Quando criamos um anúncio pago no Facebook, há inúmeros critérios a serem levados em consideração: Você está atingindo seu público certo? Quais as dimensões que seus anúncios estão atingindo? Você está executando tudo da maneira certa? Por isso é Importante saber como fazer o seu Primeiro Anúncio no Facebook.

Com mais de 1,4 bilhão de pessoas usando o Facebook, e mais de 900 milhões de visitas todos os dias, o Facebook oferece uma oportunidade única para os empresários aumentarem suas vendas. O único problema é que, com tantos empresários querendo se destacar no mercado Online, não se pode perder um minuto se quer…

Assista a Palestra: Como fazer sua Primeira Campanha de Anúncio de Alta Conversão (Clique aqui)

Pra te ajudar a não perder tempo, criamos uma lista de itens importantes que irão te ajudar a criar sua campanha da maneira CERTA. Isso te ajudará a garantir que você estará atingindo seu público certo, com o anúncio certo e na hora certa.

A Lista Definitiva para Criação e Otimização de Anúncios no Facebook Ads:

Anúncios no Facebook Ads

O Facebook oferece uma ampla variedade de anúncios pagos e canais, e todos eles podem ser divididos em três elementos:

1. Campanha: Nela você pode controlar o objetivo da campanha, tais como curtidas da página, visualizações do vídeo etc.

2. Conjunto de anúncios: Um conjunto de anúncios contém um ou mais anúncios, um orçamento e um cronograma.

Você pode criar um conjunto de anúncios para cada um dos seus segmentos de público. Isso ajudará você a controlar o quanto gasta com cada público, e pode decidir quando cada público verá seus anúncios e assim poderá ver métricas específicas para cada público.

3. Anúncio: O anúncio individual inclui o criativo (por exemplo, a imagem e o texto usados). Cada conjunto de anúncio contém uma variedade de anúncios que varia com cor, imagem, etc.

Sendo assim, vamos começar a criação de um anúncio:

1. Determine o editor mais apropriado:

O Facebook oferece aos usuários duas ferramentas diferentes para a criação de anúncio pago:

O Gerenciador de anúncios e o Power Editor.

Para decidir qual será o melhor para você, você terá que levar em consideração o tamanho da empresa, e o número de anúncios que você pretende executar ao mesmo tempo.

Enquanto o Gerenciador de Anúncios se adapta melhor à maioria das empresas, o Power Editor serve como uma ferramenta para os anunciantes que estão buscando um controle mais preciso sobre uma variedade de campanhas.

2. Escolha um objetivo:

O Facebook Ads Manager, como muitas redes de publicidade, foi concebido com o seu objetivo da campanha em mente.

Escolha um objetivo

Antes de começar, o Gerenciador de Anúncios irá te pedir para escolher um objetivo para sua campanha. Há 10 objetivos diferentes para escolher. A lista inclui tudo, desde o envio de pessoas para o seu site para fazer o download do seu aplicativo até para aumentar a participação em seu evento.

Ao escolher um desses objetivos, você estará dando ao Facebook uma ideia melhor do que você gostaria de fazer, para que eles possam apresentá-lo com as mais adequadas opções de anúncios.

As opções de anúncios do Facebook incluem:

  • Promover sua página Impulsionar suas publicações
  • Enviar pessoas para seu site
  • Obter instalações para seu aplicativo
  • Alcançar pessoas próximas a sua empresa
  • Aumentar a participação no seu evento
  • Obter visualizações do vídeo

Digamos que você está interessado em “Atrair mais tráfego para seu site”. Ao selecionar essa opção, o Facebook irá te pedir para adicionar a URL do que você quer promover.

Se você estiver usando software de automação de marketing, certifique-se de criar uma URL de rastreamento exclusivo com parâmetros de UTM para garantir que você será capaz de manter o controle de tráfego e conversões a partir desse anúncio.

Eu Particularmente uso o WP Gestor de Tráfego LF

Uma vez selecionada, o Facebook exibirá a opção de anúncio mais adequada para ajudar a atingir seu objetivo.

Escolha seu público:

Escolha seu público

Se você está começando agora com os anúncios pagos no Facebook, você provavelmente terá que experimentar vários tipos de segmentação até chegar ao Público Alvo.

Por isso eu escrevi um artigo que pode te ajudar nessa tarefa, e pode criar uma mira laser sobre o público que você deseja alcançar, [clique aqui e veja].

Para ajuda-lo a ser “certeiro” no seu público, existem critérios de segmentação do Facebook que são acompanhados por um medidor de definição de público alvo.

Esta ferramenta leva todas as propriedades selecionas em consideração, a fim de chegar a um elevado número de alcance.

Se você está procurando uma forma de direcionar o tráfego, você provavelmente vai querer concentrar-se no tipo de pessoas que você sabe que vai estar interessado em sua oferta.

No entanto, se você estiver querendo criar autoridade de uma marca, ou promover uma oferta muito atraente, você pode se concentrar em um público mais “geral”.

escolha um público

O número de alcance do Facebook é gigante e incluí opções como:

  • Idade
  • Localização
  • Gênero
  • Idioma
  • Relacionamento
  • Educação Trabalho
  • List item
  • Finanças
  • Casa
  • Politica
  • Eventos da vida
  • Interesses
  • Comportamentos
    etc…

Você também tem a opção de selecionar um público alvo personalizado, o que lhe permite atingir as pessoas do Facebook que estão no banco de dados de contatos da sua empresa, que visitou uma página em seu site com pixel de rastreamento ou que utilizou seu aplicativo ou jogo.

Uma vez que você encontrou um grupo que atenda bem ao seu objetivo, o Facebook permite que você salve estes contatos para ser usado mais tarde, assim, você não precisará fazer todo o processo de novo, uma vez que esses contatos ficarão salvos por um tempo.

Leia esse artigo apara enteder melhor: Guia de Remarketing: Como Vender para quem não comprou de você

Defina seu orçamento:

Defina seu orçamento1

O Facebook oferece aos anunciantes a opção de definir tanto um orçamento diário como um orçamento vitalício.

Veja as diferenças:

Orçamento diário: O orçamento diário é a quantia que você está disposto a gastar em um conjunto de anúncios específico por dia. Cada conjunto de anúncios tem o próprio orçamento.

Lembre-se disso se tiver mais de um conjunto de anúncios ativo na sua conta. Os anúncios serão automaticamente interrompidos assim que atingirem o orçamento diário do conjunto de anúncios.

Orçamento vitalício: O orçamento vitalício permite que você defina um valor para ser gasto durante a vida útil do conjunto de anúncios.

O sistema do Facebook tentará dividir os gastos automaticamente, de forma equilibrada, durante o período selecionado.

Para ajudar a ser mais especifico com seu orçamento, existem opções mais avançadas:

  • Cronograma: Escolha se você quer ou não que sua campanha seja executada imediatamente e de forma contínua, ou se você quiser, personalize as datas de início e término.

Você também pode definir parâmetros para que os seus anúncios apenas corram durante horas e dias específicos da semana.

  • Otimização e preço: Escolha se deseja ou não que tenha “lance” para o seu objetivo, cliques ou impressões. (Isto irá alterar a forma de como o seu anúncio será exibido e pago).

Ao fazer isso, você irá pagar pelo seu anúncio a ser mostrado para as pessoas dentro de seu público-alvo, que são mais propensos a completar a ação desejada, mas o Facebook irá controlar o seu lance máximo.

Se você não quiser, o facebok irá definir lances ideias para você. Você poderá optar por lance manual – controla o quanto você está disposto a pagar por uma ação concluída – no entanto, o Facebook irá fornecer um lance sugerido com base no comportamento de outros anunciantes.

Entrega: Existem duas categorias:

  • Entrega Padrão: irá mostrar os seus anúncios ao longo do dia
  • Entrega Avançada: irá te ajudar a atingir uma audiência de forma rápida (Requer preços lance manual).

Crie seu anúncio:

Crie seu anúncio

O que você quer que seu anúncio tenha? Tudo depende do seu objetivo principal!!!

Se você quer aumentar o número de cliques no seu site, o Facebook Ads Manager irá sugerir “Cliques” para opções de anúncio do site.

Isso Faz sentido, certo?

Esta opção de anúncios é dividida em dois formatos:

Links e Carrosséis. Significa que você pode exibir um anúncio gráfico (Links) ou um anúncio de multi-imagem (carrossel), com três a cinco imagens de desdobramento sem qualquer custo adicional.

Um anúncio de Links será exibido assim:

Desktop News Feed

Um anúncio de carrossel será exibido assim:

anúncio de carrossel

Depois de decidir um dos dois, você precisará fazer upload dos arquivos. É importante lembrar que para cada tipo de anúncio existem algumas “normas” que os usuários devem levar em consideração.

Para anúncios gráficos individuais:

Texto: 90 caracteres
Título: 25 caracteres
Tamanho da imagem: 1200 pixels x 627 pixels. (Utilize uma largura mínima de imagem de 600 pixels por anúncios que aparecem no Feed de notícias).

Para anúncios multi-imagem (Carrosséis):

Tamanho da imagem: 600 x 600 pixels (recomendado)
Texto: 90 caracteres
Título: 40 caracteres
A inscrição Link: 20 caracteres
Sua imagem não pode incluir mais de 20% do texto . Veja a quantidade de texto está em sua imagem.

(Tenha em mente que essas são as opções de anúncios com o objetivo de “enviar pessoas para o seu site”).

Depois de selecionar um tipo de anúncio, o Gerenciador de Anúncios irá pedir para identificar como você gostaria de exibir seu anúncio.

As opções fornecidas são: Desktop News Feed , Mobile News Feed e Coluna da direita. Veja como cada um deles seriam exibidos:

Desktop News Feed

Desktop News Feed

Mobile News Feed

Mobile News Feed

Coluna da Direita

Coluna da Direita

Relatório sobre o desempenho:

Uma vez que seus anúncios estão ativos, você vai querer sempre dar uma olhada em como eles estão andando, certo?

Para ver os resultados, você poderá olhar em dois lugares:

O Facebook Ad Manager e seu Software de Marketing (Eu uso o Adespresso, quer saber como ele funciona? Clique aqui e veja o artigo sobre Adespresso)

Facebook Ad Manager:

É um painel sofisticado, que fornece aos usuários uma visão geral de todas suas campanhas destacando uma estimativa de quanto você está gastando por dia.

O painel é organizado por colunas, o que torna mais fácil pra filtrar através de seus anúncios, para que você possa ter uma exibição personalizada dos seus resultados. Os números como alcance, frequência e custos estão disponíveis, fazendo um relatório sobre o desempenho da campanha.

De acordo com o Facebook, aqui estão algumas palavras chaves para procurar ( e suas definições):

Atuação: Pode ser personalizado para incluir métricas, como resultados , alcance, frequência e impressões.

Vídeos: Pode ser personalizado para incluir métricas como exibições de vídeo e avg, % do vídeo visualizado.

Site: Pode ser personalizado para incluir métricas como ações site (todas), checkouts, detalhes de pagamento, compras e adicionados ao carrinho.

Aplicativos: Pode ser personalizado para incluir métricas como instalações de aplicativos, o engajamento de aplicativos, as ações de aplicativos para celular e custo por interação com aplicações.

Eventos: Pode ser personalizado para incluir métricas como respostas de eventos e custo por resposta de evento.

Os cliques: Pode ser personalizado para incluir métricas como cliques, cliques únicos, CTR(click-through rate) e CPC (custo por clique)

Configurações. Pode mais ser personalizado para incluir métricas como data de início, data final, o nome do conjunto de anúncios, anúncio ID, entrega, oferta e objetiva.

Se você gostou deste artigo, eu fiz uma palestra onde eu mostro esse passo a passo na tela do meu computador, para ter acesso gratuito a essa palestra clique aqui


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)