O Twitter recentemente divulgou duas grandes novidades: o Twitter Ads (sistema de publicidade paga) e o Periscope, aplicativo de vídeos ao vivo. Este segundo lançamento só completa a rede que é perfeita para quem deseja acompanhar ou discutir grandes acontecimentos em tempo real. Descubra mais sobre o Periscope neste post e como ele pode ser usado em sua estratégia de marketing digital!

O que é Periscope

Pois é, todo o dinamismo da segunda maior rede social do mundo foi estendida aos vídeos.  A ferramenta, que já virou febre, foi disponibilizada no último mês de junho (2015), mas não é tão novo. A verdade é que ela já vem sendo desenvolvida há um ano e meio, tendo versões betas testadas em privado.

Uma dessas atualizações chamou a atenção do Twitter que acabou comprando o aplicativo pelo expressivo valor de US$ 100 milhões. A ferramenta surgiu como reação à popularidade do Meerkat, app que também faz streaming em tempo real. O Periscope é essencialmente integrado ao Twitter e avisa os seguidores do usuário sobre o início das transmissões.

A integração é feita diretamente com a conta do Twitter. Logo após o usuário entrar na rede com suas credenciais, o app verifica quais contatos também usam o aplicativo e exibe uma lista de vídeos publicados recentemente por eles, mostrando também as transmissões mais populares de pessoas que ainda não são seguidas.

Como usar o Periscope

O primeiro passo é baixa-lo no Google Play ou no Apple Store. Após o download, o aplicativo solicita o acesso usando sua conta no Twitter. Depois que você logar, ele puxa automaticamente seu perfil (nome, biografia e foto). Se você desejar, pode escolher um nome de usuário diferente do nome cadastrado no aplicativo.

No entanto, isso só pode ser feito no primeiro acesso. Depois de escolher o nome, ele será associado definitivamente a sua conta. Uma informação importante é que para funcionar corretamente, o Periscope pede acesso ao microfone, câmera e a localização do seu dispositivo (celular ou tablet). Mas isso é normal e você pode aceitar sem medo.

Bem, você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com seu negócio. Eu respondo: bastante coisa, se você souber usar a criatividade. Recentemente falei sobre o Whatsapp que também pode ser integrado aos canais de comunicação de marketing. A verdade é que esses novos aplicativos são perfeitos para engajar a audiência.

E como você sabe, engajamento gera negócios. Confira agora algumas dicas para usar o Periscope em seu marketing digital!

#1. Use seu perfil de forma inteligente

Comece preenchendo seu perfil da forma profissional. Este é o primeiro passo para conseguir mais seguidores e aumentar sua visibilidade. Procure não deixar apenas seu perfil do Twitter, mas crie um perfil específico para o aplicativo. Não se esqueça de preencher o assunto que irá tratar nas transmissões.

Uma informação importante é que o Periscope não suporta a postagem e divulgação de links (em texto) nas transmissões, mas é possível fazer isso em seu perfil. Por isso aproveite para incluir o link do seu site ou do seu blog. Nesse caso, seus seguidores poderão conhecer melhor seu trabalho através dos links.

#2. Faça chamadas atrativas para suas transmissões

Quando você começar a fazer transmissões, escolha um bom assunto que você acredite que sua audiência irá gostar e crie uma chamada atrativa. Fale especificamente sobre a abordagem, mas é legal também deixa-los curiosos com o tema.

A ideia é fazer com seus seguidores tenham vontade de assistir sua transmissão. Você pode ir anunciando a transmissão durante a semana, até mesmo no Twitter para provocar suspense na audiência.

#3. Assista outras transmissões

Para você se sentir mais seguro, aconselho que assista algumas transmissões antes. Assim você verá como as pessoas estão fazendo e terá ideia de como proceder com sua própria transmissão.

Apesar de ser uma novidade, já tem bastante gente fazendo coisas criativas, inclusive no marketing. Alguns empreendedores americanos, como Pat Flyn e Tim Ferris, por exemplo, estão ativos no Periscope com uma tonelada de seguidores. Isso também prova que este novo aplicativo tem tudo para bombar.

#4. Envolva sua audiência

O Periscope é bastante interativo, por isso procure formas de envolver sua audiência. Interaja com boas conversas, pergunte de onde as pessoas são, tire dúvidas e agradeça por estarem conectados a você.

Uma boa sacada é pedir que sugiram temas para transmissões futuras. Tratando de um tema que algum seguidor sugeriu pode elevar ainda mais sua moral como empreendedor digital.

Enfim, essas foram algumas dicas para você começar a usar o Periscope em seu marketing digital. Aproveite que as transmissões ao vivo ainda estão começando a ganhar força e ganhe autoridade em seu setor de negócios. Com certeza esta é uma maneira muito inteligente de engajar mais pessoas em sua esfera de negócios.

O que acha do uso do Periscope no marketing digital?


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)