Guia definitivo de como encontrar um mercado lucrativo em 2 passos

Guia definitivo de como encontrar um mercado lucrativo em 2 passos

Atenção! O que eu estou prestes a te ensinar é muito importante e você deve seguir o passo a passo que irei disponibilizar aqui, caso contrário o fracasso do seu negócio é consequência certa.

Neste artigo eu te darei algumas ferramentas que nós utilizamos em nossos negócios e de nossos clientes para pesquisar se aquele nicho específico é lucrativo ou não.

E o mais importante: qual é o produto que ele precisa?

Agora, você irá aprender a pesquisar todas as headlines e as copys que vai utilizar tanto em seus anúncios como em seus produtos. Isso mesmo! Com o que eu vou te ensinar aqui, vai ser capaz até mesmo de escolher o nome perfeito para o seu produto.

A pesquisa é o começo de absolutamente tudo!

É o começo do seu negócio, é o começo do seu produto na internet.

Pesquise o seu mercado e o seu nicho de atuação.

Na construção do seu funil de vendas, você vai precisar mais disso do que até mesmo de seu produto principal.

As pesquisas de mercado são de suma importância no processo inicial de um negócio imparável. Elas permitem identificar elementos, como concorrência, perfil de consumidores, testes de preços, demanda pelo produto, qual design escolher, entre outros que irão impactar diretamente em seu negócio.

Os resultados das pesquisas que você irá fazer te orientará a investir em alguma ação promocional específica, modificar sua proposta ou produto original, mudar ou permanecer com seu público-alvo e, por incrível que pareça, até mesmo desistir da iniciativa do seu produto e do seu nicho mercado, evitando que você gaste o seu tempo e o seu dinheiro em ideias que poderão não ter demanda.

Os resultados da pesquisa que eu irei te ensinar a fazer apresentarão a você o cenário em que seu negócio irá atuar.

Acompanhe agora esse passo a passo. Faça todas as etapas. Isso é de suma importância. Não pule esse artigo e anote toda pesquisa que você aprender nos próximos minutos

Descobrindo a demanda por seu produto pelo Google Adwords.

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Vamos começar pela etapa que eu julgo sem dúvidas ser uma das principais.

É o seguinte: Pesquise e determine em qual nicho de mercado irá atuar.

Hoje, vemos milhares de pessoas querendo vender um determinado tipo de produto na internet sem mesmo pesquisar se há ou não um mercado para ele.

A ferramenta que eu uso muito para essa pesquisa é o Google Adwords. Ele é a principal ferramenta de publicidade do Google. Resume-se em resultados encontrados nos mecanismos de busca das palavras chaves que seu persona está pesquisando. Por meio dele, é possível obter um mercado muito segmentado.

Eu já falei sobre hipersegmentação no artigo anterior, vale a pena clicar e lê-lo. Mas primeiro, deixa eu te ensinar as técnicas de pesquisa.

Passo a passo #1: Google Adwords.

Para ter acesso ao Google Adwords é preciso que você se tenha cadastrado na plataforma ou tenha uma conta Gmail. Na última opção, você só terá que confirmar e completar alguns dados. Bem tranquilo. (Clique aqui para criar sua conta).

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Dentro do Adwords, no menu principal, clique em Ferramentas e selecione a opção: Planejador de palavras-chave.

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Você será encaminhado para uma página que será possível tanto planejar e executar uma campanha quanto pesquisar sobre o seu produto e a probabilidade de se obter sucesso com ele. Hoje, somente iremos pesquisar.

Uma aba com diversas lacunas para serem preenchidas, chamada “O que você deseja fazer”, irá aparecer. Será nesse local que vamos testar o potencial do seu produto!

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Dica: Antes de usar essa ferramenta, faça uma lista com as principais palavras que tenha a ver com seu mercado.

No espaço “Seu produto ou serviço”, você irá digitar as palavras-chave que estão relacionadas ao seu mercado. Lembra da lista que pedi para que você fizesse? Utilize-a agora.

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Por exemplo: vamos supor que você esteja pensando em abrir um negócio na internet relacionado a casamento. Digite no espaço em branco as palavras equivalentes a esse mercado, como: casamento, noivo, noiva, festa de casamento, bolo, etc.

Atenção 1: Lembre-se de sempre separar esses elementos por vírgula.

Depois disso, clique no botão azul Obter ideias.

Sabe o que isso irá fazer? O Google irá buscar em sua base de dados todas as principais palavras de relevância do seu mercado e quantas vezes essas palavras foram pesquisadas em média, por mês, nos últimos 12 meses.

Então vamos lá. Isso o que eu estou ensinando agora vale para todos os mercados. Você poderia pesquisar o nicho de emagrecimento, maquiagem, educação, games, entre tantos outros.

Depois que você fizer aquela etapa e clicar em obter ideias, clique em Média de Pesquisas Mensais.

No caso do nosso exemplo, Casamento, a palavra “Vestido” obteve a maior média, mas esse elemento tem um âmbito muito grande, pode ser um vestido de festa, de baile de formatura,  do dia-a-dia, então não funcionaria.

Já a palavra chave “ Vestido de Noiva” é mais segmentada e no caso obteve mais de 370 mil buscas no Google, o que é uma quantidade muito grande.  Ao passar o mouse em cima dessa ferramenta, aparecerão todos os meses e a taxa de busca de cada um deles, possibilitando a identificação de qual é o melhor mês para você fazer intensificar o seu anúncio.

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No caso de “Vestido de Noiva”, houve uma regularidade nas buscas em quase todos os meses, se destacando um pouco mais nos meses de julho e janeiro. Então por aí você poderia desenvolver, por exemplo, um funil/produto. Você poderia dar dicas de como escolher o vestido ideal e, em um produto de entrada, poderia colocar mais opiniões, vídeos ou qualquer outra coisa que complete aquela informação.

Se você clicar na palavra-chave, começará a ver a pesquisa que as pessoas fazem no Google com aquela palavra e os seus desdobramentos, assim de como as buscas são feitas.

Por exemplo, um dos desdobramentos foi “Vestido de Noiva simples”, que obteve uma boa média, de 4.000 buscas por mês. No caso você poderia ensinar como procurar por vestidos mais elegantes, sem muitos adornos, bordados, rendas, etc. É uma boa dica para dar em um produto e as pessoas realmente pagam por isso.

Outra palavra-chave: “Casamento”.

“Casamento” obteve menos buscas que a palavra “Vestido”. Daí você já poder fazer uma análise a partir desse dado: que mulheres se interessam mais por casamento do que o homem, pois o vestido de noiva remete de forma automática ao público feminino. Então, por exemplo, se o seu produto fosse esse, você já teria que colocar na barra de anúncio do Facebook público feminino para casamento. O seu produto teria de ser desenvolvido para as mulheres.

Percebeu como é possível fazer uma análise interessante de mercado a partir das informações que o Google Adwords oferece?

Então é basicamente isso que você deve fazer para descobrir se aquele produto tem ou não mercado na internet.

Entretanto, que fique claro que eu não estou falando se o seu produto será de alto valor ou não. Isso dependerá muito do produto que irá desenvolver. É necessário possuir um feeling para ver se aquele nicho paga ou não o seu ticket.

Você precisa se perguntar: O que você quer? Qual o valor do seu produto mais alto? É em um maximizador de lucros? Geralmente, você começa a desenvolver o produto pelo ticket mais alto. Então aí depois você vem diminuindo o valor dos produtos anteriores para que vá gerando conexão com a persona.

O que eu te ensinei agora foi um exemplo básico de como você pode fazer uma pesquisa de nicho de qualquer mercado pelo o qual você se interessasse.

Descobrindo o desejo de sua persona por meio do Facebook.

Vamos pra próxima etapa da parte de pesquisa.

Depois que você aprendeu a pesquisar a demanda do seu mercado por meio do Google Adwords, você irá aprender a fazer a mesma coisa, mas pelo Facebook.

Eu vou te ensinar a buscar no Facebook os grupos relacionados ao seu produto e a pesquisar e tirar a dúvida se realmente seu produto tem mercado pra atingir ou não. Mas o que você irá aprender não é uma coisa básica, que todo mundo sabe, mas sim uma parte mais avançada das inúmeras possibilidades que o Facebook apresenta para nós.

Nesse ponto é importante que você já tenha definido sua persona. Isso significa que você já deverá conhecer seus futuros consumidores e, para depois disso, já poder traçar estratégias para satisfazer suas necessidades, desejos e reclamações.

A partir das características da persona, você será capaz de descobrir as principais páginas e grupos que ela faz parte. Faça uma lista dessas principais páginas que seu público alvo se interessa.

Atenção 2: a partir de agora o seu Facebook deverá estar em inglês. Selecione a opção configurações e altere o seu idioma antes de começar.

O Facebook é originalmente e em inglês e é nessa língua que ele disponibiliza o Open Graph, que permite consultar praticamente tudo que está no Facebook por meio de quatro perguntas principais sobre sua persona:

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  1. Pages liked by people who like… (Páginas curtidas por pessoas que gostam de….)
  2. Pages liked by people who like [two pages]…(Páginas curtidas por pessoas que gostam de [duas páginas]…).
  3. Favorite interests of people who like… (Interesses favoritos de pessoas que gostam de …).
  4. Groups of people who like… (Grupo de pessoas que gostam de…..).

Eu coloquei para você as quatro perguntas que eu faço sempre e sua tradução, mas a que eu mais utilizo para as pesquisas é a última: Groups of people who like… (Grupo de pessoas que gostam de…..).

Passo a passo #2: Facebook.

Vamos por em prática essas perguntas.

Suponha-se que sua persona está relacionada com o site das Lojas Americanas. Assim, pesquise no espaço de busca do Facebook o seguinte: “Group of people who like americanas.com. (Grupo de pessoas que gostam da americanas.com). Depois selecione a aba Groups. Seu idioma já deverá estar em inglês neste momento.

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O que você irá fazer agora é simples. Entre nos principais grupos, os com mais inscritos, e veja a dor, as reclamações, os desejos das pessoas que são membros desse grupo. Vá ver o que elas estão falando, os seus anseios e suas vontades. Se elas realmente pedem por esse produto ou não.

O Facebook já vai buscar para você onde que estão as principais pessoas que curtem essa página e esses grupos. Isso também é uma ferramenta importantíssima para a criação de anúncios que eu te ensinei no artigo anterior.

Assim, será necessário que você gaste um pouco do tempo de seu dia lendo os principais comentários e debates desses grupos para que consiga determinar com a maior precisão possível qual o produto que você deve criar para obter sucesso com esse público.

Lembre-se, tanto você quanto sua persona sairão beneficiados com essa pesquisa. Não a negligencie!

Se você for capaz de colocar em prática o que aprendeu hoje para fazer uma pesquisa sensacional, obterá elementos e dados para usar o Facebook Ads como uma ferramenta avançada de anúncios que te trará resultados muitos altos, colocando você muito à frente daquelas pessoas que ainda estão em busca de sua persona.

Concluindo.

Aprender cada dia mais sobre técnicas de pesquisa e descobrir as brechas de mercado fará toda a diferença no momento de decidir qual produto e para quem você deve anunciar.

Já tem o seu produto definido, assim como sua persona e quer aprender técnicas de hipersegmentação? Descubra em Hipersegmentação: O método à prova de erros para investir em tráfego qualificado e, caso queria se aprofundar ainda mais, dê uma no e-book gratuito feito especialmente para você que quer descobrir COMO CONSTRUIR UM NEGÓCIO IMPARÁVEL.

Me segue que tem muito mais ainda por vir.

Abraços.

João Paulo Pereira.

E você? Já testou alguma vez esses métodos de pesquisa? Deixe nos comentários o que você achou sobre esse artigo e compartilhe as suas dúvidas e experiências a respeito!

Comentários

comentários

  • Vinicius Oliveira

    Muito bom o conteúdo, espero mais conteúdo sobre pesquisa de mercado e dicas.

    • Opa, tudo bem Vinicius? Que bom que gostou do Artigo.
      Cadastre-se para receber nossos novos artigos.
      Grande abraço.