Você conhece o poder do marketing personalizado? Caso você não tenha ideia do que essa ferramenta pode entregar para o seu negócio, preste atenção nas próximas linhas porque grande parte do que você precisa para aumentar as suas vendas está aqui.

As empresas e profissionais em geral que utilizam esse recurso estão conquistando maiores lucros e resultados. A Camila Bernardinelli, gerente de marketing da Teleinfo Soluções, comenta uma experiência recente com esse tema.

Um dia desses em seu escritório, a equipe recebeu um cartão postal enviado pelos sócios-diretores da empresa. Além de estar cada vez mais raro receber um cartão, todos se surpreenderam pelo objeto ter sido enviado diretamente do Butão.

A dedicação com os clientes e funcionários

Os sócios-diretores estavam em período de férias no considerado país mais feliz do mundo. Eles dedicaram alguns minutos do seu tempo para pensar em seus clientes e funcionários, fato que demonstra grandemente o valor de uma parceria.

Esse é um exemplo prático do uso da personalização do marketing. O empresário faz um marketing direto e de forma específica, mostrando o quanto se importa com aqueles que estão envolvidos com a evolução do seu negócio.

Nesse caso, isso foi feito por meio de um cartão postal. Naturalmente, tal fato chamou muito a atenção da gerente e de sua equipe, aliás, quase ninguém mais escreve, envia ou recebe cartas hoje em dia.

A tecnologia na palma da mão foi o que causou isso

De acordo com um levantamento da empresa de marketing britânica Smart Insight, a tecnologia ao alcance das nossas mãos está relacionada com a uma redução intensa na troca de cartas.

Em 2016, a cada minuto, 29 milhões de mensagens eram disparadas no WhatsApp, 3,3 milhões de publicações em formato de textos, fotos ou vídeos eram realizadas no Facebook, 448,8 mil de tweets, e 149,5 mil e-mails ao redor do mundo.

Ao mesmo tempo, os serviços postais perderam por ano, no mundo inteiro, 100 milhões de cartas em relação às enviadas há uma década atrás. Esse é um grande impacto que apresenta a mudança no padrão de interação entre as pessoas. Porém…

Algo importante ainda não mudou

Consumidores, colaboradores, fornecedores e parceiros adoram ser reconhecidos, visto que fazem parte da história de uma organização. Portanto, um negócio que mostra que se importa com as pessoas, em um simples gesto, já garante ótimos resultados.

Mas isso não pode ser confundido com malas-diretas e e-mails marketing genéricos, onde apenas nome, cargo e gênero das palavras são alterados. A personalização do marketing vai muito além disso, promovendo um relacionamento mais próximo.

Afinal, uma mensagem que conquista os clientes gera uma experiência de atenção e afeto, proporcionando a fidelização e engajamento do público a partir de um verdadeiro cuidado com eles.

O alcance de melhores resultados

Estamos falando de um dos conceitos que tem gerado melhores resultados em diversos segmentos do mercado. Além dessa estrutura de marketing, existem outras técnicas e estratégias que podem deixar a sua empresa na frente da concorrência também.

Eu mesmo testei e aprovei vários métodos de marketing digital de forma simples, prática e de fácil aplicação, tanto para o meu negócio quanto para o negócio dos meus clientes. Você pode conferir tudo lá no Portal Laboratório Digital.

Mas agora o assunto é específico a personalização do marketing e como esse processo pode ser poderoso para aumentar as suas vendas. Pensando nisso, reuni todas as informações relevantes para você já começar a investir hoje mesmo. Preparado?

Desvendando o marketing personalizado

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“Frequentemente, o melhor marketing não parece realmente marketing”. – Seth Godin

O marketing personalizado é visto como uma das ferramentas mais eficazes de criação e distribuição de conteúdos e ofertas, seja na internet ou em modo tradicional (chamadas, cartas e outros meios de comunicação offline).

Por isso, as marcas comerciais têm apostado bastante nessa ferramenta. A partir de um processo automatizado, elas utilizam softwares que permitem gerar e distribuir mensagens individuais para uma audiência grande e segmentada.

Os resultados têm se tornado cada vez mais satisfatórios. De acordo com uma pesquisa feita pela Evergage e Researchscape International, 96% dos especialistas em marketing acreditam que a personalização ajuda a avançar o relacionamento com o cliente.

Uma breve história vai te ajudar a entender melhor

O conceito de marketing personalizado surgiu no final da década de 70 com Lester Wunderman, criador do marketing direto moderno e, consequentemente, fundador da maior agência de marketing direto do mundo.

Lester idealizou a comunicação em massa com uma direção individual para se tornar mais eficiente. Assim, com a captação de informações pessoais de consumidores, o marketing seria um poderoso aliado para alcançar e fidelizar mais clientes.

Com o passar dos anos, a tecnologia foi sendo aprimorada, deixando o marketing personalizado tal como conhecemos hoje. A técnica se tornou mais assertiva, com resultados cada vez mais precisos para as marcas. Assim foi criada…

Uma forma eficaz de se aproximar do cliente

“Escutar é saber o que o consumidor quer”. – Lester Wunderman

O marketing personalizado é amplamente utilizado para a criação de mensagens, promoções e produtos diferenciados. Nele, os clientes são ouvidos e tratados como seres humanos, reconhecidos por seus desejos e desafios constantes.

Essa relação permite gerar benefícios específicos tanto para o consumidor quanto para o negócio. Ao passo que uma pessoa é alcançada e atendida de maneira diferenciada, a empresa ganha uma interação mais próxima com ela.

Ao final, ambos saem satisfeitos com o efeito da personalização. Por isso, a disponibilização de conteúdos e mensagens customizadas é fortemente relevante para o sucesso de qualquer negócio.

As vantagens para a empresa

O marketing personalizado proporciona um nível de intimidade maior com o público-alvo, criando uma relação mais transparente entre marca e consumidor. E o resultado? Alcance de novos clientes e fidelização de clientes antigos.

Além de conquistar mais clientes, o marketing personalizado possibilita aumentar o posicionamento e o reconhecimento de uma empresa na internet também. Em números, o negócio é capaz de atingir um ROI (Retorno sobre Investimento) muito maior.

De forma geral, essa técnica de marketing colabora para que a empresa aumente as suas vendas e alcance mais lucros. E isso simplesmente fazendo o que os compradores adoram: uma comunicação personalizada que se torna assertiva.

O poder da personalização no marketing

A maioria das empresas já possui algum nível de marketing personalizado em suas campanhas publicitárias. E-mails de boas-vindas e de recomendações de produtos com base em compras anteriores são os exemplos mais recorrentes.

Mas isso não significa que você deve seguir a multidão e não inovar em seu marketing. A personalização deve ser usada estrategicamente para gerar confiança na sua audiência, atingindo cada pessoa de maneira única e positiva.

Em outras palavras, o seu marketing não deve ser reconhecido como robotizado. Sabe quando recebemos aquele e-mail que na cara sabemos que foi um sistema que escreveu? Pois é, evite isso e use o poder da personalização!

Como fazer um marketing personalizado que funciona?

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“Melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar”. – Rand Fishkin

Você pode integrar o marketing personalizado com a estratégia de vendas que já utiliza em seu negócio ou criar uma nova estrutura de comunicação e vendas com os seus clientes. Isso irá depender da sua experiência no seu segmento de atuação.

Quanto mais você conhecer o seu perfil de cliente ideal, mais prático será personalizar o seu marketing para que ele funcione de maneira eficiente e aumente as suas vendas na internet rapidamente. E o que seria indispensável nesse processo?

Simplesmente ser autêntico. Não basta apenas usar o nome da pessoa e empurrar produtos recomendados em sua mensagem. É preciso tratá-la de maneira pessoal e gerar confiança. Você pode fazer exatamente isso com algumas dicas a seguir:

1 – Ofereça algo de valor ao seu cliente antes de pedir alguma coisa

Já existem uma quantidade significativa de empresas pedindo para os consumidores fazerem algo, certo? Clicar, comprar, doar, enfim, é uma série de expressões solicitando que as pessoas tomem uma ação e se sacrifiquem para algo.

O problema é que isso geralmente invade a privacidade delas. Mas oferecer algo de valor antes de pedir qualquer coisa pode criar um bom relacionamento e gerar disposição no cliente. Pode ser um conteúdo que impressione, por exemplo.

Então, evite invadir a privacidade dos seus atuais e potenciais clientes. O ideal é que você ofereça algo de significado, peça a permissão deles e, por último, solicite alguma coisa. Nesta direção, o marketing de conteúdo pode ser uma ótima ferramenta.

2 – Colete e use corretamente os dados dos consumidores

Campanhas específicas de marketing voltadas ao celular, por exemplo, alcançam a localização e outros dados dos usuários. Esses elementos são fundamentais para oferecer produtos físicos mais próximos geograficamente do consumidor.

No entanto, também é preciso levar em conta assuntos como privacidade e ética online, para não assumir riscos e prejuízos na imagem do seu negócio. Por isso, busque coletar e utilizar informações sobre seus clientes de modo transparente e verdadeiro.

Lembrando que o uso indevido de dados e o desrespeito com a privacidade dos consumidores pode trazer grandes danos para o seu negócio, colocando toda a sua estratégia de personalização de marketing por água abaixo.

3 – Personalize a experiência dos visitantes

Você pode oferecer uma experiência personalizada para os visitantes das suas páginas com base nas informações coletadas sobre eles. Assim, o seu site pode apresentar uma página específica para o seu cliente contando com as preferências dele.

O seu negócio passa a entregar o tipo de mensagem mais adequada aos visitantes, mostrando os produtos e serviços que realmente são interessantes para ele. Isso é ainda mais intenso quando o foco está no formato de dispositivo móvel.

Neste sentido, se você deseja ter um blog ou site que converta vendas do zero, instalando os plugins e pixels certos para vender mais, existe um passo a passo organizado e prático lá no Portal de Membros Laboratório Digital.

4 – Ofereça cupons de desconto após a compra

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A experiência de compra pode ser aprimorada a partir do envio de cupons de desconto para os clientes após suas compras. Dessa forma, a fidelidade e comunicação com os consumidores passa a ser moldada de modo mais sólido e conveniente.

É possível utilizar essa estratégia a partir do histórico de compras dos seus clientes. Aos poucos, você se aproxima do consumidor oferecendo a ele uma oportunidade interessante de compra, isto é, de um produto que seja relevante ao seu perfil.

Para fazer isso com eficiência, basta utilizar o marketing personalizado e, assim, se tornar mais assertivo em sua comunicação. A ideia é que o cliente tenha a sensação de que você o conhece há muito tempo e ele pode confiar em você, fazendo com que…

O seu negócio seja extremamente relevante no mercado

“Mesmo quando você direciona seu marketing para toda a sua audiência, você ainda está falando com uma pessoa por vez”. – Ann Handley

Definitivamente, o marketing personalizado ganhou impulso nos últimos anos. Mas ele não é tão novo quanto parece e agora você já sabe muito bem disso. A personalização de produtos, serviços e mensagens existe há muitas décadas.

De maneira simples, podemos ver exemplos em nosso cotidiano de pequenos negócios tradicionais que utilizam essa estratégia de marketing com eficácia. É o caso de um padeiro chamar seus clientes pelo nome e saber daquilo que eles gostam.

Expressões como “o mesmo de sempre hoje, dona Maria?” ou “aquele bolo que a senhora levou outro dia e gostou acabou de sair do forno, que tal levar para o café?” são mensagens individuais para promover um negócio com praticidade.

Aumentando as vendas na internet ainda hoje

Com esse tipo de abordagem, a comunicação se torna mais precisa e poderosa, conquistando e fidelizando cada vez mais clientes. Afinal, qual consumidor não quer ser tratado com exclusividade e referência?

Investir em uma comunicação mais íntima com o seu público-alvo pode ser um ótimo ativo para aumentar as vendas do seu negócio. Em pouco tempo, você será capaz de atingir maiores lucros fazendo aquilo que os seus clientes valorizam.

No entanto, é preciso usar as ferramentas certas nesse processo. Se precisar de ajuda,  eu tenho um vídeo que eu explico “Como Conquistar até 1.000 Clientes por Mês Através do Facebook…” …Com Apenas 20 Minutos Por Dia…está disponível para te mostrar o caminho para fazer isso e vender todos os dias. Fique à vontade para clicar aqui e conferir!

 

 


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)