Por meio do funil de vendas, é possível estruturar a estratégia de vendas e acompanhá-la em todos os seus estágios, podendo inclusive ajudar a prever os gargalos da organização em um determinado espaço de tempo. Por isso, o bom gerenciamento do funil de vendas é crucial para a empresa!

Um funil de vendas pode ser entendido com uma abordagem sistemática das vendas de serviços e produtos de uma determinada empresa. Ao analisar seu funil, você poderá fazer um raio-x das suas vendas, um planejamento do futuro de seu negócio e corrigir algumas imperfeições que possam vir a surgir. Quer saber mais sobre essa excelente ferramenta? Confira nosso post de hoje!

Como posso gerenciar meu funil de vendas?

Para medir a taxa de conversão em cada estágio do funil de vendas, primeiramente, é necessário que se tenha três métricas principais em mente:

  • A quantidade de oportunidades em cada etapa do seu funil de vendas;
  • A taxa de conversão dos clientes potenciais para clientes efetivos do funil, através da análise das oportunidades em cada estágio;
  • O tempo médio da velocidade das vendas.

Após identificar essas métricas, é necessário medi-las dentro da sua empresa. Com isso, é possível ter uma visão geral do funil de vendas e de cada etapa dele. Isso é uma referência que poderá ser muito útil para os atuais resultados da organização e também para os futuros. Para auxiliá-lo na medição, você poderá utilizar um software de funil de vendas, para que os dados possam ser recolhidos mais rapidamente e com uma maior regularidade.

Quais os benefícios da mensuração?

O funil de vendas pode ser o principal aliado do gestor de vendas e também dos vendedores, no momento de fechar negócios. Ao medir sua taxa de conversão, você poderá verificar e comparar o desempenho de seus vendedores de acordo com os clientes de cada um deles. Com isso, você perceberá quais os vendedores têm mais dificuldades em cada etapa do funil, podendo, inclusive, criar estratégias e treinamentos para que as dificuldades sejam ultrapassadas.

Se, por exemplo, um vendedor perde muitas oportunidades de negócio no topo do funil, não convertendo seus prospects para a próxima etapa, você pode criar um treinamento específico para esse estágio. As métricas também ajudam os vendedores a identificar onde estão as melhores oportunidades de negócios, economizando seu tempo e esforço.

Dessa forma, o acompanhamento do funil de vendas auxilia a equipe de vendas a manter o foco e a aplicar estratégias, que podem ser acompanhadas e ajustadas conforme a necessidade que suas oportunidades de venda apresentarem.

Ou seja, com o funil de vendas, o empreendedor pode analisar todas as oportunidades de vendas da sua organização e de cada um de seus vendedores, ter uma visualização rápida dos pontos fracos e fortes das chances de sua empresa, podendo, assim, tomar decisões mais rápidas.

Como a taxa de conversão do funil de vendas pode me ajudar?

A taxa de conversão do funil de vendas é uma métrica que permite avaliar qual foi o esforço da sua equipe para atrair oportunidades e quais dessas oportunidades tiveram como resultado negócios fechados.

Por isso, analise a taxa de conversão fase a fase e no funil todo, com isso, você poderá priorizar suas vendas de acordo com essa análise. Fazer uma medição das vendas e dos clientes em cada uma das fases do funil auxilia na maior objetividade para alcançar os resultados esperados, além de gerar mais conhecimento profissional.

Você tem medido as taxas de conversão no funil de vendas na sua empresa? Tem dúvidas sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários!


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)