Você é empreendedor e quer ganhar dinheiro na internet? Então você precisa saber montar um bom Funil de Vendas! O Funil de Vendas é um processo de condução e monitoramento de um interessado (prospect) até que se torne um cliente legítimo de sua empresa. É um modelo estratégico das etapas de consumo e fidelização do cliente, desde a simples consciência de que seu produto existe e está disponível no mercado, até a conquista completa do consumidor, como um verdadeiro “missionário” da empresa.

Por mais útil que possa ser, muitos gestores ainda desconhecem o quanto delinear um bom Funil de Vendas pode ajudar a diagnosticar falhas em seu processo de prospecção de clientes e, por consequência, alavancar seus negócios. No texto de hoje você saberá como um Funil de Vendas pode te ajudar na prática e fazer a diferença no seu faturamento mensal!

Etapas do Funil de Vendas e sua utilidade

Não existe uma convenção rígida acerca de quais e quantas etapas formam um Funil de Vendas. Todavia, muitos especialistas indicam a seguinte sequência: prospecção, apresentação, negociação e fechamento.

A grande vantagem da elaboração de boas estratégias de Funil de Vendas, na prática, é auxiliar o empreendedor ou gestor no diagnóstico de algum eventual equívoco que esteja impedindo seus interessados em fechar, de fato, o negócio e adquirir um produto ou serviço de sua empresa. Vamos a exemplos pontuais de cada fase desse funil (pipeline) e qual a vantagem que essa representação gráfica pode trazer aos seus negócios!

Prospecção

Um Funil de Vendas bem elaborado pode ajudar a empresa a trabalhar com mais profundidade estratégias de divulgação online e off-line para ampliar sua lista de prospects. Se a empresa, por exemplo, possui links patrocinados, divulgação maciça de seus produtos ou serviços em mídias sociais e, mesmo assim, não consegue obter retorno, ter desenvolvido um bom pipeline de vendas vai fazê-lo perceber que o problema não está na apresentação de seus serviços, mas na primeira fase desse funil, a de captação.

Apresentação

Saber delinear um pipeline de vendas inteligente permite à empresa segmentar seus potenciais clientes, o que implica em um approach ao cliente com argumentos mais fortes e conhecimento mais aprofundado sobre o que seu potencial cliente de fato necessita. Esse detalhe certamente irá impactar seu potencial de fechamento de negócios.

Negociação

Querer partir para a negociação com um cliente que nem sequer tem certeza da utilidade de seu produto é desperdiçar tempo e motivação, que poderiam estar sendo direcionados para outras oportunidades em melhor fase de maturação. Entretanto, essa visão ampla de negócios pode ser melhor aguçada com um Funil de Vendas detalhado, capaz de classificar seu público-alvo em cada etapa do processo de venda.

Fechamento

A razão mais forte pela qual o gestor ou executivo de vendas deve elaborar um bom pipeline está nessa fase. Isso porque muitos profissionais têm dificuldades para diagnosticar os maus resultados de fechamento, ou seja, de relacioná-los precisamente com sua causa. Destrinchar seu processo de vendas através de um funil como esse pode fazê-lo compreender em qual etapa se encontra o gargalho que está impedindo o aumento no volume de negócios concluídos.

Caso prático

Ao perceber, por exemplo, que muitos consumidores em potencial são prospectados, retornam contato com a empresa, mas, após receberem explicações sobre os produtos oferecidos, desaparecem do radar da companhia, possivelmente temos um problema na etapa de “apresentação”.

Talvez o produto não esteja sendo bem compreendido pelo cliente ou não esteja atingindo suas reais necessidades. Este é apenas um dos exemplos de como o Funil de Vendas pode, na prática, auxiliar os empreendedores ou gestores a ganharem dinheiro na internet com sabedoria e estratégia.

E você, também quer melhorar o desempenho de suas vendas e ganhar dinheiro na internet? Tem ainda alguma dúvida de como boas estratégias de Funil de Vendas podem impulsionar seus negócios? Então deixe seu comentário sobre o assunto!


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)