18 ferramentas de SEO e marketing digital para você usar em seu negócio

Com os recursos certos, é possível alavancar qualquer negócio e alcançar resultados relevantes. Existem diversas ferramentas de SEO e marketing digital disponíveis no mercado que podem ser usadas para otimizar seu site ou blog.

60% dos profissionais B2B dizem que o SEO tem grande impacto na geração de leads, e por isso você não deve ignorá-lo. Sendo mais claro, se você for negligente com essa estratégia em seu marketing digital, estará correndo o risco de ver seu dinheiro e tempo descerem pelo ralo.

Você pode investir uma tonelada de grana em tráfego pago, mas se seu site não estiver devidamente otimizado, os resultados simplesmente não irão aparecer. Pensando em te ajudar a evitar isso, criei uma lista com 18 ferramentas de SEO que você precisa usar para obter o sucesso.

Confira, e escolha as que melhor se encaixam em suas necessidades e alavanque seu negócio na internet!

Quais são as melhores ferramentas de SEO para você?

Quando você tem um site ou blog focado em negócios, independente do setor de atuação, é essencial criar e administrar uma estratégia de marketing. E antes de começar a investir em recursos, você precisa responder algumas perguntas:

  •         O que eu sei sobre SEO e o que eu preciso aprender?
  •         O que eu sei sobre marketing digital e o que eu preciso dominar?
  •         Serei o principal responsável por todas as frentes ou eu vou terceirizar?
  •         Quais recursos são indispensáveis e quais eu posso descartar ou adiar?
  •         Quais ferramentas eu posso implementar para melhorar o ranking do meu site?
  •         Quais ferramentas vão facilitar para a conversão das visitas que eu garanto através do tráfego pago?

Essas são algumas das questões importantes, cujas respostas vão te ajudar a entender melhor qual a sua estratégia atual e o que esperar no futuro. Estando isso previamente definido, escolha as ferramentas de SEO e marketing digital que você vai usar!

#1. Google Analytics


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Google Analytics é a ferramenta gratuita de análise métrica mais completa do mercado. “10 entre cada 10 empreendedores digitais a utilizam” para medir o desempenho de visitas e conversões em seus sites. Aliás, se você investe em AdWords, o Analytics é fundamental.

Com o Analytics, é possível avaliar o desempenho do seu negócio digital, acompanhar o resultado das suas estratégias e elaborar novas estratégias baseadas nos resultados dessas métricas. Se você ainda não o instalou no seu site, está perdendo tempo.

#2. Google Trends

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Outra ferramenta primária de SEO e marketing digital de grande importância para o mercado de vendas online. Com ele você consegue identificar quais são os termos mais pesquisados no Google ao longo dos anos, o que facilita a análise de termos associados ao público-alvo do seu negócio.

O Trends permite a atualização e o planejamento de campanhas de marketing, afinando o seu negócio com a dinâmica do universo digital. Vale a pena adotá-lo para o SEO.

#3. Google Alerts
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O Google Alerts é uma excelente opção para quem tem o tempo curto e não consegue pesquisar as últimas novidades do mercado com a mesma frequência que elas acontecem. Através desta ferramenta, é possível receber diretamente no seu e-mail alertas sobre determinado assunto ou produto, palavras-chave, conteúdo e ações digitais.

Você pode também monitorar empresas, concorrentes e até mesmo setores específicos. Além disso, a ferramenta é de fácil utilização, o que adianta a vida de quem cuida dos próprios processos e não pode investir na terceirização do marketing digital.

#4. Google keyword tool – Planejador de Palavras-chave
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Uma ferramenta muito simples que ajuda os empreendedores digitais e profissionais de marketing a planejar suas campanhas através de pesquisas de palavras-chave.

É uma ferramenta de SEO essencial para qualquer ramo de negócio online, já que as palavras-chave são a raiz dos conteúdos e a melhor estratégia para que o seu negócio seja encontrado neste universo amplo que é a internet. Para usá-la, basta ter uma conta no AdWords.

#5. ISSUU
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O ISSUU é uma ferramenta utilizada especialmente para criação de revistas e outros tipos de publicações online. A interface remete a ideia de estar folheando um material impresso e esse é um dos seus grandes diferenciais. Ela não tem a ver diretamente com o SEO, mas pode levar o nível das publicações de um site.

É a típica ferramenta que tem sua utilização atrelada a um nicho específico do mercado, por isso vale avaliar se realmente útil para o seu tipo de negócio. Para quem gosta de inovar com os conteúdos, pode ser uma excelente opção.

#6. GIMP
gimp

GIMP é uma ferramenta de edição de imagens de uso totalmente gratuito e que se assemelha, em termos de eficiência, ao seu concorrente Photoshop. Além de manipular imagens você pode também criar artigos de design gráfico do zero.

O programa acabou de ganhar uma nova versão que traz uma série de novidades a quem busca um aplicativo avançado e gratuito para a criação de imagens com diversos propósitos. Ele pode ser útil para você editar as imagens que irão entrar nos conteúdos do seu blog. Imagens ajudam no ranqueamento, sabia?

#7. Mindnode
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Um aplicativo que já caiu no gosto de muitos empreendedores digitais e profissionais de marketing. Sua função é tornar mais simples as sessões de “brainstorming”, facilitando a organização de pensamentos e auxiliando o profissional a se manter focado nas ideias.

O Mindnote, na verdade, é uma opção para qualquer tipo de profissional que trabalhe com brainstorming, não se limitando ao mercado digital. Mas para quem faz marketing na internet, ele pode ser um ótimo “assessor” de criação.

#8. Harvest
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Excelente ferramenta de gestão de tempo que auxilia os empreendedores digitais na organização, planejamento e controle da carga horária. Com o Harvest, é possível adotar melhores estratégias quanto à organização do tempo e a produtividade das equipes.

Excelente para manter seus projetos no prazo e dentro do orçamento. Ele também facilita a obtenção dos insights que você precisa para estimar projetos futuros e garantir a rentabilidade do seu negócio digital. Indiretamente ajuda no SEO.

#9. Evernote
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É um aplicativo muito útil para quem busca organizar melhor as atividades. Muito semelhante a uma agenda, mas com recursos interativos, que pode auxiliar o empreendedor digital a manter uma rotina organizada e planejada.

Eu mesmo utilizo o Evernote no meu trabalho e o acho muito útil na minha rotina. Desde uma simples notinha até a anotação de informações importantes, o aplicativo se tornou muito eficiente para mim. Também vale muito a pena experimentar.

#10. Merge Words
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Ferramenta de uso gratuito e muito simples que auxilia na criação de palavras-chave que podem ser utilizadas na estratégia de conteúdo do seu negócio digital. Ele permite mesclar palavras de modo rápido e fácil e é muito bom para insights para escolha e registro de domínio.

Usar o Merge Words é muito fácil. Basta acessá-lo, incluir os termos nos boxes da página e clicar em mesclar. O resultado é imediato, surgindo em poucos segundos.

#11. Open Site Explorer
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Esta é uma ferramenta de SEO e marketing digital muito interessante. A função é auxiliar na análise de links, detalhando por exemplo quais páginas recebem mais links, além do nível da autoridade do site, o nível de autoridade do domínio e a credibilidade da página diante da concorrência.

O OSE é um investimento interessante para qualquer negócio digital. Vale a pena conhecer.

#12. Webxtool
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Um recurso de SEO bastante completo e que pode ser utilizado por diversos segmentos do mercado. Independente do foco do seu negócio, certamente a Webxtool pode lhe ajudar. Nela é possível, por exemplo, gerenciar equipes, acompanhar a evolução de palavras-chave, organizar backlinks, entre várias outras opções úteis ao seu trabalho.

#13. Google Free Monitor
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Com ele é possível verificar a posição do seu site no Google. Você também tem a possibilidade de conferir as principais palavras-chave que levam usuários ao seu site, possibilitando a organização e o planejamento da sua estratégia de markering de conteúdo. Conheça aqui!

#14. Sistrix
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Outra excelente ferramenta de SEO, o SISTRIX é uma opção bem completa, já que possui uma série de funcionalidades que podem ser úteis para a suas estratégias digitais. Fornece os mais importantes indicadores de desempenho SEO para qualquer domínio desejado.

#15. SEO Power Suite
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SEO Power Suite é uma das ferramentas mais completas e que pode atender aos mais diversificados mercados digitais. Outra excelente opção para quem busca encontrar várias funções em um único lugar. Uma prova social? O programa já foi usado por cerca de 500.000 especialistas em SEO em todo o mundo.

#16. Search Metrics
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Essa é certamente a ferramenta mais completa do mercado. O único problema do Search Metrics é o seu custo, que ainda é muito alto. O que, claro, pode não ser uma barreira se você pode e gosta de investir em ferramentas de qualidade.

Costuma ser utilizada apenas por grandes empresas do mercado B2B, que trabalham com projetos maiores, já que ela tem condições de atender muito bem a esse perfil de organização. Se esse é o seu caso, faça um teste.

#17. Woorank
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Diferente da ferramenta de SEO anterior, é indicada para projetos pequenos, já que atende muito bem a demandas com essas características. Está aí uma opção para quem trabalha sozinho ou ainda não pode “pensar grande” em relação ao SEO e o marketing digital.

O Woorank é um dos softwares favoritos de muitos profissionais liberais e freelancers que ainda estão buscando resultados, mesmo com pequenos investimentos. Tem esse perfil? Experimente!

#18. Linkdex
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Para fechar, outra ferramenta de destaque no mercado. A Linkdex possui alto padrão técnico e traz diversas opções para quem trampa com marketing digital. Assim como a Search Metrics, é uma opção para empresas maiores e que trabalham em grandes projetos de marketing.

Já anotou as que você vai usar?

As ferramentas de marketing ajudam bastante nas análises de mercado e estudo do perfil dos consumidores. Lembre-se que a escolha das melhores depende de muitos fatores. Por isso é muito importante que você faça um bom planejamento estratégico, avalie o mercado e conheça bem as ferramentas disponíveis. Se possível teste-as, antes de definitivamente adotá-las.  

Lembrando que a melhor coisa a se fazer, é implementar uma boa estratégia, segui-la à risca por um período e estar preparado para adaptar ou mudar, caso seja necessário. Combinando isso com boas ferramentas, você terá o suficiente para alcançar seus objetivos de SEO e marketing digital.

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