Guia de Remarketing: Como Vender para quem não comprou de você

Guia de Remarketing Como Vender para quem não comprou de você

Você sabia que 96% das pessoas que visitam o seu site vão embora sem fazer absolutamente NADA? Que é por causa dessa inércia que você não tem feito muitas conversões e, provavelmente, pensa que seu domínio só serve para te dar gastos e te fazer perder tempo escrevendo conteúdos, tentando oferecer valor para a sua persona?
Você irá aprender agora sobre como o remarketing irá te ajudar a reconquistar esses potenciais clientes, atraí-los para o seu site e finalizar sua compra.

O Guia de Remarketing.

Eu já disse aqui que a principal fonte de tráfego que eu uso é o Facebook. Primeiro eu seguimento minha persona por meio dele e só depois faço um remarketing seja na rede de display, no adword, no youtube, no facebook ou em qualquer outra plataforma que seja necessária. 

Despontado em 2009, o Remarketing tem sido empregado em demasia devido ao seu alto potencial para os anunciantes online, seja o site de pequeno, médio ou grande tráfego.

O remarketing resume-se em fazer marketing para as pessoas que já tiveram um primeiro contato com o seu negócio, ou seja, ele exibe anúncios para as pessoas que já acessaram o seu site. Aqueles que são leigos no assunto, normalmente se espantam quando vêem um anúncio de um produto que acabou de olhar em um site. Entretanto, não sabem que estão sobre o efeito do remarketing e sendo estimulados a efetuar uma compra ou cadastro.

Como Funciona o Remarketing?

Quando uma pessoa entra em seu site, ela é marcado pelos cookies do remarketing e, ao sair, é seguido por anúncios relacionados a esse mesmo site devido àqueles cookies, ajudando você a conectar-se mais uma vez com eles por meio de anúncios personalizados, de acordo com a atividade que realizaram em seu site, enquanto elas navegam pela internet.

Para isso, em algum dos casos, você precisaria de um programador para instalar o código do remarketing em seu site – se o seu for feito no wordpress, você mesmo consegue fazer, não precisará de um programador.

Dica para quem usa o WordPress: Use o pluging Insert Headers and Footers (ele insere em todas as páginas do seu site o pixel de público personalizado)

A seguir, eu irei te ensinar as estratégias, as vantagens e as dicas que VOCÊ poderá utilizar.

Principais vantagens do Remarketing:   

Google-Ad-Alternatives

  1.   Estimulo de vendas – são muitas as pessoas que não finalizam a compra no primeiro contato que tem com a marca – cerca de 96% delas;
  2.   Impulsionar o ROI ( retorno sobre o investimento) para todos os tipos de anúncios;
  3.   Aumentar a confiança que as pessoas possuem em sua marca;
  4.   Aumentar o número de inscrições e cadastros;
  5.   Tornar-se referência naquele assunto. Quem não é visto não é lembrado.
  6.   Entregar conteúdo de valor para seu público
  7.   Vender para aqueles que já são seus clientes.

Duas ferramentas que você precisa para realizar o seu Remarkeing:

  1.      Do seu site.
  2.      De uma conta no Facebook Business/ADS.

A cadeia do Remarketing.

A cadeia do Remarketing

Ao se falar em Remarketing, levamos em conta uma série de ações de sua audiência, que, por algum motivo, não realizou o objetivo esperado e tentamos modificar esse comportamento. A seguir, vou descrever o passo a passo do remarketing para que você entenda melhor o funcionamento dessa estratégia.

  1. O visitante: algum usuário da internet, que se encaixa em seu público alvo, procura por você no Google, clica em algum anúncio, no facebook, integram ou qualquer outro meio que o leva ao seu site,
  2. A exploração do seu site: ao estar em seu domínio na internet, o usuário clica em diversas opções, simula compras e pratica várias ações que podemos rastrear e assim identificar o seu interesse.
  3. Abandono do seu site: lembre-se de que quase 100% dos visitantes do site não finaliza nenhuma compra ou cadastro por variadas causas. É esse o comportamento que vamos modificar com o remarketing.
  4. Anunciar para capturar: de acordo com o interesse que foi rastreado no momento que o usuário estava visitando o seu site, você pode criar anúncios personalizados para atraí-los novamente a sua plataforma.
  5. Retorno ao seu site: ao ver o anúncio, a probabilidade do usuário voltar a seu site e finalizar a compra ou qualquer outro objetivo é de 40%.

Para qual público você deve realizar o Remarketing?

Público personalizado é um mecanismo muito competente para criar públicos e suas segmentações e exibir seus anúncios para aqueles que estejam realmente interessadas naquilo que você está oferecendo.

publico_ads

Há infinitas possibilidades de estratégias para por em prática o Remarketing. Tudo depende do seu objetivo e do público que deseja atingir. Separei alguns tipos de públicos para vocês terem um norte de por onde começar. No entanto, não se limitem a eles. Tente identificar a demanda da sua persona para que suas ações sejam ainda mais efetivas.

Público 1: Todos os visitantes do site

Público 1- Todos os visitantes do site

Ideal para ampliar a presença, o prestígio e autoridade da sua marca. De todos que irei falar, é o mais simples de se construir, pois não precisará de nada mais, além do tráfego que você já possui do seu site.

Você pode utilizar tanto para capturar e estimular a compra, quanto para criar um relacionamento com seu futuro consumidor. Para isso, tente focar menos em venda e mais em entrega de conteúdo.

Crie uma lista para aqueles que visitaram o seu site e para aqueles que já converteram. Depois é só configurar o seu remarketing para que essas listas se combinem e os visitantes que já converteram sejam excluídos.

Para esse tipo de público, anuncie no máximo cinco vezes para cada pessoa, pelo tempo de 180 dias.

Público 2: Todos os que visitaram a página de vendas

Público 2- Todos os que visitaram a página de vendas

Se quiser aquecer suas vendas, esse é o público perfeito. São aqueles que chegaram a colocar o produto no carrinho de compras, mas por algum motivo desistiram da aquisição. Eles estão muito próximos de tomar uma decisão, com o remarketing, você terá a oportunidade afastar todos os obstáculos que o impediram e ajuda-los a concluir a compra.

Neste caso, você deve utilizar um anúncio que leve direto a venda, seja por meio de testemunho das pessoas que já adquiriram, teste do produto, reviews e até mesmo um anúncio direto de venda.

O Google realizou uma pesquisa e revelou que depois de 10 dias, caso o anúncio não converta em vendas, significa que o público perdeu o interesse e realmente não irá adquirir o produto. Portanto limite-se a anunciar por 10 dias, 1 vez por dia para cada pessoa.

Dica 1: Exclua aqueles que já são seus clientes e anuncie somente para aqueles que visitaram o carrinho de compras, mas não tomaram a decisão ainda. Combine suas listas de públicos.

Público 3: As pessoas que já estão cadastradas em seu site.

Público 3- As pessoas que já estão cadastradas em seu site

O Remarketing para esse público pode ser mais direto, pois eles já te conhecem e o perigo de rejeição é mínimo.

Assim, seu anúncio pode mirar tanto no aumento de autoridade e de confiança em você e em sua marca, o que seria ideal, quanto na venda de produtos. Anuncie no máximo cinco vezes para a mesma pessoa.

Público 4: A sua lista de clientes.

Público 4- A sua lista de clientes.

Excelente público! Ele já sabe quem você é, da sua autoridade, já está cadastrado, sabe o que está oferecendo e já adquiriu um produto seu. Se você foi eficiente e atendeu as expectativas desse público no passado, será muito mais fácil anunciar para ele.

A probabilidade de os clientes efetuarem outra compra depois de um determinado período é grande, pois a motivação da aquisição inicial ainda existirá.

Com esse público você pode utilizar todos os tipos de anúncios que remetam imediatamente a seu negócio: depoimentos, vendas, relacionamento, conteúdo entre outros. Entretanto, lembre-se da pesquisa do Google, anuncie no máximo 10 vezes o mesmo anúncio para cada pessoa.

Público 5: O público Semelhante do seus consumidores.

O melhor público de todos para anunciar! O Facebook irá encontrar pessoas com o perfil semelhante àquelas que efetuaram as ações calculadas por você. Encontrar novos potenciais consumidores dessa forma é muito mais fácil do que por outros métodos, além de o ROI aumentar muito.

Atenção: neste caso, você precisará tem pelo menos 100 conversões em 1 semana para poder gerar esse público semelhante.

Apesar de esse público possuir gostos, interesses, idade, entre outras características muito semelhantes a das pessoas que já converteram em seu site, o acesso a ele é mais difícil. É um público mais distante que, na maioria das vezes, nunca interagiu com você. Será necessário que você construa um relacionamento, seguindo os passos dos primeiros grupos que expliquei acima, para só depois anunciar de forma mais assertiva e aumentar as vendas em seu site.

Neste caso, utilize anúncios que estimulem a criação de um relacionamento e a entrega de um conteúdo de valor para esse público semelhante. Neste momento, foque menos em vendas e utilize no máximo 5 vezes o mesmo anúncio para cada pessoa, pelo prazo de 180 dias.

Dicas para fomentar seus anúncios de remarketing.

  • Anuncie para a pessoa certa – não oferecera seu produto, conteúdo ou serviço para quem já é cliente ou não está interessada. Para isso, basta combinar suas listas personalizadas e excluir determinados públicos de suas campanhas.

Sobrecarregar sua audiência com anúncios desnecessários pode manchar sua reputação e diminuir sua autoridade.

  • Limite a frequência de seus anúncios – lembra na pesquisa do Google que eu te contei? Então, delimite as vezes que uma pessoa é exposta ao mesmo anúncio. O excesso pode irritá-la e ter o efeito oposto ao esperado por você.
  • Cuidado com os públicos pequenos – A consideração feita acima deve ser levada muito mais a sério quando se trata de públicos com menos de 500 pessoas. Disparar anúncios para esse público pode criar a sensação de se “estar forçando a barra”, criando um mal estar entre você e o público.
  • Abuse dos gatilhos mentais – escrevi um artigo de como os Gatilhos Mentais podem sobrar o seu faturamento (clique aqui para lê-lo). Utilize das técnicas que te ensinei e tente persuadir o seu público.
  • Use a criatividade em seus anúncios – faça anúncios gráficos, em vídeos, em textos. Há infinitas possiblidades de entregar conteúdo para seu público personalizado. Procure ser dinâmico e atrair a atenção para seu negócio.
  • Construa uma rede de relacionamentos – isso tonará mais fácil a recepção do seu anúncio. Se as pessoas já te conhecem, conhecem seu negócio, acreditam que ele seja de qualidade e você possui autoridade naquele nicho, elas pararão para ouvir o que você tem para falar. Use isso ao seu favor.
  • Experimente – algumas vezes, determinada ação pode gerar mais resultado do que aquela que você acreditava ser a ideal. Teste os seus anúncios e os seus públicos sempre que possível. Nunca saberá qual é a melhor estratégia a seguir se não tiver experimentado todas as possibilidades primeiro.
  • Alcance em grande escala – experimente alcançar pessoas de sua lista de remarketing quando elas utilizarem a ferramenta de busca do Google.
  • Analise, analise e analise – você conseguirá visualizar o desempenho de seus anúncios, onde eles estão feitos, quantas pessoas foram atingidas, qual a taxa de conversão e o preço que está pagando por eles. O resultado dessa análise será importante para a sua próxima campanha de anúncios.

Concluindo.

Espero que tenha ficado claro para você o que é o Remarketing, as possibilidades de públicos personalizados e algumas estratégias para que você possa utilizá-lo de maneira correta, sem ter o efeito contrário.

Aprender cada dia mais sobre técnicas de vendas, e utilizar as ferramentas que a plataforma online proporciona para estimulá-las, fará toda diferença quando você contabilizar quantas conversões conseguiu na semana ou no mês.

Não perca a oportunidade de transformar seu negócio, conheça o Treinamento Lista Aquecida Express e construa uma lista de COMPRADORES!

Até a próxima!

João Paulo Pereira.

Já conseguir listar seus públicos personalizados e montar campanhas direcionadas a eles? Já tinha feito campanhas de remarketing antes de ler esse texto? Deixe nos comentários seu depoimento e compartilhe para aqueles que ainda possam estar em dúvida de como aumentar suas taxas de conversão.



Comentários

comentários