As redes sociais são ótimas para as empresas que desejam alavancar suas marcas na internet. Afinal, elas conseguem reunir um número considerável de pessoas ao mesmo tempo, permitindo uma comunicação precisa e segmentada com um público-alvo específico.

No Brasil, o Facebook (a maior rede do mundo), o Linkedin (a mais profissional), Twitter (a mais interativa), e mais recente Google + (a mais otimizada) são usadas de forma inteligente no marketing digital. A grande novidade é que o Instagram também entrou na lista.

Como alguns já esperavam ansiosamente, a rede social de fotos mais acessada da internet começou a apostar em publicidade, tornando a presença de uma marca essencial. A viabilidade para uma empresa ser ativa no Instagram é forte, principalmente por meio de publicações patrocinadas.

Mas como funciona esse sistema? Como eu posso alavancar minha marca na web com o Instagram? Fiz esse artigo na intenção de responder essas e outras perguntas. Descubra agora como se faz publicidade no Instagram e prepare-se para vender muito mais!

Publicidade no Instagram

O que você sabe sobre publicidade no Instagran

A publicidade no Instagram é recente. Na primeira leva de anúncios, oito grades marcas investiram em campanhas patrocinadas na rede. Foram elas: Coca Cola, Avon, Close-Up, Vivo, Mitsubishi, Via Mondelez, Visa e Volkswagen. Os vídeos e fotos de divulgação podem ser vistos no feed dos usuários com o termo “Patrocinado” ou “Sponsored”.

Um segundo momento está para chegar, com data prevista para 1º de julho. A partir daí, toda empresa que desejar anunciar, poderá comprar mídia e lançar sua marca no canal.  O Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Instagram, ficando atrás apenas dos EUA.

De acordo com os responsáveis pela rede, o país é apresenta muito potencial e por isso decidiram iniciar a oferta de publicidade por aqui, respeitando os três pilares: comunidade, simplicidade e criatividade. As agências responsáveis por essa primeira etapa são: Almap, CuboCC, DM9DDB, JWT, F.bis e Wieden+Kennedy.

No mundo todo, o Instagram tem mais de 300 milhões de usuários ativos por mês, que compartilham cerca de 70 milhões de fotos e vídeos diariamente. Um número bastante expressivo, não acha?

Carrossel de Divulgação

Quando um usuário quiser saber mais sobre um produto ou serviço anunciado, poderá deslizar para a esquerda e saber mais informações. É parecido como folhear uma revista. Esse é o chamado carrossel de divulgação, desenvolvido para atender pedidos de anunciantes que queiram mais visibilidade.

Além das imagens das peças, será enviada aos usuários uma espécie de botão “saber mais”, caso eles realmente se interessem. Por enquanto os anúncios têm base e formato limitados, mas a ideia é aprimorá-los no futuro.

Anteriormente, a atitude de postar fotos em forma de “merchandising” poderia incomodar alguns usuários do Insta, mas a alternativa de visualizar ou não aos anúncios é encarada como uma boa proposta de comercializar sem ser invasivo.

Como eu gosto de deixar tudo explicadinho aqui no blog, selecionei as principais dúvidas sobre essa novidade. Confira as informações e fique plenamente consciente do contexto de marketing direcionado no Insta!

Os anúncios irão incomodar?

O Instagram afirma que não, já que pretende fazer com que os anúncios convivam naturalmente com as postagens de usuários. Além do mais, os anúncios serão inseridos gradualmente na plataforma, dando tempo para que a comunidade se acostume com eles.

A rede também garante que uma curadoria especializada será aplicada sobre os conteúdos, de forma que apenas material de alta qualidade seja veiculado. Essa relevância deve servir para agregar valor aos usuários, ao invés de incomodá-los.

É possível saber o que é anúncio e o que não é?

Sim, pois todos os conteúdos publicitários terão um rótulo, como já expliquei, com o termo “Patrocinado” ou “Sponsored” acima da imagem. Assim, a comunidade sempre irá saber o que é anúncio e o que não é.

Para tirar todas as dúvidas possíveis desse e outros pontos, é bom conferir a política de publicidade do Instagram para o Brasil. Nela a rede explica com detalhes o que poderá ou não ser posto em prática.

Quem verá os anúncios?

Eventualmente, todo mundo. No entanto, nesta primeira fase, as propagandas serão exibidas apenas para pessoas acima de 18 anos. Isso vai ao encontro da inserção gradual, dando tempo, segundo a equipe de desenvolvimento, para fazer correções na experiência.

Além disso, os conteúdos publicitários passarão por uma espécie de filtro, estando de acordo com as informações de atividades registradas no Facebook e no Insta. Isso inclui fotos e vídeos que o usuário curte, pessoas que segue, interesses e quaisquer outras informações do tipo.

É mesmo possível comentar e ocultar um anúncio?

Sim, para que as peças sejam bem direcionadas, poderão ser enviados comentários como forma de feedback as marcas e ao próprio Instagram. A comunicação pode destacar quais marcas se deseja ver, criticar a periodicidade dos anúncios ou abordar qualquer aspecto que achar relevante, informando aos responsáveis sobre eles.

O objetivo é tornar o sistema democrático e o mínimo inconveniente possível. E além de adicionar comentários, será possível ocultar um anúncio que o usuário considerar invasivo ou desagradável. O procedimento é bastante simples: basta clicar nos três pontinhos presentes na postagem e selecionar “Ocultar”.

Concluindo

Como profissional de marketing, vejo um grande potencial na publicidade no Instagram. De fato é uma excelente opção para as empresas reforçarem sua imagem junto a seu público-alvo. Mas, como tudo na internet, deve exigir tempo e criatividade na estratégia.

Além do mais, é necessário ter em mente que o objetivo da presença em mídias sociais é fortalecer o relacionamento com fãs, que devem dar continuidade ao marketing naturalmente por meio do boca a boca. Afinal, todo mundo gosta de curtir e compartilhar coisas boas.

Essa novidade é para você que esperava mais uma opção de alta performance para fazer publicidade paga na internet! Agora preciso saber o que achou disso? Interaja através de um comentário ou entre em contato comigo. Em breve retornarei com mais dicas e insights para seu marketing digital, por isso fique atento!


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)