5 táticas testadas para ganhar seguidores no Facebook e construir sua tribo

O Facebook, que foi criado há 13 anos, revolucionou a internet e a cada dia mostra para que veio. Recentemente foi anunciado que já passam de 1,6 bilhão os usuários mensais ao redor do mundo. Desses, 99 milhões são brasileiros ativos.

Por isso que você empreendedor ou profissional de marketing deve investir na rede social do “Tio Mark”. Afinal, com tantas pessoas acessando a plataforma, há muitas oportunidades para você alcançar seu público-alvo e construir sua tribo.

Se você for capaz de criar uma conta popular, seja de perfil ou página, ganhar seguidores no Facebook poderá fazer seu negócio mais lucrativo.  E é justamente sobre isso que irei falar neste post.

Nas próximas linhas vou explorar com você 5 táticas testadas para você ganhar seguidores no Facebook, e o melhor, fazendo com que eles se tornem seus fãs e clientes. Isso te interessa muito, não é mesmo? Então vamos começar!

#1 –  Seja líder e forme sua tribo

Parece cliché falar sobre isso, mas não existe outro caminho para ganhar seguidores e formar uma tribo a não se conhecendo bem o público. Somente descobrindo quem realmente são as pessoas as quais você quer conquistar, é que você vai conseguir seguidores fieis.

O erro de muitos iniciantes é sair atirando para “todos os lados” e manter a crença de que todo mundo vai se interessar pelo que eles fazem. Não, não cometa este erro. É preciso focar num grupo de pessoas com interesse comum.

O uso da palavra Tribo vai te ajudar a pensar de outra maneira. Segundo Seth Godin, um dos maiores nomes do marketing contemporâneo, vivemos em uma era onde podemos formar e liderar nossa própria tribo:

A explosão de tribos, grupos, irmandades e círculos de interesse significa que qualquer que queria fazer a diferença, pode. Sem líderes, não existem seguidores. Você é um líder. Pessoas precisam e você.

A ideia aqui e a seguinte:

  • Identificar quais são as pessoas que você quer liderar
  • Ciar uma comunidade em torno da sua marca
  • Liderar essa comunidade

Pegue este insight!

E, como estamos falando de marketing, é bom abrir um parêntese:

“Ganhar seguidores no Facebook é apostar na plataforma para gerar negócios para sua empresa. Sua vida não depende do Facebook, e você não tem que se iludir com métricas de vaidade. Não se trata de quantas curtidas e compartilhamentos você tem (isso é só um detalhe).

O que importa mesmo é se você tem uma comunidade que consegue liderar. Gente que adota suas ideias, que compra seus produtos, que defende sua marca em público. Pessoas que se conectam com você na rede social, mas que veem sentido em todo o resto: seu blog, seu canal, etc”.

Criar um grupo no Facebook fechado pode ser o caminho para você liderar sua tribo. Eu, por exemplo administro o Grupo Facebook Efetivo, onde estão as pessoas que fizeram o treinamento.

Ganhar seguidores no facebook

Copie a ideia, mas não crie apenas mais um grupo. Faça algo de valor para as pessoas e elas estarão dispostas a te recompensar!

#2 – Publique conteúdo relevante

Antes de tentar ganhar seguidores no Facebook, comece a entender que tipo de conteúdo se conecta ao seu público…

Quando você souber quem quer alcançar, ou seja, quem é sua tribo, identifique em que eles estão pensando. Faça um brainstorming com base nisso e produza bons conteúdos para eles.

Se você não oferecer material interessante e engajante, ninguém vai querer te seguir, e nenhum truque ou estratégia vai resolver isso. Daí você pode perguntar…

O que é conteúdo interessante?

Você precisa entender que o Facebook é uma plataforma muito sobrecarregada de postagens. São toneladas de textos, vídeos e imagens sendo publicadas em tempo recorde. Seu conteúdo estará competindo com tudo isso.

Para se destacar, você precisa fazer algo que gere valor para sua tribo. Isso é conteúdo interessante. Se você publicar algo de qualidade, mais pessoas vão se engajar com ele. E se mais pessoas interagem com você, cada vez mais você conseguirá ganhar seguidores no Facebook.

Além da divulgação de conteúdos do seu blog ou canal no YouTube, você pode apostar em conteúdos frequentes para manter o público aquecido. Nesse sentido, vou compartilhar aqui o que eu tenho usado em minhas estratégias, e o que também tenho observado em casos de sucesso:

1 – Citações

As citações são responsáveis por ótimos índices de engajamento na maior rede social do mundo. Além das tradicionais curtidas, esse tipo de post é campeão quando se trata de compartilhamentos e comentários.

Os formatos variam, indo desde referências de autores consagrados, passando por frases de efeito, passagens de livros até trechos de filmes e músicas. Citações de caráter motivacional costumam ser muito eficientes.

ganhar seguidores no facebook
Em minha fanpage e perfil profissional vez ou outra eu utilizo banners com citações.

Ao colocar isso em prática, use frases de pessoas relacionadas ao seu tema e área. Por exemplo: empreendedores de sucesso, pessoas bem-sucedidas, celebridades, etc.

2 – Perguntas

O ser humano, instintivamente, tende a responder quando é questionado. Nesse contexto, se você souber usar perguntas com sabedoria, o número de interações tende a aumentar. Esse tipo de estratégia pode ser usado por você para diversos objetivos, como:

  • Obter feedbacks sobre algum tema
  • Analisar como o público reage
  • Levar as pessoas até uma página
  • Entre outros

Certamente, ao detectar uma interrogação, o usuário tem grande chance de ser atraído por ela e, possivelmente, deixar a sua resposta, aumentando o alcance do seu post. Experimente isso.

Mas lembre-se de fazer perguntas curtas, pois frases longas podem desanimar o leitor. Você também pode variar as questões, deixando duas opções para dividir os usuários.

3 – Dicas

Bem, você já deve saber que os usuários de internet têm muitos problemas para os quais buscam soluções. Por isso que posts com dicas uteis tendem a surtir efeito positivo. Essa é outra coisa que você pode testar em sua estratégia para ganhar seguidores no Facebook.

Aqui é válido utilizar a segmentação de nicho: quais são as principais dúvidas do seu público-alvo? Descubra isso dê algumas orientações para tornar mais fácil a vida do usuário. Você estará a um passo de ter mais pessoas prestando a atenção em você.

#3 – Conquiste Mil Fãs Verdadeiros

Quantos fãs você quer? Muitos é a resposta mais comum, mas é bom pensar mais sobre isso.

Num artigo publicado em seu site Technium, Kevin Kelly falou brilhantemente sobre o universo dos “Mil Fãs Verdadeiros”. Ele diz que um fã de verdade argumenta, é um membro da tribo que se importa de verdade com você e com o seu trabalho.

Essa pessoa irá cruzar a rua para comprar algo que você produz ou indicar alguma coisa sua para um amigo, enfim, estará sempre te ajudando de alguma forma, e você deve valorizar isso.

Um artista precisa apenas de mil fãs em sua tribo. Este número é suficiente!

Mil fãs te darão atenção e apoio necessário para que você tenha uma vida ótima, alcance mais pessoas e faça um grande trabalho. Mil fãs verdadeiros formam uma excelente tribo.

Lembre-se disso na hora de traçar sua estratégia de ganhar seguidores no Facebook, ou em qualquer outro lugar.

Muitos empreendedores se importam muito com os números, mas não com os seguidores verdadeiros. Estão medindo curtidas, compartilhamentos, cliques. Isso tem certa importância, mas não suficiente. É preciso pensar na profundidade do envolvimento e dos resultados que os verdadeiros fãs trazem.

Segue outro insight para você:

Ao invés de sempre estar à caça de mais curtidores para suas páginas, líderes de verdade estão à procura de seguidores fieis.

Pense nisso!

#4 – Seja atencioso

Parece um conselho fraco e repetido, mas certeza que não é.

O que ainda continua gerando ótimos resultados quando se trata de atrair e conquistar clientes, é a atenção dada às pessoas que se conectam com você de alguma forma. Qual é o ser humano que não gosta de atenção?

Por isso que se você se esforçar para ser atencioso devidamente com as pessoas, o objetivo de ganhar seguidores no Facebook será conseguido com mais naturalidade.

Por exemplo, diariamente eu recebo perguntas em comentários, inbox ou por e-mail. Procuro responder a todas elas. Mesmo com o dia a dia corrido, tento ser atencioso com todos. Se até hoje não respondi alguém, foi porque simplesmente não vi a mensagem.

Isso tem me ajudado a chegar onde tenho chegado no ambiente digital.

Tem uma frase muita usada no mundo dos negócios, que diz:

Atender é servir.

É importante que você sinta prazer em servir não só quem compra de você, mas também àqueles que mostram interesse no que você faz, antes mesmo de adquirir um produto ou serviço seu.

Eu já fiz vendas que não imaginava que faria simplesmente porque respondi uma dúvida especifica feita por uma pessoa.

Daí você pode questionar:

Mas isso é realmente efetivo para ganhar seguidores no Facebook?

A resposta é outro sim.

Lembra que acima eu falei da ideia também era transformar seguidores casuais em seguidores fieis? Pois bem, se você for uma pessoa atenciosa, quem está no seu Facebook apenas fazendo volume poderá se render ao seu trabalho simplesmente porque você se dispôs a ajudar.

Essa é outra coisa que pode somar pontos positivos para o seu negócio e te ajudar a ganhar seguidores no Facebook!

#5 – Aposte em visibilidade

Você deve buscar visibilidade e boa reputação para sua marca, e essa é uma coisa que os links patrocinados garantem para a sua estratégia de como ganhar seguidores no Facebook.

Eu não poderia fechar este artigo sem falar sobre isso.

Existem diversos caminhos para fazer com que sua empresa cresça por meio da publicidade online, seja cada vez mais reconhecida e atraia maior número de clientes para adquirir seus produtos. Mas o Facebook Ads é uma das mais poderosas.

Aliás, dentro da internet hoje, essa ferramenta é uma das melhores estratégias para fazer com que sua empresa tenha mais visibilidade. E não é apenas por pertencer à maior rede social do mundo, é porque os recursos para quem anuncia são mesmo fortes.

Com o grande número de novos usuários e conteúdos publicados diariamente, existem muitas empresas que estão disputando a atenção dos usuários. Se destaca e vence quem for mais assertivo ao criar os anúncios.

Existem diversos motivos para você anunciar no Facebook, mas geralmente eu destaco três:

#1 – É extremamente barato em relação a outros tipos de divulgação.

#2 – É possível segmentar uma campanha de acordo com o público-alvo.

#3 – Muita gente tem conta na rede social e muitos deles podem ser seus clientes.

Para auxiliar nesse processo, o Facebook tem um algoritmo chamado Edge Rank que define o conteúdo mais relevante para os usuários, com base no comportamento de cada um dentro da rede social. Este é um primeiro recurso infalível para melhores resultados.

Para que o seu conteúdo chegue ao usuário, é necessário investir certo. Existem diversos recursos específicos que você pode usar para isso. Você pode aprender mais sobre o assunto aqui!

Tudo o que eu falei até agora pode ser reforçado pela publicidade paga no Facebook Ads. Se você aprender as técnicas certas para gerar resultados por esse meio, chegará mais facilmente aos objetivos de como ganhar seguidores no Facebook. Acredite!

Mãos à obra!

O Facebook tem dado excelentes resultados para muitos profissionais de marketing digital e empreendedores que desejam gerar vendas e impulsionar o crescimento na internet. As oportunidades são tantas que eu me dedico especificamente ao Facebook há vários anos.

Se você buscar uma plataforma gere um bom retorno para você, é essencial aprender como ganhar seguidores no Facebook. As estratégias abordadas acima vão te ajudar com isso. Comece a testá-las hoje mesmo e comprove sua eficácia.

Espero que ao terminar esta leitura, você esteja com seu senso de como ganhar seguidores no Facebook mais apurado.

Seja pagando por mais exposição através da publicidade paga ou concentrando-se em publicar bom conteúdo regularmente, de forma orgânica, agora você sabe o caminho para chegar onde tanto deseja.

Para fechar, destaco que você pode ter um mega plano para conquistar sua tribo se alinhar o que escrevi aqui com o que eu ensino na Área de Membros Vip. Para conhecê-la, basta clicar no botão abaixo. Você vai se surpreender!

Comentários

comentários