Psicologia das cores: a poderosa ferramenta do Marketing

Psicologia das cores, a importância das cores para maximizar suas vendas

Vender um produto não está nada fácil hoje em dia. Além da ampla concorrência, muitos comerciantes e prestadores de serviço sofrem para ter os seus anúncios visualizados e suas marcas reconhecidas. No entanto, o Marketing está aí para ajudar! E por incrível que pareça, uma de suas principais e mais poderosas ferramentas é a utilização de cores. Você sabe o que uma simples cor interfere na compra do seu produto? Confira:

  • 84,7% dos consumidores acham que a cor é o fator mais importante na hora de escolher um produto.
  • 93% das pessoas compram em função do aspecto visual da mercadoria.
  • 80% das pessoas acham que a cor cria identidade para marca.
  • A cor é responsável por 60% da aceitação/rejeição do produto.
  • Anúncios coloridos têm 42% mais chance de serem vistos que os preto-e-branco.
  • 2 a cada 3 consumidores não compram um determinado produto se este não tiver como característica sua cor favorita.

Além disso, as cores possuem um significado emocional no subconsciente de casa pessoa. Veja algumas delas a seguir:

  • Vermelho: estimula o apetite, atrai compradores impulsivos e gera sensação de urgência, por isso, é muito usada em liquidações.
  • Amarelo: demonstra clareza, atrai a atenção do consumidor nas vitrines e é uma ótima cor para sinalizar cautela/atenção.
  • Azul: é constantemente ligada à paz, oferece sensações de confiança e segurança e gera produtividade, portanto, muito utilizada em meios corporativos.
  • Laranja: é uma cor chamativa e bastante utilizada para “Compre agora!” e proporciona sentimentos de alegria e amizade.
  • Verde: é frequentemente associada ao dinheiro e riqueza, reflete questões ambientais e traz sensação de relaxamento e tranquilidade.
  • Roxo: além de ser muito utilizada por marcas de cosméticos, pela sua associação à realeza e beleza, representa as marcas criativas.

Quer alguns exemplos de marcas famosas que utilizam a psicologia das cores em suas marcas? Bem, é só olhar a McDonalds, a Starbucks e a Fanta Laranja! O que você está esperando para atualizar a sua marca? Crie identidade e reconhecimento para seus produtos e aumente sua lucratividade.

cores

O que achou deste artigo? Fique sempre atento ao nosso blog e não se esqueça de deixar as suas dúvidas e comentários abaixo!

Comentários

comentários