Marketing Digital com Google Plus

O Google Plus, ou Google +, é a rede social do Google. O número de usuários já ultrapassa os 150 milhões ativos mensalmente. Mesmo não sendo tão popular no Brasil quanto Facebook e o Twitter, o Google Plus é um canal que o empreendedor digital não pode ignorar.

Os motivos? Começa pelo fato de pertencer ao maior site de buscas na internet. A rede pode complementar de forma positiva os resultados de seu conteúdo nos motores de busca e fornecer recursos fantásticos para suas ações na web. Irei explorar bastante isso neste artigo.

Para você ter ideia, confira 3 formas de elevar seu marketing com o G+:

1#. Melhor otimização – O Google Plus é uma excelente forma de começar a divulgar o conteúdo de seu negócio. A grande vantagem é que, por pertencer ao Google, os formatos são automaticamente ranqueados, mais do que em outras redes. Se você souber aplicar as palavras-chaves, hastags e links, seu ranqueamento aumentará naturalmente. Falarei mais sobre isso.

2#. Ações Efetivas – O Google disponibiliza o ‘Hangouts’ que pode ser extremamente útil para sua estratégia. Através desta ferramenta, você pode lançar conteúdo, criar e engajar sua audiência e elevar o relacionamento com seus clientes. Além do mais, ele também auxilia no SEO e pode ser usado no futuro como recompensa digital.

3#. Tráfego Direcionado – Assim como em outras redes sociais, o Google Plus serve como fonte de tráfego, permitindo, através da construção de perfil, compartilhar notícias e posts que foram publicados em seu site e blog. Esta pode ser uma excelente forma de atrair mais tráfego para sua plataforma.

Marketing Digital com Google Plus

Estas são algumas formas de como fazer marketing digital com o Google Plus, mas não para por aqui. Ainda separei mais informações relevantes para você fazer bonito e gerar resultados através do G+.

Entrando pela contramão

O G+ é diferente das redes sociais com mais usuários. Se você tem um perfil no Google Plus, já deve ter reparado que a coisa é menos dinâmica. Temos a impressão que nada acontece por lá. Esta visão, de certa forma, não está errada. O Google o criou nesse padrão justamente para se diferenciar da concorrência.

Não foi idealizado para “coisas fofinhas” as quais estamos acostumados a ver em outras redes. A impressão é que o espaço é mais corporativo (menos que o Linkedin) e propõe gerar novos relacionamentos. A conexão de novos círculos com base em sua profissão, carreira, paixões e preferências.

A essência é a busca e o compartilhamento de informações inerentes ao que praticamos no dia a dia. Podemos facilmente encontrar pessoas que possuem os mesmos interesses que nós. Dessa forma, temos a vantagem de poder aproximar nosso negócio a pessoas que podem se tornar clientes no futuro.

Mais sobre a preferência em otimização

O que acontece dentro do G+ certamente é priorizado pelo Google. Além disso, mesmo em pouco tempo de lançamento, a rede cresceu exponencialmente, caminhando em busca da posição de segunda maior rede social do mundo.

É certo que para o marketing podemos tirar bastante proveito desta nova experiência. Afinal, tudo indica que em breve todos os usuários terão um perfil ativo nela. Posso lembrar a você da história do Twitter, que no início causou insegurança, mas que com o tempo deixou as marcas felizes com as possibilidades de novos relacionamentos.

Bem, para te convencer ainda mais sobre como fazer marketing digital com o Google Plus, revelo que a rede obtêm 54,8% dos cliques dos usuários, segundo estudo da Optify. Portanto, é mais do que válido manter um cronograma de publicações nesta rede.

Links Patrocinados

Outro ponto interessante para o aumento de tráfego é que o G+ está ligado ao AdWords, que concede a partir do social annotations, que os anúncios no Google mostrem quantas pessoas incluíram o resultado de busca em seu círculo na rede social.

Estudos provam que anúncios programados com “social annotations possuem entre 5 e 10% a mais de cliques do que os que não têm”. Por que o social annotations é tão relevante? Porque as redes sociais cresceram e se tornaram parte integral dos canais de marketing digital das empresas.

Integração com e-mail marketing

O G+ está integrado a outras ferramentas populares do Google. Uma deles é o Gmail. Interessante é que quando uma empresa envia e-mails para os contatos que também utilizam o Gmail, pode ver na lateral direita da página o perfil do Google Plus de quem enviou.

Dessa forma, quem recebe a mensagem pode imediatamente começar a seguir a empresa através do e-mail. Outro aspecto da integração Google Plus/Gmail é que as postagens recentes da rede lançadas por você, podem aparecer na caixa dos destinatários. Isso poderá aumentar o número de leitura para seus posts.

Recursos

Lembra que no início falei sobre a utilidade dos Hangouts? Não é só esse recurso que o Google Plus disponibiliza. As Comunidades, o Youtube, o Google Maps, e outras tantas ferramentas podem ser usadas em sua estratégia de marketing digital.

Outro recurso simples, mas bacana, é botão +1, que permite ao usuário estabelecer o que é mais popular. Esta prática vai além dos algoritmos robóticos usados em ranqueamento de páginas e torna a experiência mais humana e personalizada.

A Hubspot, maior empresa de Inbound Marketing do mundo, realizou uma pesquisa com mais de 5 mil plataformas, entre sites e blogs. O resultado em relação aos post no G+ foi interessante: os que recebem o botão “+1″ tem 4 vezes mais  visitas no Google Plus.

Conexão Mobile

“A evolução é mobile!” Só no Brasil, temos 110 milhões de usuários ativos de internet, o que corresponde a 54% da população. Desses, 40% utilizam a internet móvel. Isso mostra que investir em estratégias para os dispositivos é um dever de toda marca que queria estar bem posicionada no futuro.

Como é de se imaginar, o Google disponibiliza ferramentas e critérios de buscas exclusivos para o mobile.  Portanto, tendo um perfil atualizado com conteúdo no Google +, irá garantir que sua plataforma tenha boa posição na web a partir do uso de dispositivos móveis.

Concluindo

Enfim, caro leitor, é mais do que válido fazer marketing digital com Google Plus. Por isso, aconselho que não o descarte de sua lista de ações de marketing. Fique a vontade para comentar, e se restar alguma dúvida, não se acanhe em entrar em contato comigo. Grande abraço e até o próximo post!

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