12 ideias práticas de marketing digital no Facebook para você aplicar hoje

Marketing digital no Facebook virou uma febre empresarial no mundo todo. Não é à toa que os empreendedores e empresários estão investindo esforços na rede. Segundo a empresa, ao todo são mais de 5 milhões de anunciantes ativos e 2 bilhões de usuários.

Estamos falando de um mercado em ampla expansão que vem sendo explorado aos poucos. E o melhor é que você pode descobrir e literalmente curtir da efetividade do Facebook em conversões para o seu negócio.

Com algumas técnicas eficientes, é possível usar os recursos da rede social a seu favor e aproveitar dos resultados para alavancar sua empresa na internet. Mas para isso, é preciso tomar conhecimento e alguns cuidados neste campo.

O marketing digital envolve desafios em relação à abordagem adequada dos clientes para atrair o público e vender um produto ou serviço. Portanto, é muito importante entender como operam as vendas no mercado online.

E é esse um dos pontos que trabalhamos no Portal de Membros Laboratório Digital. Se quiser, acesse ainda hoje e tenha em mãos as estratégias práticas para aumentar as conversões em seu negócio.

Agora, vamos ao ponto central deste artigo. Vou apresentar a seguir 12 dicas práticas de marketing digital no Facebook que você pode aplicar hoje mesmo. Preparado?

1 – Comece com um propósito

O marketing digital no Facebook para ser bem aproveitado precisa de algumas respostas do seu negócio. Qual o objetivo de estar presente nesta rede social? Qual o tipo de audiência que você deseja alcançar? Qual o investimento será direcionado? Qual será a estratégia das publicações?

Apenas estar online não vai gerar os resultados esperados. É preciso saber o real propósito de ter uma página, conhecer bem o seu público-alvo e definir metas estratégicas. Neste sentido, desenvolver um cronograma de atividades com passos bem claros irá te auxiliar a divulgar o seu negócio e atrair a audiência certa para ele.

2 – Apresente um bom conteúdo

Uma etapa importante para ter visibilidade no Facebook está relacionada a um conteúdo breve e de fácil compreensão, ou seja, com uma linguagem simples, clara e sem enrolações. Seja objetivo em sua comunicação, o ideal é falar de uma forma que o seu público entenda a sua mensagem.

Além disso, um bom conteúdo ensina algo para as pessoas, sendo que elas dão preferência a informações que somam algo em seu dia a dia. Você pode acrescentar algo de valor à vida dos seus seguidores com o seu negócio.

Agora,  pensando especificamente em conversões, use da criatividade para atrair seus clientes e desenvolva uma comunicação direta onde as dúvidas do seu público sejam esclarecidas a ponto de eliminar as possíveis objeções de compra de seus produtos ou serviços.

3 – Adapte o conteúdo para dispositivo móvel

Segundo dados do IBGE de 2015, dentre as casas com acesso à internet, cerca de 92% acessavam a rede através de dispositivos móveis. No mundo todo, mais da metade dos usuários ativos acessam o Facebook através dos celulares.

Dessa forma, o marketing digital no Facebook exige adaptar o conteúdo da suas publicações e campanhas para dispositivos móveis, já que provavelmente ele será acessado através da tela de um celular ou tablet.

4 – Interaja com as pessoas

Ter uma página no Facebook deve ser muito mais do que seguir uma tendência de mercado. Esse é um caminho eficiente para você interagir com os seus seguidores e ampliar a sua audiência. Por isso, pense nas possíveis formas de interação com o seu público e aplique as melhores a fim de manter uma boa relação com os usuários da rede.

Um exemplo de interação que funciona para muitas marcas é uma enquete descontraída. O assunto deve ser do seu próprio campo de atuação. Enquetes, questionários e testes criam uma relação mais próxima do usuário com a marca, permitindo que ambos se conheçam melhor.

Motive as pessoas a se cadastrarem na sua base de dados, gerando uma boa lista de leads e facilitando o engajamento. Para isso, ofereça algo em troca como um sorteio, um material importante ou mesmo um concurso cultural. Isso irá estimular ainda mais as pessoas a estarem em sua base de dados.

Não se esqueça que desde o começo é fundamental manter um diálogo aberto. Esteja disponível para responder as mensagens que as pessoas te enviarem. O tempo de resposta deve ser curto para que o usuário continue interessado no seu negócio.

Além disso, curta e responda comentários das suas publicações, e filtre interações ofensivas com a sua marca. No caso de uma crítica, esteja a disposição para resolver através de e-mail ou telefone. É importante prestar atenção naquilo que as pessoas gostam e não gostam, inclusive quando isso afeta a sua reputação e o engajamento com seus leads.

A ideia não é tentar agradar a todos, apenas estar mais próximo dos seus seguidores, entregando algo relevante quando eles precisam. Um trabalho minucioso de comunicação e marketing digital no Facebook pode te ajudar nesta questão.

5 – Faça da sua página uma fonte confiável de informação relevante

É fundamental tornar a sua página uma fonte essencial de informação e novidades do seu segmento. Portanto, faça com que as pessoas busquem a sua marca como referência de conteúdo e opinião. Esse é um ponto significativo que o marketing digital no Facebook promove.

Você pode ser um influenciador na sua área. Torne-se reconhecido pelo diferencial que você faz na vida das pessoas. Isso equivale a sempre dar algo relevante a seu público e eles irão prestigiar a sua presença na rede e na vida deles.

6 – Use elementos visuais e textos adequados

A comunicação nas redes sociais como o Facebook é quase puramente desenvolvida com base em elementos visuais. Use fotos, imagens e vídeos de alta qualidade com autenticidade, causando um impacto positivo em seus seguidores.

As imagens irão destacar o seu conteúdo no feed de notícias. Desta forma, elas precisam ser criativas a fim de chamar a atenção. A maioria dos profissionais tem dúvidas de qual imagem utilizar em suas campanhas, mas isso só dá para descobrir através de testes.

Faça publicações com imagens ou vídeos e textos curtos e objetivos, já que a leitura no Facebook é rápida e simples. Então, avalie qual postagem rendeu mais reações, ou seja, curtidas, comentários e compartilhamentos. E pronto, você tem uma publicação que pode ser analisada e trabalhada para realizar as próximas!

7 – Faça anúncios criativos e pertinentes

O Facebook Ads oferece ferramentas eficazes para criar anúncios para um público segmentado. Mas antes de lançar uma campanha, é importante saber qual a audiência que você deseja atingir para assim divulgar o seu negócio com maior efetividade.

A partir do Facebook Ads você pode criar um anúncio com uma imagem criativa, um texto adequado e uma chamada pertinente. Escolha um plano para investir que cabe no seu orçamento. Com um investimento baixo, é possível impactar a sua comunidade local ou regional, por exemplo.

8 – Mantenha uma frequência de postagem

Manter uma periodicidade de publicação é uma tarefa essencial para gerar bons resultados no Facebook. Se possível, crie um cronograma para publicar conteúdos e tente postar todos os dias.

Descubra a partir de testes quais os melhores momentos do dia para publicar também, ou seja, quais os melhores horários para alcançar mais pessoas. Além disso, atualize periodicamente sua foto de capa e, se achar necessário, a foto de perfil também.

O Facebook possibilita a programação de postagens, gerando uma publicação automática no horário que você definir. Isso ajuda a manter um padrão de atualização da página, mantendo seus seguidores informados e promovendo maiores chances de engajamento.

9 – Alinhe as peças

Combine todas as ações que você faz na internet em todos os lugares onde você está presente. Por exemplo, a página no Facebook deve conter todos os dados importantes do seu negócio, bem como os compartilhamentos dos seus vídeos no YouTube, as fotos do seu Instagram, os artigos do seu blog, os seus tweets e por aí vai.

A ideia é que as pessoas saibam onde você está. Portanto, as ações de marketing digital no Facebook não podem estar isoladas de outras plataformas. Esse tipo de integração melhora a interação com a audiência e te ajuda a conquistar melhores resultados.

10 – Reconheça seus seguidores

Reconhecer a sua audiência é uma das melhores estratégias para aumentar o engajamento e as vendas na internet. Lembre-se que os seguidores estão interagindo com o seu conteúdo e, consequentemente, são muito importantes para você obter sucesso na rede social.

Busque estar próximo deles, compartilhando os seus resultados e celebrando as novas conquistas. Faça publicações comemorativas, promoções, sorteios, divulgações de frases, vídeos e fotos enviadas por eles, enfim, busque alguma forma de recompensá-los.

Muitas marcas conseguem engajar seus leads e atrair novos seguidores através destes tipos de campanhas. É comum ver empresas de turismo que sorteiam viagens com tudo pago ou divulgam fotos dos seus seguidores em viagens inesquecíveis através da sua página. Esse é um exemplo de como reconhecer a audiência.

O marketing digital no Facebook está relacionado a um conjunto de técnicas que abrangem interação com o público, engajamento e vendas. Se você deseja gerar mais resultados na internet, o Portal Laboratório Digital pode te ajudar com treinamentos exclusivos. Dá uma olhada lá e invista se for do seu interesse.

11 – Analise os resultados

É muito importante quando se trabalha o marketing digital no Facebook avaliar o desempenho do seu negócio. A própria plataforma fornece os dados da sua página a partir de um relatório, o qual pode auxiliar a analisar os resultados.

Com estes dados você passa a ter uma visão clara de quem é o seu público e quais publicações foram bem-sucedidas, com mais curtidas e compartilhamentos. No caso de bons resultados, continue o trabalho. Mas se não estiver satisfeito, defina novas estratégias para as próximas campanhas.

12 – Acompanhe as tendências

As funcionalidades mais utilizadas no Facebook incluem hashtags e as carinhas de reações (curtir, amei, haha etc.). Que tal usar essas tendências em suas publicações também? Além disso, você pode aproveitar dos memes se o seu negócio tiver um perfil mais descontraído também. As grandes empresas têm investido nisso e os resultados são surpreendentes!

Acompanhe as datas comemorativas para lançar conteúdos e anúncios temáticos. Esses tipos de publicações costumam promover maior interação com os seguidores, já que todos querem estar antenados com o assunto do momento.

Aproveite os eventos locais, nacionais, esportivos e as grandes notícias para criar um diálogo com a sua audiência. Esses são ótimos momentos para chamar a atenção das pessoas e ouvir as suas opiniões. Afinal, elas gostam de comentar as últimas notícias e serem ouvidas.

Ofereça esse espaço a elas e mostre que a sua marca está sempre atualizada. Acompanhar as tendências ajuda no nível de aprovação do seu negócio pelos usuários. Portanto, use as tendências ao seu favor!

Marketing digital no Facebook: testando!

Eu não ligo muito para “boas práticas”. Eu ligo para conversões. E é por isso que eu faço testes. – Michael Aagard

Nas palavras do palestrante e profissional especializado em conversões, Michael Aagard, testar é fundamental para quem deseja conquistar conversões. E se o seu negócio está no Facebook, provavelmente você busca vender algo, certo?

Desde uma informação relevante, um produto ou serviço, todos os empreendedores e empresários que estão online na rede estão buscando otimizar seus conteúdos a fim de converter mais.

E para ter sucesso com o marketing digital no Facebook é preciso realizar uma série de testes frequentemente. Não tem segredo. Você precisa experimentar formas de atrair a sua audiência e engajar seus leads.

Lembre-se que essas formas são únicas para o seu negócio. É claro que as ideias práticas comentadas aqui podem ser aplicadas hoje mesmo na sua fanpage, mas apenas com testes reais que você irá descobrir os meios de tornar o seu modelo de conversão realmente efetivo!

Então, fica aqui a última e não menos importante dica: mãos à obra! Só através da prática que você irá estar mais próximo dos resultados.

Espero que você tenha aproveitado essas dicas. Para mais conteúdos voltados ao marketing digital e estratégias de vendas online, acesse o Portal de Membros Laboratório Digital. Ficarei feliz em saber que, assim como eu, você também busca conhecimento prático para fazer crescer o seu negócio!

Agora, para fechar, para você aplicar tudo isso com eficiência, assista a palestra online: OS TRÊS PILARES PARA TODAS AS VENDAS, DE QUALQUER TIPO DE PRODUTO OU SERVIÇO e comece a gerar resultados…

Comentários

comentários

  • Maria José Rabêlo Santos

    Olá João Paulo comprei o Curso Face Book efetivo mas não consigo acessar os vídeos, já assisti o número 2