Dicas infalíveis para atrair pessoas, engajar leads e vender no Facebook

Criar uma identificação das pessoas com a marca e vender no Facebook é uma das questões mais desafiadoras para os empreendedores, pequenos e médios empresários hoje. Afinal, como atrair, engajar e vender nesta rede social?

Com alguns passos, é possível ter reconhecimento, gerar mais resultados e ainda desviar de alguns obstáculos do marketing digital. Pensando nisso, organizei aqui algumas dicas infalíveis para você usar hoje mesmo. Isso te interessa, não é mesmo? Claro que sim…

Além deste material, você pode acessar o Portal Laboratório Digital também. Nele você encontra as etapas organizadas para aplicar no seu negócio se você tem o objetivo de crescer no mercado e vender na internet diariamente.

Independente se você está começando agora ou se já está no mercado, para ter sucesso no Facebook, você vai precisar:

  • Otimizar suas publicações;
  • Alcançar um bom nível de engajamento;
  • Desenvolver um conteúdo poderoso;
  • Adequar o seu negócio caso seja necessário.

Quando estes tópicos são trabalhados de forma conjunta e se valem da criatividade, conhecimento e análise de resultados, os efeitos serão positivos, e claro, lucrativos.

A ideia destas dicas é que você possa atrair as pessoas certas para o seu produto ou serviço, engajar seus leads e vender no Facebook todos os dias. Vamos começar?

Otimizando suas publicações

O segredo para atrair mais pessoas e vender a elas é otimizar suas publicações no Facebook. Isso vai trazer maior visibilidade para a sua marca, destacando-se no feed dos usuários que curtiram sua página ou, no caso de tráfego pago, a postagem ficará visível para o público segmentado e escolhido por você.

Falando assim parece até simples otimizar o que você irá publicar, não é mesmo? O problema é que muitas pessoas não sabem como se comunicar com a sua audiência e acabam quebrando a cabeça para criar algum conteúdo relevante.

Depois ficam aguardando se a participação dos usuários será positiva ou não. Neste processo, você perde tempo, dinheiro e não alcança o engajamento necessário. E no final das contas, não consegue divulgar seu negócio e vender no Facebook.

Esse é um dos problemas que mais dá dor de cabeça para os profissionais que trabalham o marketing nas mídias sociais. Mas a solução é simples. Antes de postar qualquer coisa, faça uma reflexão seguida de um planejamento.

Qual o perfil de pessoa que o seu negócio deseja atrair? Esse perfil irá fazer parte de qual tipo de audiência? Como a sua marca irá interagir com ela? Essas são questões fundamentais para se pensar acerca do engajamento.

Aliás, aqui no blog eu tenho uma série de conteúdos que abordam a hipersegmentação, a ferramenta ideal para atingir o público certo no Facebook:

Alcançando um bom nível de engajamento

Engajamento em uma rede social é um conceito que está relacionado com as ações que as pessoas realizam a partir dos conteúdos oferecidos por uma determinada marca ou figura pública através de postagens.

Portanto, o engajamento em uma rede social como o Facebook pode ser mensurado a partir de curtidas, comentários e compartilhamentos. Para alcançar um bom nível de engajamento é preciso levar em conta criatividade, conhecimento e análise de resultados.

A criatividade é utilizada para criar um conteúdo interessante para atrair pessoas, conhecimento sobre o público-alvo serve para saber como engajar leads e análise de resultados funciona para moldar o melhor modelo para vender no Facebook.

O conhecimento sobre o seu público é desenvolvido a partir de pesquisas, que podem ser realizadas a partir de tráfego pago ou não. Invista em identificação e análise da sua audiência e o processo de interação será mais claro para você e seu cliente.

Você já deve saber que o processo de atração e engajamento é de natureza comportamental, assim como o processo de compra e venda. Por isso, para atuar no mercado online é importante ter um raciocínio prático para entender como funcionam as vendas online.

Neste sentido, a Universidade de Vendas Online pode disponibilizar os conceitos e técnicas de marketing digital que podem gerar mais resultados para o seu negócio. Fique à vontade para conferir e fazer parte da equipe de membros que vem crescendo a cada dia mais.

Os elementos de um conteúdo poderoso

A partir do momento que você conhece verdadeiramente a sua audiência, chega o momento de saber como desenvolver um conteúdo poderoso para publicar no Facebook, certo? Um conteúdo que gera resultados utiliza as principais qualidades destacadas a seguir:

1 – Relevância

Se você for realmente relevante para o público, ele prestará atenção em você. – Martha Gabriel

Um conteúdo relevante atende às expectativas do público, pois nele está algo de valor que vai de encontro aos interesses deste público. Tomar conhecimento das preferências da sua audiência é o primeiro passo para construir um conteúdo de alta relevância.

Uma ferramenta para conhecer o comportamento do seu público é o Facebook Insights. Com ela, é possível saber o que a sua audiência gosta e compra. Para utilizá-la é necessário configurar o Facebook Ads, outra ferramenta que gerencia anúncios pagos na rede social.

Essas ferramentas juntas permitem uma coleta de dados aprimorada dos usuários que você deseja atrair para a sua marca. Ambas são pagas, mas se você deseja utilizar uma técnica gratuita, crie e envie questionários para os seus seguidores para conhecê-los melhor. Este caminho também funciona, só não é tão abrangente comparado aos outros.

2 – Descontração

Você precisa criar conteúdo que é ridiculamente bom – conteúdo que é útil, agradável e inspirador. – Ann Handley

Uma publicação eficaz precisa ser agradável e útil aos seguidores. E quando o bom humor é utilizado corretamente, essa comunicação fica descontraída e cai no gosto do público. Isso ajuda a aumentar consideravelmente a atração de pessoas e engajamento de leads.

Para isso, é importante avaliar o perfil do seu negócio e ver qual o tipo de humor que se encaixa. Um humor mais conservador? Ou mais sarcástico? Faça com que a harmonia esteja presente entre o conteúdo e a sua marca e assim você pode vender no Facebook de forma mais natural utilizando a descontração.

3 – Interesse

Encante sua audiência com um conteúdo que proporcione experiências. – Robert Rose

Para se destacar no Facebook, você precisa gerar um conteúdo que seja interessante, possibilitando que as pessoas aprendam coisas novas a partir de suas publicações. Os usuários estão buscando novas experiências todos os dias.

Uma forma de experiência muito valorizada é a aprendizagem. Nunca tivemos tanta informação disponível como temos agora. E isso nos leva a um conhecimento constante. Faça com que o seu conteúdo possa ser uma fonte de informação e experiência de alta qualidade.

4 – Conveniência

A única forma de vencer no marketing de conteúdo e fazer o seu leitor dizer: “Isso foi escrito especialmente para mim”. – Jamie Turner

As pessoas geralmente navegam no Facebook buscando algo que seja pertinente aos seus interesses. Seja uma solução para determinado problema, uma informação importante ou entretenimento.

Um conteúdo de qualidade oferece à audiência aquilo que ela está procurando. É unir a pessoa certa ao conteúdo adequado no melhor momento. Isso envolve saber as tendências e aproveitá-las. Um bom exemplo é seguir as estações do ano e eventos locais ou nacionais.  

Adequando o seu negócio

É claro que você não precisa usar todas as qualidades acima em sua marca ou em uma mesma postagem. Pode ser que o seu negócio não tenha um perfil que valorize um sentido mais humorado, por exemplo.

As qualidades mencionadas são as que as pessoas mais valorizam quando se relacionam com as marcas através do Facebook. Se achar oportuno, pode adequar o estilo do seu negócio a fim de dar um conteúdo relevante para o seu público.

Quanto mais você utilizar destes elementos em seus conteúdos, maiores as chances de criar publicações poderosas em sua comunicação. E assim, engajar leads e vender no Facebook serão práticas diárias em sua rotina!

Os momentos de fama

Imagine a seguinte situação: as pessoas acessaram a sua página, interagiram com os conteúdos publicados, deixaram suas informações de contato para receber mais conteúdos e foi até possível vender no Facebook. Algo ótimo, certo? O negócio já está se popularizando!

Mas calma lá… Quando os resultados se tornarem significativos, não deixe o momento de fama subir à cabeça. Antes de qualquer reação dos usuários, é preciso se lembrar que o seu negócio está lidando com pessoas, as quais estão em constantes mudanças diariamente.

Em outras palavras, o cofundador e CEO da NewsCred, líder mundial em marketing de conteúdo empresarial aconselha:

Por trás de todo tuíte, compartilhamento e compra, existe uma pessoa. Se importe mais com a pessoa do que com o compartilhamento. – Shafqat Islam

Com as novas tecnologias, a interação com as pessoas se tornou imediata. O fato de uma publicação receber mais de mil curtidas e compartilhamentos em menos de 1 hora, não significa que o seu negócio cresceu e dominou o mercado.

Pode ser que você alcançou um reconhecimento instantâneo na rede. Comece a planejar a longo prazo a fim de fazer com que a sua marca seja mais do que um simples alcance passageiro de leads.

Mantenha as pessoas conectadas com o seu negócio, oferecendo algo de valor no momento que elas precisam. Por isso, é muito importante manter os esforços alinhados com a atração, engajamento e vendas no Facebook de forma duradoura.

Esse é um processo que exige organização e se preocupa com a pessoa por trás da tela do computador, smartphone ou tablet. Saber lidar com essas pessoas vai trazer muito mais do que fama!

Quais os custos de vender no Facebook?

Muitos empreendedores que migram para o segmento online apresentam receios quanto aos custos de vender no Facebook. E aí a gente deveria perguntar a eles: quais os custos de não vender no Facebook?

Essa é uma questão e tanto. As vendas nas redes sociais estão moldando um novo comportamento do consumidor, alterando a sua relação com as marcas. De acordo com o Facebook, este ano a plataforma alcançou 5 milhões de anunciantes ativos no mundo.

E esse número só vai aumentar nos próximos anos. É claro que os custos dependem de empresa para empresa. Existem empreendedores que gastam R$ 100 por mês com anúncios na rede social e grandes empresas que gastam milhões no mesmo período.

Deixar de utilizar as redes para atrair seus clientes e engaja-los será muito mais dispendioso no futuro. Pense nisso sempre que ouvir uma objeção ou mesmo examinar se vale a pena ou não usar o Facebook para aumentar as vendas.

O público está lá esperando por uma solução. Se você não é capaz de oferecer algo de valor a cada um, saiba que os seus potenciais clientes irão procurar o seu concorrente. Neste cenário, quem usar as melhores estratégias garante o sucesso no mercado.

Para complementar este tópico, sugiro que você acesse o Portal de Membros Laboratório Digital. Nele você passa a conhecer algumas estratégias de vendas na internet para garantir maior alcance maior de pessoas e um bom faturamento.

Vender no Facebook todos os dias

As vendas no Facebook levam tempo, por isso é importante começar desde hoje. Utilize em suas publicações textos relevantes ao seu público, fotos, vídeos e chamadas atraentes. Ao longo dos dias você vai estar mais perto do crescimento, tal como afirma uma palestrante e consultora reconhecida em mídias sociais:

As mídias sociais não transformam seus negócios durante a noite. Pode levar meses para ver qualquer crescimento real ou resultados mensuráveis. Mas isso não significa que não esteja funcionando. Isso só leva tempo. – Jenn Herman

E vamos terminando por aqui… Esse conteúdo foi feito especialmente para você empreendedor, pequeno e médio empresário. Utilize essas dicas sempre que achar necessário e compartilhe com seus amigos que também desejam maior reconhecimento do público através do Facebook.

Ah, e se você está começando um negócio online e quer um caminho organizado para gerar mais conversões, acesse hoje mesmo o Portal Laboratório Digital. Lá você tem acesso a lógica do processo de vendas na internet que tem funcionado para mim e para muitos membros. Além disso, você encontra um conjunto de práticas a serem aplicadas de forma imediata e simples em seu negócio.

Vender no Facebook não precisa ser algo considerado estressante ou raro. Você pode atrair, engajar leads e vender todos os dias nesta rede social aplicando estas dicas úteis. Faça alguns testes e descubra se elas também funcionam para o seu negócio!

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