Quando o assunto é vendas na internet, geralmente os empreendedores querem aprender uma fórmula mágica para aumentar a receita do seu negócio. Mas será que esse é o caminho para avançar em seus ganhos?

Todos sabem que o que realmente vale a pena é seguir o exemplo das empresas que fazem sucesso no universo digital. Afinal, aprender com as suas iniciativas e planos de ação para alavancar as vendas é algo valioso.

A Amazon, conhecida como uma das maiores e primeiras companhias a vender produtos na internet, ampliou seus negócios em outubro de 2017. Além dos livros, a organização passou a disputar mercado no segmento de smartphones, tablets e computadores.

Inovando e crescendo

Com a oferta de outros produtos, novos e usados, a Amazon inovou em detalhes para seus compradores e vendedores. Precificação automática, comissão fixa para o vendedor e o parcelamento flexível para o cliente, foram algumas regras estabelecidas.

Neste novo segmento, a empresa entrou com 110 mil produtos de diversas marcas. Segundo Alex Szapiro, gerente nacional da Amazon, mais da metade do que a companhia vende no mundo vem do seu site de vendas.

Quando lançaram o e-commerce de livros, haviam apenas 100 vendedores e hoje existem milhares. A ideia é que os eletrônicos sigam a mesma tendência e dominem o mercado online.

Usando técnicas avançadas

Assim como a Amazon, diversas empresas estão inovando em seus nichos. Elas usam técnicas avançadas para conquistarem o seu público e, consequentemente, aumentarem as suas vendas.

Eu falo bastante sobre isso em uma plataforma especial chamada Portal de Membros Laboratório Digital. Lá você aprende na prática a desvendar o seu potencial de construir um negócio lucrativo a partir de um passo a passo que dá resultados.

Agora, vou compartilhar nesse conteúdo um pouco daquilo que funciona para muitos negócios digitais aumentarem os seus ganhos. Por isso, continue lendo e anote todas as técnicas para colocar em prática no seu negócio já em 2018. Vamos lá?

Como aumentar as suas vendas na internet

“Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia… Antigamente, a única coisa que você sabia sobre uma empresa era o que ela te dizia naquele comercial de 30 segundos.” – Philip Kotler

Partimos da premissa básica de que, para aumentar as vendas, é preciso entender que os seus clientes estão no poder hoje.

A era da internet favoreceu isso de forma clara e consistente. Ou seja, a perspectiva e decisão de compra desses clientes influencia as suas vendas.

No entanto, aumentar o número de leads, clientes e vendas na internet, não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com as estratégias certas, você pode fazer o seu negócio crescer e conquistar mais ganhos no próximo ano. Acompanhe algumas dessas técnicas abaixo:

1 – Estabeleça um relacionamento com seus clientes

Para Rand Fishkin, fundador da Moz, a “melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar”. Criar uma boa relação com os seus clientes é o que alavanca os seus resultados online.

E uma das melhores condições para estabelecer um relacionamento com o seu público, é contar com um bom atendimento ao cliente. Esse é um aspecto muito importante, que afeta a confiança dos consumidores e o reconhecimento do seu negócio.

Por isso, invista em um atendimento diferenciado no seu nicho. Busque incluir ferramentas eficazes no seu e-commerce, tais como botões que direcionam para as redes sociais do seu negócio e uma caixa de chat online ao vivo.

O chat ao vivo é um recurso simples que faz muita diferença para os visitantes de uma página. Só de ter um espaço para tirar dúvidas, o cliente se sente mais confortável e confiante para efetuar uma compra.

O poder dos reviews

Além disso, disponibilize conteúdos com reviews, ou seja, análises completas do seu produto. Insira o diferencial, as funcionalidades, vantagens, garantia e prova social, isto é, qualquer ação que demonstre depoimentos reais de determinado produto ou serviço.

Essa estratégia é poderosa para aumentar as vendas na internet, já que quase 80% dos usuários consultam reviews online antes de realizar uma compra, segundo dados do portal Business.com.

Portanto, utilize desses recursos para promover uma aproximação com os seus potenciais clientes. Quanto mais atraídos e engajados com o seu produto, mais o seu negócio será lucrativo e amplamente reconhecido.

2 – Aproveite as suas listas de e-mail

O marketing de e-mail é uma técnica eficaz para aumentar as vendas na internet. O blog da Shopify cita uma pesquisa que indica que o marketing de e-mail tem um ROI (Retorno Sobre o Investimento) de 4.300%. Portanto, ele é definitivamente uma boa técnica para aproveitar as suas listas de e-mail.

Você pode vender produtos que complementam algum outro da sua página; um que o cliente já tenha adquirido. Isso se chama “cross selling”, traduzido como “venda cruzada”, na qual se estimula o cliente a concluir a sua compra inicial indicando produtos que a integram.

Essa estratégia possui funcionamento simples com base no funil de vendas do seu negócio.

Supondo que você tem um e-commerce de aparelhos eletrônicos. Um cliente compra um celular e, no processo de checkout, ele insere alguns dados pessoais, como o e-mail.

A partir deste e-mail e da informação do produto que ele comprou, você pode oferecer algo que seria interessante no pacote de compra. Um acessório para o celular, por exemplo, seria relevante neste caso.

Outras situações para aplicar a técnica

É possível aplicar essa técnica para promover ofertas temáticas e exclusivas também. É o caso das datas comemorativas, como o Dia das Mães, e ofertas relâmpagos, como “só nas próximas X horas”.

Para aprender, na prática, como você pode usar as suas listas de e-mail de forma inteligente e direcionada para a conversão, o Portal Laboratório Digital pode te ajudar. Independente de você já ter uma lista ou se estiver começando uma do zero.

Lá no Portal você aprende a criar o melhor e-mail de boas-vindas. Já que a primeira impressão, geralmente, é a que fica, os membros aprendem a fazer um primeiro contato que conquista o seu lead logo de cara. Vale a pena conferir!

3 – Mostre a transformação que o seu produto pode fazer

Erico Rocha, ícone do marketing digital no Brasil, comenta que “a maioria das pessoas não querem o seu produto. Elas querem a transformação que seu produto vai trazer para elas”. Essa é uma frase muito interessante sobre vendas na internet.

Afinal, se você está realmente decidido a aumentar as visitas no seu blog/site, ter mais visibilidade na internet e aumentar as vendas no seu e-commerce, você vai precisar mostrar o diferencial do seu negócio, concorda?

Quando você expõe detalhadamente os benefícios que o seu produto pode fazer na vida de uma pessoa, o processo de compra tem muito mais chances de ocorrer. Isso porque as pessoas compram pela potencial mudança, não pelas características do produto.

O primeiro passo para isso é fazer uma boa descrição do seu produto, com informações verdadeiras, claras e objetivas. O ideal é que a descrição seja facilmente consumida pelo usuário, enquanto ele está decidindo a compra.

Conheça o seu público e resolva algum problema

Para isso, você vai precisar conhecer a fundo o seu público e buscar resolver algum problema específico a partir do seu produto. Deixe claro o que o negócio pode promover usando palavras acessíveis ao seu potencial cliente.

O segundo passo para apresentar os benefícios é caprichar nos elementos visuais. As fotos do seu produto devem estar com uma boa resolução, um fundo de alto contraste (geralmente branco), iluminação adequada, entre outros detalhes importantes.

Além das fotos, você pode criar vídeos também. Apresente as funcionalidades, dimensões e benefícios do seu produto em alguns segundos. Tente deixar o vídeo com uma boa aparência profissional ou conte com algum apoio para tornar isso possível.

4 – Invista em tráfego pago

Quando falamos sobre vendas na internet, automaticamente pensamos em tráfego pago. A publicidade paga é sim uma forma de aumentar os ganhos, mas ela precisa ser bem planejada para gerar um bom ROI.

O problema é que a maioria dos empreendedores acham que essa técnica envolve altos custos. No entanto, é possível criar campanhas e divulgar anúncios que sejam acessíveis ao seu orçamento.

Comece investindo um valor baixo. Essa ação pode fornecer uma boa análise de custo x benefício para o seu negócio. O ideal é investir uma quantidade pequena de dinheiro por anúncio e avaliar os efeitos.

Como é praticamente impossível saber se a sua campanha será lucrativa, investir pouco pode oferecer uma experiência de negócios importante para você. Por isso, é fundamental fazer testes e usar métricas para mensurar os resultados.

A importância dos testes

Michael Aagaard, otimizador de conversões da Unbounce, afirma “eu não ligo muito para ‘boas práticas’. Eu ligo para conversões. E é por isso que eu faço testes”.

Neste sentido, é importante ser experimental com o seu marketing para se destacar em seu nicho.

É necessário criar diversas campanhas com diferentes variações para os seus anúncios, a fim de avaliar aquilo que funciona ou não para aumentar as suas vendas. Além disso, faça anúncios segmentados, para que eles possam ser vistos pelas pessoas certas.

Para isso, tenha claramente quem é o seu cliente ideal. Diversas plataformas que promovem anúncios pagos (Google, Facebook, Twitter, Instagram etc.) podem oferecer informações relevantes para te auxiliar nisso também.

5 – Torne o seu processo de checkout mais prático

Uma forma avançada de vender mais na internet é tornar o processo de checkout mais simples e rápido. Muitas empresas usam um checkout cansativo e complicado, cheio de formulários para o cliente responder, que até podem estimular a desistência da compra.

Já a Apple faz o contrário disso, por exemplo. A partir de uma opção denominada “checkout de convidado”, a empresa acelera o processo de checkout para os usuários, retirando a necessidade do cliente se cadastrar no banco de dados antes de realizar uma compra.

Lojas como o Submarino e Americanas são outros exemplos que oferecem um cadastro rápido e a opção de comprar com “1 clique”, após os dados estarem salvos no site. Isso faz com que o usuário consiga adquirir produtos com maior praticidade.

Além disso, é ideal reduzir o número de formulários durante o processo de finalização de compra. Busque simplificar, o máximo possível, esses campos e melhorar a experiência dos seus clientes no seu e-commerce.

Facilitando o preenchimento dos campos

Você pode adicionar funções para facilitar o preenchimento dos dados necessários, eliminar campos que não são relevantes e inserir botões, que automaticamente possam “puxar” informações em outros campos.

Detalhes simples como inserir o CEP e já carregar automaticamente as informações da rua, bairro, cidade e estado, ou mesmo a opção de selecionar o endereço da entrega como o mesmo do faturamento, podem aumentar as suas vendas consideravelmente.

Após a aplicação dessas técnicas, nada mais relevante que conhecer a fundo a dinâmica de vendas na internet e aumentar os seus ganhos para o próximo ano, não é mesmo?

Domine a lógica de vendas na internet

two head and gears

“Saiba o que seus clientes desejam mais e o que sua empresa faz melhor. Concentre-se em onde esses dois se encontram”. – Kevin Stirtz

Você pode aplicar todas as técnicas avançadas para aumentar as suas vendas na internet e, ainda assim, não alcançar os resultados que você deseja. Isso porque é indispensável dominar a lógica das vendas, entendendo o seu público.

Por isso, questione as características mais comuns do seu nicho, pesquisando as reais necessidades e desejos dos seus clientes. E claro, tenha em mãos as principais características do seu negócio também.

No momento em que você encontra o ponto de equilíbrio, ou seja, quando você souber o que os seus consumidores querem e o que o seu produto e/ou serviço faz de melhor, o processo de compra e venda vai acontecer naturalmente.

É claro que esse não é um processo fácil, mas possível. Para te ajudar a desvendar a lógica de vender na internet, a Universidade de Vendas Online está disponível, oferecendo estratégias valiosas para vender todos os dias. Fique à vontade para conferir!


João Paulo Pereira
João Paulo Pereira

Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)