Como obter mais cliques em seus anúncios do Facebook

Como eu venho falando na maioria das minhas publicações, o Facebook é rede que mais e mais empreendedores estão adotando para gerar negócios na internet.

Além das publicações orgânicas, muito usadas para gerar relacionamentos com o usuário, há um fato inegável:

O Facebook Ads está se tornando a maior plataforma de anúncios pagos.

Sim, maior até que o Google em muitos aspectos. Duvida? Basta observar o mercado e ver como mais e mais pessoas estão anunciando na rede social.

Se você gosta de dados, aí vão alguns:

A Business 2 Community mostra que o Facebook representa 9% dos gastos com anúncios digitais e 18% dos gastos globais com publicidade online móvel. Aí vão alguns destaques do infográfico:

  • O número estimado de usuários do Facebook é de 1,39 bilhão.
  • O número estimado de usuários da rede que acessam por dispositivos móveis é de 1,9 bilhão.

Não preciso dizer que você pode alcançar uma audiência enorme para seu negócio, não é? Legal, mas não basta apenas criar um perfil ou página profissional que a coisa vai acontecer automaticamente.

É preciso garantir conversões com seus anúncios. E é justamente sobre isso que eu vou tratar neste artigo…

Continue a leitura e descubra como conseguir mais cliques em seus anúncios com estas dicas quentes!

Antes de tudo, o CTR

Antes de continuarmos, vale a pena lembrar o que é CTR:

Click Through Rate, em tradução livre, Taxa de Cliques, é uma métrica muito utilizada no mercado digital, mais especificamente na área de publicidade online. A métrica é usada a para fazer a verificação de eficácia dos anúncios.

A medida qualitativa do CTR compreende basicamente a análise do número de cliques comparada ao número de exibição, indicando se anúncio tem uma boa qualidade ou não. Em resumo, seria uma fórmula mais ou menos assim:

(Número de Cliques) / (Número de Visualizações) = CTR

Quanto maior for o número de cliques, melhor é o anúncio, pois isso significa que ele está sendo persuasivo e contundente, gerando interesse por parte do público que você está atingindo.

O CTR pode ser usado para avaliar seus resultados de inúmeras formas, e o número depende de que tipo de análise você está fazendo.

Se você cria um anúncio cujo objetivo seja uma venda, o CTR é ótimo como métrica, uma vez que vai indicar o número de interessados através dos cliques no anúncio.

Quem anuncia no Facebook deve ter uma única prioridade: maximizar o CTR de seus anúncios. Mas como você pode obter mais cliques em anúncios do Facebook? Vamos descobrir!

Aumentando os cliques nos anúncios do Facebook

Agora eu vou mostrar para você uma série de técnicas que se baseiam em pesquisas minuciosas minhas e de especialistas gringos que funcionam indiscutivelmente para o aumente o CTR nos anúncios do Facebook.

#1 – Segmente seu público

O alcance do Facebook é absurdo.

Você tem pessoas de todas os cantos do mundo acessando suas contas na rede todos os dias. Nesse sentido, é preciso estreitar o seu público para que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas certas.

Hipersegmentação é a palavra-chave para esse objetivo. Ela permite que você seja super-específico com o fator demográfico que segmentar suas campanhas e alcançar exatamente quem você está tentando alcançar.

Felizmente, o Facebook torna isso bastante fácil de fazer.

Você precisa segmentar os usuários com base em fatores como localização, interesses, faixa etária, gênero e assim por diante. Aí está o que você tem que fazer:

(imagem da segmentação)

O Facebook oferece uma ampla variedade de anúncios pagos e canais, e todos eles podem ser divididos em três elementos:

  1. Campanha: Nela você pode controlar o objetivo da campanha, tais como curtidas da página, visualizações do vídeo etc.
  2. Conjunto de anúncios: Um conjunto de anúncios contém um ou mais anúncios, um orçamento e um cronograma.

Você pode criar um conjunto de anúncios para cada um dos seus segmentos de público. Isso ajudará você a controlar o quanto gasta com cada público, e pode decidir quando cada público verá seus anúncios e assim poderá ver métricas específicas para cada público.

  1. Anúncio: O anúncio individual inclui o criativo (por exemplo, a imagem e o texto usados). Cada conjunto de anúncio contém uma variedade de anúncios que varia com cor, imagem, etc.

#2 – Defina seu objetivo

Antes de começar, o Gerenciador de Anúncios irá te pedir para escolher um objetivo para sua campanha. Há uma série de objetivos diferentes para escolher. A lista inclui tudo, desde o envio de pessoas para o seu site para fazer o download do seu aplicativo até para aumentar a participação em seu evento.

Ao escolher um objetivo, você estará dando ao Facebook uma ideia melhor do que você gostaria de fazer, para que eles possam apresentá-lo com as mais adequadas opções de anúncios.

As opções de anúncios do Facebook incluem:

  • Promover sua página Impulsionar suas publicações
  • Enviar pessoas para seu site
  • Obter instalações para seu aplicativo
  • Alcançar pessoas próximas a sua empresa
  • Aumentar a participação no seu evento
  • Obter visualizações do vídeo

Digamos que você está interessado em “Conseguir mais seguidores para sua página”. Aí você precisa escolher a opção “Promover sua Página”. Uma vez selecionada, o Facebook exibirá a opção de anúncio mais adequada para ajudar a atingir seu objetivo.

#3 – Defina o público

Agora é hora de escolher seu público.

Se você está começando agora com os anúncios pagos no Facebook, você provavelmente terá que experimentar vários tipos de segmentação até chegar ao público ideal. Eu tenho um artigo que pode te ajudar nessa tarefa.

Para ajudá-lo a ser “certeiro” na escolha do público, existem critérios de segmentação do Facebook que são acompanhados por um medidor de definição de público-alvo.

Esta ferramenta leva todas as propriedades selecionadas em consideração, a fim de chegar a um elevado número de alcance.

Se você está procurando uma forma de direcionar o tráfego, você provavelmente vai querer se concentrar no tipo de pessoas que você sabe que vai estar interessado em sua oferta.

No entanto, se você estiver querendo criar autoridade de uma marca, ou promover uma oferta muito atraente, você pode se concentrar em um público mais “geral”.

#4 – Defina o orçamento

O Facebook oferece aos anunciantes a opção de definir tanto um orçamento diário como um orçamento vitalício. Existe uma diferença entre os dois tipos. Sugiro que leia este artigo depois para saber mais sobre isso.

#5 – Escolha as imagens

Agora vamos nos aprofundar nas dicas para conseguir mais cliques com seus anúncios. A escolha da imagem é muito importante nesse sentido. Não basta escolher qualquer imagem. A imagem vai dominar seu anúncio, então você precisa escolhê-la com muito cuidado.

E há uma certa fórmula que eu gosto de seguir.

Tamanho e legibilidade

Uma das primeiras coisas a se atentar é quanto ao tamanho da imagem, e se é possível ler as informações inseridas nela, mesmo em um tamanho bem menor (como acontece com os anúncios laterais de Facebook que exibem apenas 354 x 133 px).

O ideal é que as informações sejam bem lidas, mesmo nos anúncios menores ou em telas de aparelhos móveis, como um smartphone, por exemplo. Essa é a primeira dica e uma das mais essenciais.

Tipo da imagem

Tão importante quanto a relevância e a boa visualização numa imagem, é escolher o tipo certo de imagem. Esse ponto forma um dos grandes diferenciais entre anúncios visualizados e anúncios clicados.

Existem alguns tipos de imagens que costumam converter mais que a média e que podem te ajudar a gerar mais cliques nos anúncios do Facebook:

Mulheres sorrindo – Se você usar mulheres sorrindo apresentando a oferta ou então clientes mulheres felizes com a aquisição do produto, terá mais chances de chamar a atenção.

Estilo de vida – Imagens que mostram um estilo de vida que seu produto ou serviço pode proporcionar ao cliente também costumam aumentar a taxa de cliques.

Contaste – Imagens que contrastam a imagem e o fundo, bem como destacam o CTA (chamada para ação) com uma cor brilhante podem ser infalíveis.

Logo da empresa – Imagens com logo com o fundo podem ser uma boa, principalmente se forem usadas em anúncios de remarketing.

Celebridades – Se quiser chamar bastante a atenção, imagens de celebridades e autoridades no nicho são ótimas. Geram credibilidade para a marca ou produto.

Crianças e animais de estimação – Para apresentar o seu produto ou mostre qualquer um dos dois (ou os dois) satisfeitos com o resultado do produto ou serviço.

Humor – Imagens engraçadas, que fogem dos anúncios tradicionais e do cotidiano do seu público-alvo, de modo que ele precise olhar duas vezes para entender o que ela quer dizer, podem ser excelentes também.

Uma coisa que eu venho notando em minhas campanhas é que as pessoas tendem a responder positivamente ao ver outras pessoas nos anúncios. Isso funciona porque gera conexão emocional e confiança, tornando os usuários mais receptivos para verificar os meus anúncios.

Isso também pode ajudar a criar confiança.

#6 – Crie uma headline perfeita

Então, você segmentou o público-alvo principal e escolheu imagens que atraem a atenção dos usuários do Facebook. O terceiro elemento chave para gerar mais cliques para um anúncio do Facebook é a sua headline, ou seja, o título.

Já citei aqui no blog várias vezes que uma simples mudança no título pode gerar uma diferença de 10 para 1 em vendas, e que se você não consegue vender nada pelo título, joga fora 80% do dinheiro investido.

E se tem algo a mais a se considerar sobre isso é: “8 de cada 10 pessoas lerão o título do anúncio e apenas 2 dos 10 lerão o restante.”

Se eu tivesse que usar duas palavras para descrever a headline perfeita, eu diria que elas devem ser curtas e específicas.

De acordo com Jeff Bullas, especialista em internet marketing americano, mensagens com menos de 80 caracteres de tamanho recebem um engajamento maior de 66% do que as postagens mais longas.

Mas, headlines concisas – com entre 1 e 40 caracteres – geram maior envolvimento por parte do público. Somente 5% de todos os anúncios de Facebook Ads têm menos de 40 caracteres de comprimento, mas estes recebem 86% mais envolvimento.

Quando eu digo “ser específico”, estou dizendo para direcioná-la diretamente para a oferta. Isso significa que a oferta deve ser clara para o público, sem deixa lacunas ou confusão. Aqui vão alguns exemplos:

Leia como criar anúncios persuasivos e evitar que seu dinheiro seja jogado fora no Face Ads

Repare que a pessoa entende de primeira o que o anúncio oferece.

Lembre-se: escrever headlines específicas são determinantes para gerar mais cliques com anúncios do Facebook.

#7 – Escreva copys matadoras para seus anúncios

Escrever uma copys matadora para o seu anúncio de Facebook Ads é muito importante. A ideia geral é bastante simples: motivar os usuários a clicar e agir em apenas uma frase ou duas.

Mas não podemos nos enganar: é mais fácil falar do que fazer. No entanto, para te ajudar, vou revelar algumas fórmulas gringas que pode te ajudar a aumentar seu número de cliques consideravelmente.

Modelo # 1 “Quer [em branco]? Confira [em branco]: [LINK] “

Isso instantaneamente aborda as necessidades ou pontos de dor do público e em termos muito simplistas o encoraja a clicar no link.

Modelo # 2 “Saiba como [Fazer algo]: [LINK]”

Esta é uma técnica que eu mesmo já usei várias vezes, não apenas no Facebook Ads, mas até com meus posts orgânicos.

Modelo # 3 “Precisa de [Resolver um problema]? Aqui está uma maneira fácil de fazê-lo: [LINK]”

Este é um exemplo que a rede Wal-Mart utiliza muito.

Lembrando que a maioria dos consumidores são atormentados com algum tipo de problema e estão buscando a solução. O que você precisa fazer em seu anuncio é mostrar que você tem a solução.

Dica bônus para gerar mais conversão:

Inclua sua opinião pessoal no post. Este é um pequeno truque que poucas pessoas praticam ainda, mas pode realmente aumentar sua CTR. Trata-se de uma tática em que tece sutilmente a opinião pessoal sobre determinado assunto. Veja o exemplo abaixo:

mais cliques

#8 – Adicione um botão CTA

Esta outra dica é simples, mas você não pode ignorar se quer realmente gerar mais cliques em seus anúncios do Facebook.

Tem sido comprovado que as pessoas como um todo respondem favoravelmente aos botões CTA. E como você deve saber, o Facebook permite que você adicione facilmente um botão CTA aos seus anúncios.

Você pode escolher entre uma variedade de opções CTA, como “Download”, “Saiba mais” e “Comprar agora”.

#9 – Faça testes A/B

Tenho outro ponto. Recomendo realizar alguns testes A/B para que você possa obter informações certeiras do que realmente está funcionando em seus anúncios.

Mesmo se você achar que está recebendo uma boa taxa de CTR inicialmente, sempre é possível melhorar.

Não há simplesmente nenhuma substituição para algumas experiências básicas para ver o que vai conduzir a melhor resposta de seu público.

#10 – Não venda diretamente

O último conselho deste artigo pode ser determinante para você:

“Não crie um anúncio para vender”.

As pessoas geralmente não acessam as redes sociais com a intenção de comprar. Elas estão ali para se entreter e se relacionar. Tenha isso em mente na hora de criar um anúncio no Facebook Ads.

A ideia é quebrar a primeira impressão de “anúncio comercial” deixando ele com uma cara de “utilidade pública”. Ninguém, além de marqueteiros e empresários, gosta de propagandas. Por isso não tente vender “empurrando um produto goela abaixo” no seu público.

Eu sempre cito bastante uma frase de Seth Godin:

O melhor marketing não se parece com marketing.

Passe a recomendar coisas para as pessoas e elas retribuirão, seja se tornando um lead ou comprando. Gosto de inclinar as coisas por esse caminho e tem dado muito certo. Você pode testar e comprar isso na hora de gerar mais cliques em seu anúncio do Facebook.

Enfim, coloque essas dicas em prática e gere muito mais resultados no Facebook Ads!

Se você gostou deste artigo, eu fiz uma palestra onde eu mostro esse passo a passo na tela do meu computador, para ter acesso gratuito a essa palestra clique aqui

Comentários

comentários