Saiba como medir a saúde do seu Funil de Vendas

Quando você vai fazer um check up, o médico pede uma série de exames. Eles são indicadores da sua saúde e vão apontar exatamente como seu corpo anda funcionando e onde ele precisa de cuidados.

Com o funil de vendas, a lógica é a mesma: há indicadores que podem te dar um balanço geral da saúde do seu funil. São parâmetros para te ajudar a saber se o seu funil está gerando os resultados esperados ou se existe alguma falha no funcionamento de cada uma de suas partes.

No post de hoje vamos te ensinar como é possível medir a saúde do seu funil de vendas. Continue acompanhando!

Indicadores de saúde do seu funil

Em cada etapa do funil de vendas você tem um esforço de comunicação diferente, e cada etapa anterior tem o objetivo de levar sua audiência para a próxima etapa. Se o seu funil não está fazendo isso, ou seja, se ele não está em movimento ou não está convertendo o tanto que você precisa, então ele não está funcionando de maneira saudável.

Como saber se sua estratégia está funcionando? Basta se fazer as seguintes perguntas:

O meu funil de vendas está em movimento?

Este é um indicativo muito importante e muito fácil de perceber. Avalie se há um fluxo de audiência através do seu funil. Ou seja, se a cada etapa você está recebendo novas pessoas. Se a resposta for não, então seu funil não está saudável.

A partir daí, você precisa descobrir em qual etapa a sua audiência está abandonado seu funil e reestruturar sua estratégia para aquela etapa especificamente.

Eu realmente tenho potenciais leads na primeira etapa?

A primeira etapa é, basicamente, atrair as pessoas para a sua marca. No entanto, atrair qualquer perfil de audiência pode ser devastador para a próxima etapa do seu funil de vendas: a geração de leads.  Você precisa qualificar a audiência da primeira etapa do seu funil de vendas para aumentar suas chances de ter melhores resultados na hora de gerar leads.

Por exemplo, se você vende batom, provavelmente não vai querer atrair homens. Eles nunca se transformarão em leads e vão estagnar seu funil, o que não é saudável. O segredo, então, é identificar o perfil certo para o seu funil.

Você está oferecendo seu produto ou serviço na hora certa?

Na estratégia do funil de vendas, você não pode simplesmente oferecer uma venda na primeira etapa, por exemplo. As pessoas ainda não te conhecem, não confiam em sua marca e muito provavelmente nem sabem que elas precisam do que você oferece.

Muitos funis de venda fracassam justamente por oferecer algo cedo demais. Por isso, é preciso estudar bem o perfil do seu público e como ele está reagindo em cada etapa. Só então você vai saber exatamente em qual momento oferecer seu produto ou serviço. Geralmente, esta missão fica para as últimas etapas do funil e vai depender de como seu público está reagindo.

Meu funil de venda está acessível e atualizado?

Em cada etapa do funil de vendas você tem uma estratégia diferente e oferece uma comunicação para aquele momento da venda. Se você não mantêm estas estratégias atualizadas e acessíveis para quando seu público procurá-las, você corre sérios riscos de estagnar seu funil de vendas e seu público acaba desistindo de caminhar com você pelo funil.

Isso, obviamente, não é saudável. Então, mantenha sempre todas suas estratégias em dia. Revise-as sempre que puder e analise se elas realmente estão tendo bons resultados. Se a resposta for não, reestruture.

Sem a coleta de dados você não tem nada

Todos indicadores que mostramos acima são impossíveis de avaliar se você não tiver dados do seu funil. Ou seja, se você não está mensurando seus esforços, nunca vai conseguir avaliar o sucesso da sua estratégia. Por isso, sempre colete informações, produza relatórios e analise os resultados. Os dados são seus melhores amigos na hora de avaliar a saúde do seu funil de vendas!

Você tem medido a saúde do seu funil de vendas regularmente? Tem dúvidas sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários!

Comentários

comentários

  • Simone Couto

    Excelente conteúdo!Essencial seguir todas essas dicas.