Porque você não deve desistir do seu sonho

Às vezes você só quer desistir. Isso não é a coisa mais popular de se admitir. Mas é a verdade.

Na vida, à medida que você luta para tornar as coisas melhores, elas se tornam mais difíceis. Há obstáculos, frustrações e algumas horas parece que essa jornada para o sucesso nunca vai terminar.
Mas há esperança. Você não está sozinho ao experienciar essas adversidades enquanto trabalha na direção dos seus sonhos. Todos passam por isso. Stephen Pressfield explicou porque isso acontece, em seu livro A Guerra da Arte:

“Regra de ouro: Quanto mais importante for a decisão ou ação que caminha para a evolução da nossa alma, maior será a resistência que sentiremos ao persegui-la.”

Resistência ao fazer alguma coisa que é importante, geralmente, é um sinal que você está na direção certa. E se você não é alerta, isso o fará desistir dos seus sonhos. E isso não é bom.

Para aumentar um pouco sua inspiração para que você continue trabalhando para tornar seu sonho uma realidade, confira as histórias abaixo. Elas são de alguns companheiros sonhadores que acertaram mais do que alguns solavancos na estrada em direção a um tremendo sucesso.

1. A palavra de 9 letras que fará você superar a maioria dos obstáculos
Nascido durante o Apartheid da África do Sul, Nelson Mandela tornou-se um combatente da liberdade em seus primeiros 20 anos. Sua busca para obter liberdade para todos sul-africanos o levou a uma prisão que durou mais de 27 anos. Mas mesmo na cadeia, seu comprometimento e busca por liberdade para todos nunca vacilou ou cessou.
O que manteve Mandela na linha, mesmo quando estava servindo prisão perpétua, foi uma palavra de 9 letras. Esperança. Ele afirmou:

“Durante todos os meus anos na prisão, a esperança nunca me deixou.”

Depois de ser solto aos 71 anos, Mandela continuou lutando por liberdade para todos os sul-africanos, e em 1994, sua longa caminhada pela liberdade atingiu o ápice, quando ele foi eleito o Presidente da África do Sul. Essa foi a primeira eleição da nação na qual os cidadãos de todas as etnias puderam votar.

Lição:
Você nunca deve desistir da esperança de que um dia, seus sonhos serão realizados. A esperança é ainda mais importante quando os obstáculos parecem intransponíveis. Então, agarre sua esperança e a use para continuar caminhando na direção do seu objetivo, mesmo que seus avanços pareçam pequenos de vez em quando.

Como fazer com que a lição funcione para você:
Lembre-se do propósito por trás da busca pelo seu sonho. Para Nelson Mandela, era a liberdade. Qual é o seu? Escreva sua resposta abaixo e volte sempre a ela (especialmente quando os obstáculos aparecerem).

2. A arma secreta que lhe dá força adicional
Um autor famoso chamado Stephen King escreveu mais de 50 livros. Cada um deles foi um best-seller mundial e a alguns tornaram-se filmes. Mas a sua carreira épica como um autor talvez nunca acontecesse se não fosse por sua esposa Tabby.

Quando King estava escrevendo Carrie, seu primeiro romance publicado, ele ficou tão frustrado com ele que o jogou na lixeira. Ele descreveu esse acontecimento dessa maneira:

“Eu não poderia continuar perdendo duas semanas, talvez um mês, criando um romance que eu não gostei e não seria capaz de vender. Então, eu o joguei fora.
Na noite seguinte, quando eu voltava da escola, Tabby estava com as páginas. Ela tinha as visto enquanto esvaziava minha lixeira. Ela balançou as páginas, retirando as cinzas de cigarro das bolas amassadas de papel, desamassou-as, sentou-se e leu as páginas. Ela queria que eu continuasse o livro. Ela gostaria de saber o resto da história. Eu disse a ela que eu não sabia porcaria nenhuma sobre garotas do ensino médio e ela disse que me ajudaria com essa parte. Ela tinha o queixo inclinado para baixo e estava sorrindo daquele jeito espertinho dela. ‘Você tem algo aqui’, ela disse. ‘Eu realmente acredito nisso’, ela completou.”

Lição:
Você precisa de, pelo menos, uma pessoa na sua vida que não deixe que você desista. Você precisa de alguém próximo que acredite em você, mesmo que você não confie em si mesmo.

Como fazer com que a lição funcione para você:
Faça uma lista de no mínimo três pessoas que possam ser seus confidentes na sua busca pelo sonho. Então, compartilhe seus objetivos com elas, incluindo o propósito que move você.
À medida que você trabalha para transformar seu sonho em realidade, inclua essas pessoas na sua jornada. Conte a elas seus sucessos, frustrações e progresso. Quando mais essas pessoas fizerem parte do seu sucesso, mais fácil será para que elas continuem te empurrando para frente, mesmo quando você achar que não está se movendo.

3. O martelo para quebrar barreiras de vidro
Como uma solista do Teatro de Balé Americano, Misty Copeland é apenas a terceira mulher afro-americana que atingiu esta posição.
Seu sucesso como bailarina lhe rendeu contratos publicitários com Under Armour and Couch, uma empresa que produz roupas e acessórios esportivos. Ela também recebe muita atenção fora do mundo do balé tradicional, como quando ela estrelou em um dos videoclipes do Prince.
Mas a jornada dela para se tornar uma bailarina profissional foi diferente de quase todas as outras. Copeland explicou:

“Eu acho que tudo que eu represento, simplesmente ao me olhar, mostra que eu não são uma bailarina comum. Eu comecei a dançar apenas nos meus 13 anos de idade, o que é considerado tarde demais para que eu pudesse me tornar uma profissional. Eu sou uma afro-americana, o que é muito raro de se ver em altos níveis de balé mundial. Eu sou musculosa, possuo muitas curvas e eu tenho um busto – tudo isso são coisas que trabalham contra mim. Eu acho que eu quebrei alguns tabus sobre o que as pessoas pensam sobre balé.”

Lição:
Às vezes, as chances estarão contra você. Não deixe que circunstâncias consideradas normais lhe impeçam antes que você possa agir. Ao invés disso, derrube essas barreiras e destrua as ideias preconcebidas que detiveram outras pessoas. Assim que o fizer, você demonstrará para os outros que há mais de uma maneira de alcançar o sucesso.

Como fazer com que a lição funcione para você:
Faça uma lista de todas as razões pelas quais você não deve correr atrás dos seus sonhos. Certifique-se de incluir seus medos, o que os pessimistas já afirmaram e todas as estatísticas que apoiam o argumento deles.
Em seguida, escreva todas as razões pelas quais você deve continuar seguindo seus sonhos. Inclua sua missão, quem lhe ajuda e porque suas diferenças são uma boa coisa. Utilize essa informação para criar uma estratégia para lhe ajudar a conquistar os obstáculos da sua lista das “más razões”.
Ao surgir com um plano para superar as expectativas mais desfavoráveis, você terá uma visão melhor na sua mente e não deixará que essas razões interfiram no seu progresso.

4. A razão para aplaudir cada fracasso
Assim que James Dyson colocou no mercado seu aspirador de pó Dyson G-Force, o qual você não precisaria repor seu saco de poeira, ele teve um sucesso instantâneo. Hoje, a companhia de Dyson vende mais de U$ 2 bilhões de dólares em aspiradores e outros produtos.
O caminho para criar esse aspirador de pó chocante foi longo. Dyson explica o porque dele não ter desistido de criar o aspirador de pó perfeito durante 15 anos:

“Há incontáveis vezes que um inventor desiste de uma ideia. Nessa época, eu havia criado meu 15º protótipo e meu terceiro filho tinha nascido. No 2.627º protótipo, minha esposa e eu estávamos, de verdade, contando centavos. No 3.727º protótipo, minha esposa estava dando aulas de arte para ganhar um dinheiro extra. Tivemos tempos difíceis, mas cada fracasso trouxe-me perto da solução do problema. Não foi o último protótipo que fez com que todo o esforço valesse a pena. Dizem que o sucesso precede o fracasso, então, eu continuei seguindo.”

Lição:
Encare os fracassos como oportunidade. Cada fracasso lhe mostrará que você pode chegar mais perto de encontrar um caminho mais favorável ao sucesso.

Como fazer com que a lição funcione para você:
A cada fracasso, separe um tempo para documentar o que você fez, o que deu errado e o que você aprendeu. Então, utilize essa informação para guiar suas decisões futuras e melhorar sua próxima tentativa.

5. A maneira de não transformar o desastre no fim da história
Como chefe de um império multimilionário de dólares, Martha Stewart parecia imparável. Depois, ela foi julgada por obstrução da justiça por fazer declarações falsas sobre suas ações da ImClone. Como resultado, ela passou 5 meses na prisão.
Uma queda pública dessa proporção teria acabado com a carreira de muitas pessoas. Mas Martha estava determinada a não deixar o desastre tirar o melhor de si. Desde que saiu da cadeia, Stewart recuperou a liderança da sua companhia, criou dois novos programas de televisão e está de volta às graças do público.
Stewart refletiu o que abasteceu sua volta:

“Quando você sabe que por dentro você é bom, que você fez bem e que você é uma pessoa honesta, então você sabe que você pode superar qualquer desastre. Eu não quis ser definida por um momento qualquer. Aquele foi o momento. E ele passou. Eu não penso mais nele.”

Lição:
Você pode sobreviver aos desastres. E você pode voltar melhor do que nunca. Mas para isso, você tem que deixar suas ações mudarem a narrativa do seu legado para melhor. Se você não quer que os outros foquem no seu erro, você também não deve focar.

Como fazer com que a lição funcione para você:
Identifique as lições que você aprendeu como um resultado de viver durante uma experiência desastrosa. Então, use essas lições para criar um plano de como mudar as conversas que as pessoas têm sobre você.
Isso pode significar engajar-se em atividades que previnam que outros repitam os mesmos erros que você, do modo como Mike Vick fez. Ou, pode significar usar seus talentos para fazer o bem, de maneira que se sobreponha aos desapontamentos que você cometeu no passado.

É hora de perseguir seu sonho implacavelmente
Não deixe que nada pare você. Nem a resistência, os obstáculos, suas dúvidas quanto a você mesmo, as suas circunstâncias, a duração da sua jornada, seus fracassos ou seu passado.
Se sua alma resolveu que você não descansará até que seu sonho torne-se realidade, então não desista. Continue correndo atrás. Faça o trabalho necessário, consiga a ajuda que você precisa e continue caminhando.
Uma hora, você chegará lá.
Mas somente se você não desistir.

E você, qual seu sonho? Qual sua meta de vida? Qual seu objetivo? Comece Agora escrevendo seus sonhos aqui nos comentários e continue acompanhando o nosso blog!

Comentários

comentários