Um grande número de empreendedores já baixou nosso infográfico ‘Funil de Vendas Imparável’. Ele explica com detalhes como você pode alavancar sua estratégia de marketing digital, atraindo um número incontável de leads e realizando muitas vendas.

Como forma de complementar o conhecimento proposto no conteúdo, decidimos criar este artigo. A ideia é que ele se torne um guia completo para você criar uma verdadeira máquina de vendas, atingindo o tão sonhado sucesso no universo digital.

Você está pronto? Então continue lendo e prepare-se para conquistar muito mais resultados em seu negócio!

O que é um funil de vendas e como ele pode fazer seu negócio faturar todos os dias?

Funil de Vendas é o conjunto de etapas que um cliente passa no ciclo de vendas. Ele começa no momento de seleção de público e contato inicial do consumidor com a marca, e termina quando a compra é finalmente efetivada.

Trata-se de uma eficiente ferramenta de marketing usada para gerir o processo de compra. Ele recebe esse nome, porque assim como no funil tradicional, começa largo e vai diminuindo. Num modelo mais básico, podemos afirmar que a tática tem três partes:

  1. Topo
  2. Meio
  3. Fundo

Eles podem ser resumidos em: Atração, Conversão e Venda. Entretanto, para uma melhor representação, um bom funil pode ter de 5 a 7 etapas detalhadas. Uma técnica muito usada no marketing digital, chamada AIDA, também pode ajudar a compreender bem o que seria um funil de vendas:

  • Atenção – As pessoas conhecem seu produto ou serviço;
  • Interesse – O consumidor expressa interesse no que você vende;
  • Desejo – O desejo de compra é despertado;
  • Ação – A compra é realizada.

Com a automação de marketing, o funil pode gerar leads para seu negócio e tornar o processo de vendas automático e lucrativo. Significa que as vendas acontecerão até mesmo quando você não estiver trabalhando.

Passo a passo para criar um Funil de Vendas Imparável

#1. Pesquisa de mercado e definição de nicho

O primeiro passo é fazer uma boa pesquisa do mercado em que você está pretendendo atuar, analisando todos os prós e contras. Faça perguntas como: Quais as principais características de seu nicho? Nesta etapa é bom fazer um levantamento de quem são seus concorrentes, quem é líder no segmento e quais as vantagens de sua empresa em relação a eles.

#2. Pesquise o perfil exato de sua persona

Persona é a representação fictícia de seu público-alvo, do grupo de pessoas que se tornarão compradores em potencial. Definir personas servirá como parâmetro para sua estratégia. Elas funcionam como um “avatar” de seu cliente ideal. Por isso, não despreze essa prática.

#3. Selecione as melhores fontes de tráfego

Aqui você precisa investir no melhor canal para levar o público até o local da atração e conversão. Pode ser através do e-mail marketing, do Google AdWords, do Facebook Ads ou até mesmo de um blog corporativo.

#4. Atraia o click comprador através de uma isca digital

Uma isca digital é um conteúdo atrativo gratuito que tem a função de transformar o visitante em um lead. Ou seja, em um contato qualificado, que ao baixar sua oferta, está permitindo um maior relacionamento com sua marca.

#5. Crie uma comunicação precisa que prenda a atenção de seu prospect

O quinto passo se resume em criar uma conexão precisa com seu potencial comprador. É desenvolver uma comunicação atrativa e persuasiva, com a finalidade de conduzir o alvo a oferta. Capriche na sua carta de vendas e dê atenção a sua copy!

#6. Crie a primeira oferta Tripwire

Uma oferta tripwire é focada na compra por impulso. Esta é primeira comunicação direta para a venda, onde você inicia um ciclo dentro do próprio funil. Para que essa oferta gere resultados, seu copy deve ser bem produzido.

#7. Conduza sua oferta principal

A oferta principal é o próximo passo do comprador, que já passou pela tripwire. Os benefícios de seu produto devem estar evidentes e seu consumidor deve acreditar que está obtendo mais vantagens nessa segunda venda.

#8. Desenvolva uma oferta maximizadora de lucro

Esta próxima oferta tem o objetivo, como o nome sugere, de maximizar o lucro de seu negócio. É a terceira compra que seu cliente realiza dentro do Funil Imparável. A intenção é elevar ainda mais os resultados, tanto de quem vende, quanto de quem compra.

#9. Via de retorno

O nono item do funil é um elemento essencial para que a ferramenta se torne imparável. A vida de retorno conduz o não comprador ao início do processo. Ou seja, as pessoas que não adquiriram nenhuma das ofertas, receberão uma sequência de e-mails até que cheguem à via de retorno. Em suma, elas retornam a fase 1 do funil até que se deparem com as ofertas novamente.

Gerenciamento e Mensuração

É muito importante que você faça um bom gerenciamento de sua lista de contatos através da automação de marketing. Faça uma constante avaliação de leads, com o conhecido ‘lead scoring’. Ele irá te auxiliar a redirecionar táticas para as pessoas que não passam pelas ofertas e estão sempre retornando ao início do ciclo através da via de retorno.

Esse monitoramento é essencial para a boa condução do Funil de Vendas Imparável, permitindo ajustes na estratégia. Importante ressaltar que suas ações de marketing precisam estar plenamente ajustadas ao processo vendas.

Outra prática que você precisa adotar se quiser ter sucesso com o Funil de Vendas Imparável é a mensuração. Analise os relatórios de métricas úteis para o redirecionamento de seu marketing. Por exemplo, é importante saber se as fontes principais de tráfego que você escolheu estão sendo mesmo eficientes, ou se é necessário escolher outras.

Concluindo

Enfim, esse é nosso guia de vendas na internet! Acredito ter tido a oportunidade de mostrar a você as vantagens de criar um Funil Imparável. Se restou alguma dúvida, não hesite em entrar em contato comigo. Terei o prazer de lhe ajudar a alavancar as vendas de seu negócio digital. Interaja com um comentário e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com os amigos nas redes sociais!

Para uma melhor assimilação do tema, sugiro baixar o eBook aqui!

 


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)