Investir em anúncios na internet tem elevado constantemente a visibilidade de diversas empresas na rede. A publicidade online permite que o público se conecte com o seu produto ou serviço e se identifique ou não com o seu negócio.

Para Philip Kotler, um dos ícones do marketing mundial, “se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”.

Portanto, se a relação entre o usuário com o seu negócio se dá de uma forma positiva, as vendas acontecem e se multiplicam, pois as pessoas vão compartilhar suas experiências caso recebam algo de valor, que na maioria das vezes é a solução de um problema.

A internet possibilita um meio de comunicação eficaz entre empresas e pessoas, mas só isso não basta. É fundamental saber se comunicar com o seu público, entendendo as suas necessidades e desejos.

Mas como se comunicar com as pessoas certas? Como ter bons resultados com anúncios? Será que investir em publicidade vai trazer os efeitos desejados? É possível criar soluções mais práticas para interagir com os meus potenciais clientes?

Se você é empreendedor ou profissional de marketing já deve ter feito alguma ou todas essas perguntas. E com razão, essas questões devem ser consideradas quando se quer obter sucesso no mercado.

Uma ferramenta usada para resolver esses obstáculos é a publicidade criativa. Ela é responsável por unir uma comunicação inteligente e a criatividade. Esse tipo de publicidade tem revolucionado o mundo virtual por transformar a forma como as pessoas se relacionam com as marcas.

A partir de inteligência estratégica, a publicidade online desenvolve soluções eficientes para problemas conhecidos e proporciona um relacionamento com o público-alvo de um jeito mais interessante, acessível e simples.

Neste artigo, listamos alguns casos de sucesso com a publicidade criativa além de sacadas para você aplicar em seu próprio negócio.

E caso você tenha interesse em se aprofundar mais no assunto de se lançar no marketing digital e garantir bons resultados, acesse o Portal Laboratório Digital.

Então… Preparado para descobrir quais os pilares da publicidade criativa com exemplos práticos? Vamos lá que o assunto só está começando!

1 – Anúncios na internet apaixonantes

Você já ouviu falar do Burberry Kisses?

Em 2013, um aplicativo da Burberry, uma marca ícone de luxo britânica, foi lançado e contou com milhares de downloads ao redor do mundo.

Qual o motivo do sucesso?

O aplicativo foi divulgado próximo ao dia dos namorados com um funcionamento bem simples, onde as pessoas poderiam capturar a imagem de seus beijos com a câmera do celular e enviar a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Qual a estratégia?

A parceria com o Google, na qual o requisito para o usuário era apenas usar a câmera do celular e ter acesso à internet. Isso permitiu enviar um beijo (foto) através de uma cartinha (animação) para outros usuários na data comemorativa.

Os resultados?

Conhecimento e interesse pela marca. Com uma quantidade enorme de compartilhamentos, esse projeto gerou uma experiência diferente e real para os usuários, permitindo a aproximação entre eles, por mais que estivessem em continentes diferentes.

O que podemos aprender?

Usando com inteligência a publicidade criativa, os anúncios na internet tendem a fortalecer a marca, desenvolvendo e fazendo crescer qualquer tipo negócio. O marketing digital possui um leque de oportunidades, identifique aquelas que farão a diferença na vida das pessoas e aplique com criatividade!

2 – Anúncios na internet a partir da troca de idiomas

You Donti Révi Caspa!”

Essa frase deve ter algum efeito na sua memória. Foi lá no ano de 2013 que o Joel Santana, ex-técnico de futebol, estrelou na área de publicidade. Por contar com um inglês menos sofisticado, Joel promoveu a marca Head & Shoulders.

“You tá the brinqueichon uite me, cara?”

De um modo cômico, Joel ensinou a partir de um vídeo como se pronunciava a marca e impulsionou a eficácia do xampu que combate a caspa. Com bom humor, a propaganda contava com a legenda das falas, simulando uma mistura do inglês com o português.

“Ifi you ar a véri mutchi caspa man, you révi tu use Head&Shoulders, underistendi?”

Usar o humor como estratégia possibilitou a empresa tratar de um problema que grande parte da população sofre, mas ainda se sente desconfortável para conversar. A marca apresentou a solução de um jeito sútil e descontraído, criando uma relação próxima com seus clientes.

“Capiteichon?”

Esse é um caso onde as pessoas buscam por uma solução, mas se sentem constrangidas frente ao assunto. E isso passa na maior parte do tempo. Uma saída é utilizar anúncios na internet com leveza e bom humor para mostrar a solução aos seus clientes e, de quebra, criar valor para o seu negócio.

3 – Anúncios na internet com bebidas

Você já ouviu um Happy Beep?

A Coca-Cola é referência mundial quando se fala em publicidade criativa. Em 2014, sua campanha fez muitos brasileiros sorrirem com um simples sinal sonoro, o próprio da marca que é divulgado amplamente no mundo.

Surpresa no caixa do supermercado…

O projeto permitiu que o beep do caixa (aquele som que toca quando se passa um produto) fosse trocado por um beep da marca, associando passar uma embalagem da bebida ao famoso jingle da marca.

Comprando e sorrindo

As pessoas ficavam surpresas quando uma latinha ou garrafa de Coca-Cola passava na máquina do caixa. O tradicional beep do caixa substituído por um alegre da Coca? Ah isso gerou muitos sorrisos!

Conquistando a simpatia dos clientes

A Coca-Cola mostra com ações práticas como encantar seus clientes promovendo experiências. Esses são tipos de iniciativas que serão lembradas por anos. É claro que a Coca têm campanhas milionárias e seu principal veículo de comunicação ainda é a televisão. No entanto, é possível investir em publicidade criativa no seu negócio para seduzir clientes a partir da criação de anúncios na internet memoráveis.

4 – Anúncios na internet abrangendo questões de gênero

Unstoppable

Uma campanha impactante da Always abriu caminho para o empoderamento feminino. A empresa buscou engajar as mulheres na luta por maior igualdade e liberdade ao redor do mundo.

Experimento social

Com uma prova social, a marca identificou que 72% das garotas sentem que a sociedade impõe limites ao seu desenvolvimento, diminuindo sua auto estima e confiança. Diversas meninas e mulheres participaram do vídeo que foi lançado no YouTube e compartilhado nas redes sociais.

Always #LikeAGirl

As entrevistadas responderam perguntas como se sentiam frente aos limites e em seguida comunicaram os principais limites que elas vivenciam desde sempre. Isso criou uma empatia profunda e muitas mulheres compartilharam o vídeo e comentaram sobre o quanto podem conquistar.

A luta por mudanças

Com uma campanha mais apelativa, a Always expõe que, a partir de seus projetos, busca informar jovens ao redor do mundo sobre a puberdade e o ciclo menstrual, de modo que possam se sentir confiantes em qualquer dia do mês.

Fazer a diferença

Tratando de um tema polêmico, a marca mostra a sua posição e atua de acordo com seus valores e princípios, o que a torna um diferencial no mercado. Aproveite da sua visão para anunciar na internet de um modo mais verdadeiro e transparente, mostrando as causas que você apoia. Essa atitude vai atrair o público certo para o seu negócio.

5 – Anúncios na internet envolvendo finanças

Um Desafio Digitau

No ano passado, o Itaú lançou uma campanha para promover o seu aplicativo e mostrar que pessoas mais velhas poderiam usá-lo de forma descomplicada também, assim como os jovens.

As vovós dominam

No vídeo divulgado no YouTube, o Itaú apresentou duas senhoras – Lilia e Neuza – amigas há 60 anos, organizando um chá da tarde a partir de um celular. Elas afirmam que são antenadas, pois vivemos em uma era digital. Uma verdadeira quebra de paradigmas, não é?

Entre selfies, grupos de whatsapp e apps

A Lilia e a Neuza foram desafiadas no vídeo a diversas tarefas, como criar um grupo no whatsapp, tirar uma selfie, enviar uma mensagem de voz, baixar aplicativo, entre outras. As senhoras deram uma lição de acessibilidade e enfatizaram como o mundo digital pode ser descomplicado.

Aproximando gerações

Essa campanha fez muito sucesso na internet, ganhando até uma continuação que contou com a youtuber Kéfera. A empresa incentivou pessoas mais velhas a fazerem o download do aplicativo do banco para tornar suas rotinas mais simples. Não só isso, anúncios de serviços como o Ifood e o 99Taxis foram aproveitados em seu vídeo, facilitando a troca de experiências entre gerações.

Aprendendo com os mais velhos

O tradicional curso da vida é ser educado pelos mais velhos, certo? No entanto, com a tecnologia, o inverso acontece: jovens ensinando pais e avós a utilizarem dispositivos móveis e computadores. Anúncios na internet que permitam mostrar a realidade do que vem acontecendo no mundo são bem vistos e recebem, na maioria das vezes, um carinho grande do público.

6 – Anúncios na internet com os ícones do momento

“Segura essa marimba tripla!”

Ninguém melhor do que a Netflix, atual queridinha dos brasileiros, para desenvolver uma campanha unindo três referências da internet, televisão e música: Inês Brasil, Valesca e Narcisa Tamborindeguy.

“O bonde só cresce!”

A campanha divulgada no mês passado serviu para anunciar os novos episódios da série Orange Is The New Black, que narra a rotina de detentas em uma cadeia nos Estados Unidos. A série conquistou o público brasileiro por tratar de questões como gênero, violência e relações humanas, cada vez mais discutidas no país.

Táticas

A Netflix lançou o vídeo com a Inês Brasil, Valesca e Nascisa no Facebook, atingindo a média de 700 mil visualizações em 24 horas. Seus seguidores foram à loucura e foi um dos assuntos mais comentados da semana.

Pegando carona com o popular

Com ideias inovadoras, a Netflix ensina como fazer anúncios na internet que sejam o assunto do momento. Unindo celebridades e suas falas que criaram diversos memes, a empresa entende o desejo de seu público, cria um conteúdo autêntico e interage com ele. Esse é também um exemplo de como a presença nas redes sociais pode encantar seu público.

Considerações finais sobre a publicidade criativa

Agora que você já conhece os anúncios na internet de sucesso nos últimos anos, fica mais rápido aplicar alguns conceitos que se apresentaram efetivos em diferentes casos, não é?

A publicidade criativa, quando desenvolvida adequadamente a sua empresa, pode aumentar as visitas do seu site e suas vendas. Imagina só poder vender muito mais através de anúncios todos os dias?

Sim, é possível! Segundo dados da eMarketer, empresa especializada em pesquisas do mercado digital, em apenas dois anos, os gastos com publicidade online foram de 137.53 bilhões de dólares, quase superando os investimentos na área de televisão.

Esse é um dado de 2014, mas a estatística é que esse número já cresceu e a tendência é que esses investimentos possam aumentar ainda mais.

E você? Vai ficar de fora?

O mercado está em constante mudança. É importante se adaptar sempre aos novos comportamentos dos consumidores. Como você conferiu nos exemplos acima, nos últimos anos a atenção dos usuários se concentrou em vídeos.

Poucos clientes leem com frequência hoje, o que deu espaço para que as campanhas audiovisuais ganhassem o seu valor. Mas e daqui a algum tempo, qual será a bola da vez?

Esse é um enigma real que ronda as ideias de todos os profissionais de marketing e empreendedores. É impossível prever o futuro, mas é possível correr riscos calculados. Já pensou nisso?

Nesse contexto, é ideal estudar bem o seu público-alvo, seus concorrentes, o mercado e tomar os exemplos como ensinamentos. Pesquisando sempre você vai encontrar casos de sucesso e de fracasso com a publicidade criativa, por isso use essas situações como fontes de aprendizado.

Até porque “melhor do que aprender com os próprios erros, é aprender com os erros dos outros”. O que você acha? Concorda com esse ditado?

Estaremos compartilhando informações interessantes sobre publicidade online, então acompanhe aqui para ter em primeira mão conteúdos relevantes para o seu negócio.

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Fique a vontade para conferir! Até a próxima!


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)