfica,  gênero, idade, idioma e tantos outros.

Eu já disse em um artigo anterior que para conseguir o sucesso de seu negócio, é necessário que a segmentação do seu público seja muito bem pensada e selecionada, para que você não se comunique com pessoas erradas e perca tempo e dinheiro. Para sabe mais detalhes, leia:Hipersegmentação: O método à prova de erros para investir em tráfego qualificado.

OS ERROS QUE ESTÃO DETONANDO COM SUA PÁGINA.

facebook-f8-mark-zuckerberg-21

Criou a página no Facebook, fez as etapas anteriores, está postando conteúdos, mas os resultados ainda são ruins?  Você deve estar praticando erros substanciais em sua página. Entretanto, todos eles são resolvidos em um piscar de olhos. Leia a lista abaixo e identifique o seu erro.

Erro #1 – Não responder aos usuários.

Responda todas as pessoas que interagirem com você, seja por mensagens, postagens, comentários. Essa é uma oportunidade de criar clientes fiéis e um vínculo mais íntimo com o seu público.

Erro #2: Está promovendo o seu produto ou serviço a todo o momento.

Muitas empresas comentem esse erro. Se o usuário sentir que está sendo obrigado a consumir algo, ele logo se desvincula daquilo que o está incomodando. O resultado pode ser um unfollow, bloqueio, denúncia e outros tipos de ações.

Publicar a todo o momento sobre o seu produto é cansativo e estressante para o leitor, além de desvalorizar o sua marca e desmerecer seu produto.

Erro #3: Não ter uma estratégia.

Não adianta atirar no escuro. Você precisa saber que é o seu público-alvo, seu interesses, desejos, o que ele procura, como conversar, que tom usar e também o que sua marca deseja ao utilizar o Facebook. Isso é o que irá diferenciar sua página de muitas outras que existem.

DICAS BÁSICAS DE MARKETING NO FACEBOOK.

facebook-marketing

Agora que já sabe a importância do Facebook para o seu negócio, o passo a passo para criar uma página, os erros básicos, vou te passar algumas dicas de marketing para você alavancar com sua página.

  1.    Lembre-se da plataforma mobile.

50% das atividades no Facebook são realizadas por celulares, tablets, entre outros. Por isso, lembre de verificar se o seu conteúdo vai se adaptar bem a essas telas. Os usuários tendem a fechar as janelas que não abrem corretamente.

  1.    A regra 8/2.

De 10 publicações na página de seu negócio, 8 devem ser de conteúdos interessantes para seus usuários e, somente 2 podem se destinar à divulgação, anúncios, promoções  etc. Lembre que seu seguidores não curtiram sua  página apenas para receberem ofertas a todos tempo. Desenvolva um conteúdo de qualidade.

  1.    Desenvolva uma linguagem pessoal.

Não trate as pessoas como um coletivo ou apenas potenciais clientes. Valorize a individualidade de cada um, tente criar um vínculo íntimo com cada usuário. As pessoas tendem a se sentirem mais confortáveis  e seguras. Mantenha um diálogo aberto com seus usuários.

  1.    Mantenha-se atualizado.

Saber o que está acontecendo com seu público, antecipar tendências é muito importante. Viu algo que irá interessar ou já interessa ao seu público? Crie um conteúdo para isso.

  1.    Teste sempre.

Teste horários, tipos de linguagens, conteúdos e formas de publicação, títulos. Para saber o que funciona para sua empresa, você deve sempre testar a alternativas e estar atento aos resultados desses testes. Planejar uma estratégia nem sempre é uma tarefa fácil e rápida.

CONCLUSÃO

O Facebook é uma rede social essencial para o sucesso de qualquer estratégia on e offline. Devido ao alcance da rede social, milhares de empreendedores tem feito uso Facebook para alavancar o seu negócio.

Entretanto, devo alertar que apesar de seu potencial, o Facebook é uma das inúmeras ferramentas e estratégias que você pode usar na internet. Não adianta você criar uma página sensacional e todas as outras áreas do seu negócio estarem desalinhadas e mal planejadas. Planeje melhor o seu negócio, aprenda a Como Construir um Negócio Imparável.

Gostou desse artigo? Ele foi útil para você? Deixe um comentário aqui e vamos conversar sobre o que você tem feito na página da sua empresa!

Curta o feriado e volte com todo o gás para transformar o seu negócio em um negócio imparável!

Abraços.

João Paulo Pereira.

Comentários

comentários