Os plugins são ferramentas que permitem ao usuário aplicar novas funcionalidades ao seu site, personalizando-o de acordo com as suas necessidades específicas. No caso da plataforma WordPress, que foi projetada para ser leve e de fácil utilização, os plugins disponíveis servem justamente para dar mais opções para você que deseja personalizar o seu site ou blog.

Para te ajudar a turbinar sua estratégia de marketing digital, e deixar seu site pronto para receber uma chuva de tráfego, preparei uma lista com plugins de WordPress usados por mim e por outros especialistas do mercado. Neste artigo eu vou explicar um pouco mais sobre cada um deles, além de dar dicas interessantes que vão te ajudar a escolher quais são as melhores opções para você.

Pronto para conferir? Então vamos lá!

#1. Akismet – Adeus, SPAMS!
akismet

O Akismet é uma ferramenta que filtra os comentários, evitando os tão temidos Spams. Os spams costumam ser uma dor de cabeça para os administradores de site, sendo muitas vezes os responsáveis pela diminuição de acessos e redução de credibilidade do site.

No marketing digital, ainda tem gente que segue naquela onda de ganhar dinheiro na internet sem profissionalismo. Muitas figuras que começam esse tipo de trabalho focado apenas na grana, aproveitam para gerar links fáceis, deixando comentários no conteúdo com o endereço do site deles. Comentam sem nenhuma relevância, apenas para que os links sejam gerados.

Com o Akismet, você evita esse tipo de spam e ganha tempo, já que não precisa apagar todos os spams em comentários. É uma mão na roda, principalmente se seu site for grande e tiver um grande número de conteúdo e tráfego.

#2. Auto Excerpt Everywhere – Plugin de Resumos

A ferramenta é responsável por exibir resumos das postagens do blog do seu site. Pode ser muito útil por organizar os conteúdos e dar ao leitor uma ideia a respeito do assunto que o conteúdo traz.

O Auto Excerpt Everywhere configura os textos na página inicial do seu site, para que apareçam de forma resumida, assim os leitores abrem e vão até a versão completa em outra página. O legal também é que você consegue monitorar com mais exatidão qual conteúdo é mais acessado.

Segue um rápido resumo do que este plugin te permite fazer:

  •         Escrever texto sobre o conteúdo
  •         Controlar o comprimento dos trechos dos posts
  •         Alterar o texto “Leia mais”
  •         Criar miniaturas das publicações

#3. CloudFlare – Plugin de Otimização
cloudflare

O CloudFlare é um dos plugins de WordPress que permite a otimização do site facilitando o carregamento, protegendo-o contra spammers e hackers, e deixando seu site online mesmo quando seu servidor cai, entre outras vantagens.

Programadores costumam dizer que a maior vantagem do CloudFlare é exatamente o tratamento das requisições antes que elas cheguem ao servidor. Esse tipo de tratamento é responsável pela diminuição da carga de uso do servidor, deixando-o livre para executar outras tarefas.

O plugin é totalmente gratuito e configurá-lo não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta acessar o site oficial CloudFlare, criar sua conta (você pode iniciar com a conta grátis para ver como o serviço funciona) e configurar o DNS do seu site apontando-o para o endereço que o CloudFlare vai te dar.

#4. Contact Form 7 – Plugin de Organização
contact-form-7

Os formulários de contato são um meio muito fácil e prático para que os visitantes ou seus já consumidores entrem em contato com você no seu site. O Contact Form 7 é uma ferramenta de contato que facilita a organização do site e a personalização do conteúdo de uma forma muito simples e intuitiva.

Esse plugin é simples de configurar, você pode adicionar vários recursos e opções de formulário e facilitar ainda mais seu trabalho com o marketing digital. De todos os formulários de contato do WordPress, o Contact Form 7 é um dos mais baixados e usados.

Uma coisa que posso destacar nele é o fato de poder configurar mais de um e-mail e tornar possível adicionar um select ao formulário para filtrar melhor qual e-mail vai receber a mensagem. Por exemplo: caso a pessoa queira falar com o atendimento, o e-mail será disparado para atendimento@seusite.com, mas caso queira falar com o suporte, a mensagem é disparada para suporte@seusite.com.

#5. Disqus Comment System – Comentários
disqus-comment-system

O Disqus é um sistema de comentários para WordPress que pode ter muita utilidade para você. Nele, é possível configurar informações como votação individual para comentários, possibilitar ao lead o compartilhamento do artigo no mesmo momento em que deixar o comentário, possibilidade de adicionar imagens e mostrar comentários por ordem de relevância (mais bem votados).

O plugin vem ser vem se tornando cada vez mais popular em diversos sites, devido à facilidade de uso, o poder de personalização e a possibilidade de integração com diversas outras contas. Uma ótima opção para você que busca controlar e qualificar os comentários dos seus leitores.

Para instalar o Disqus, basta acessar https://disqus.com/admin/install/ e escolher em qual plataforma você deseja integrar. Você pode inserir um código HTML manualmente ou baixar o plugins para seu site WordPress.

#6. Flare – Redes Sociais
flare

O Flare é um plugin para compartilhamento em redes sociais. A ferramenta permite que você escolha o posicionamento dos botões de redes sociais para que as pessoas compartilhem o conteúdo. Você pode utilizar um, dois ou três posicionamentos ao mesmo tempo:

  1.       No início do seu artigo;
  2.       Na lateral do seu blog (direita ou esquerda);
  3.       No final do seu artigo.

Uma excelente ferramenta para incentivar a interação e o engajamento nos posts do seu blog. Aliás, aqui vai uma dica: jamais menospreze esse tipo de atividade. Comentários, curtidas e compartilhamentos facilitam as percepções sobre o que funciona em sua estratégia e te dá feedbacks sobre o que seus usuários estão realmente buscando.

#7. Google Analytics for WordPress by Yoast – Estatísticas
google-analytics-for-wordpress-by-yoast

O plugin Google Analytics for WordPress By Yoast é muito bom para acompanhar a vida social do seu blog e a sua popularidade na internet. Através dele, você pode visualizar estatísticas e gráficos com informações importantes sobre o que está dando certo ou não em seu plano de marketing.

Esse tipo de monitoramento é muito importante pois vai nortear as estratégias de conteúdo e posicionamento do seu site, permitindo colher informações e reunir dados para definir novos rumos ou melhorar o que já vem sendo feito.

Ter o Analytics instalado em seu site é uma obrigação para você fazer o que realmente funciona. Por isso, considere que esse é um dos plugins indicados mais importantes desse post, pela grande vantagem que oferece.

#8. HTML JavaScript Adder – Widgets

Este plugin permite que o administrador do site use códigos avançados dentro dos widgets. Ele possibilita aplicar uma caixa de e-mail flutuante à sua esquerda, que o acompanha à medida que você desliza a página.

Excelente para quem curte e domina HTML e quer aplicar recursos através desse tipo de código. E o legal é que é gratuito.

#9. JetPack – Widgets
jetpack-widgets

O JetPack é um dos plugins de WordPress mais populares. Na verdade, ele funciona com uma ligação ao WordPress.com (para quem usa templates desse domínio, bom pega a dica), para puxar funcionalidades do sistema e integrá-las diretamente no blog.

Algumas funcionalidades da ferramenta podem ser interessantes:

  •         Estatísticas
  •         Widget para o Twitter
  •         Gravatar Hovercards
  •         Encurtamento de links com o WP.me
  •         Sharedaddy
  •         LaTeX
  •         Correcção ortográfica em português
  •         Shortcodes

#10. Mail Chimp – E-mail marketing
mail-chimp-e-mail-marketing

A função do Mail Chimp é proporcionar uma boa experiência no uso do e-mail marketing. Geração e gestão de leads se torna possível com esta ferramenta, que é pioneira no setor de marketing digital.

Uma das ferramentas do gênero mais confiáveis e funcionais de todo o mundo. Diversos especialistas afirmam que as taxas de entrega de e-mails são muito boas e ele tem uma boa reputação no mercado. Taxas de entrega são excelentes, pois facilita que os seus e-mails não caiam na caixa de spam.

O Mail Chimp também se destaca pelo design, que faz muita diferença e facilita tanto a sua vida, quando a do usuário. Também é muito fácil usar. Vale a pena fazer um teste!

#11. Smart Archives Reloaded – Arquivos de Conteúdo

O Smart Archives Reloaded um plugin de WordPress que permite organizar os arquivos de conteúdo do seu site de uma forma esteticamente atraente e que facilita a experiência do usuário que está à procura de conteúdos disponibilizados no site.

Uma excelente opção para quem tem muitos conteúdos e precisa organizá-los para facilitar a pesquisa. Facilidade em mãos para otimizar uma estratégia de conteúdo.

#12. Special Recent Posts – Organização de Postagens

O Special Recent Posts é um plugin de WordPress que cria um widget específico com a função de mostrar as postagens mais recentes na barra lateral do blog. Além de manter os usuários conectados por mais tempo, esse plugin é muito atraente para o visitante que chegou até você em busca de conteúdos.

#13. Thank me Later – Contato com o cliente

O plugin Thank me Later permite a configuração do envio de e-mails agradecendo aos comentários deixados no blog. Esse plugin facilita o contato entre a empresa e o visitante do site e mantém a proximidade com ele.

Os visitantes costumam gostar deste tipo de postura das empresas e por isso essa ferramenta é indicada por muitos profissionais de marketing digital. Para conhecer o Thank me Later, basta clicar aqui!

#14. To Comments Facebook – Plugin para Redes Sociais
to-comments-facebook

Esse plugin é uma ótima opção para as empresas que usam o Facebook em suas estratégias de marketing digital. Através do To Comments você facilita a comunicação do seu site com os comentários que são feitos na rede social. Isso aumenta a popularidade do blog e aumenta também a probabilidade de adquirir novos clientes que chegam a você através do Facebook.

Aproveitando a chance, indico posts meus que falam de Facebook:

#15. Ultimate Coming Soon – Plugin para Manutenções de sites

O Ultimate Coming Soon é uma ferramenta que permite tirar o site do ar para manutenção. Muito prático e útil para quem precisa realizar esse tipo de tarefa com uma certa frequência. Se esse é o seu caso, bom considerar a ferramenta.

#16. Wordfence Security – Ferramenta de Segurança
wordfence-security

Plugin de segurança que rastreia códigos WordPress e identifica alterações suspeitas que possam ter sido feitas, realizando a correção imediata dessas alterações. É uma ferramenta muito útil para quem deseja controlar as mudanças feitas no site.

#17. Popover Maker – Plugin de PopUp

Criar campanhas de marketing direcionadas, evitar que os clientes deixem o seu site e construir sua lista de e-mail fica mais fácil com um PopUp. O Popover Maker é incrivelmente fácil de usar.

Você pode usá-lo para criar ótimos PopUps sem tocar uma linha de código. É só escolher o estilo, a cor e posição, selecionar o seu público-alvo, incluir imagens, incorporar formulários de inscrição e definir quando o pop-up deve aparecer.

#18. W3 Total Cache – O plugin de WordPress que não pode faltar 1
w3-total-cache

O W3 é um plugin que não pode faltar no seu site pois ele atua como ferramenta que permite aumentar a velocidade do site, dando mais qualidade para a experiência dos usuários. O plugin é considerado o mais rápido e mais poderoso de cache que existe no mercado. Bom incluir na lista.

#19. WordPress SEO by Yoast – O plugin de WordPress que não pode faltar 2
wordpress-seo-by-yoast

Não poderia fechar a lista sem falar do Yoast. O plugin de WordPress SEO By Yoast permite que você configure o SEO do seu site. Além dos títulos é possível ainda configurar meta-Description, Taxonomias, Twitter Cards, Google Authorship, Facebook Open Graph, Sitemap XML e conteúdo para RSS.

É uma ótima ferramenta para quem busca melhorar o posicionamento da página no ranking de pesquisas do Google. Em cada post, o plugin aponta onde é possível realizar otimizações de acordo com as palavras chave que você escolher. Eu uso o Yoast e o considero simplesmente essencial no meu trabalho. Se seu site não tem, trate de instalar urgente. Seu trabalho vai melhorar consideravelmente.

Escolheu seus plugins de WordPress?

Essas são as minhas indicações dos melhores plugins de WordPress para você usar em seu negócio digital. O blog é a melhor arma para gerar leads 24 horas por dia, 7 dias por semana a um custo extremamente baixo, mas ele não vai cumprir seu papel se não estiver bem equipado. Não basta botar gasolina boa, pois não vai pegar pressão. Da mesma forma, não basta alimentar seu blog com conteúdo, se ele não tiver bons plugins. Seu blog é como um carro: só se torna potente com os componentes certos no motor.

Quais desses plugins você acha que vão turbinar sua máquina de negócios? Comente abaixo!


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)